Meio Bit » Arquivo » Indústria » Windows Vista: apenas um facelift

Windows Vista: apenas um facelift

18 anos atrás

Como você já leu aqui no meiobit, em um artigo do Leo, a Microsoft não lançará uma versão do Windows Vista com o tão comentado WinFS. Apenas a capacidade transacional será adicionada ao NTFS para a próxima versão do sistema operacional lider de mercado da Microsoft. Capacidade transacional é algo que eu já uso em meu desktop há dois anos e, ao menos pra mim, não é nenhuma novidade. Só mais uma daquelas coisas não imagino como um usuário de PCs possa viver sem nos dias de hoje e que a Microsoft demorou muito mais que os concorrentes para implementar em seu sistema.A Microsoft então retirou o WinFS do Vista, voltando atrás em uma promessa que havia feito em 2003. A Microsoft retirou do Vista o shell Monad também. Essas duas facilidades talvez tornem-se disponíveis em algum momento a partir do segundo semestre de 2006, ou apenas em 2007, como produtos separados. Produtos estes que talvez você tenha que comprar para incluir em seu sistema operacional. Eu não sou um grande especialista de mercado e nem um renomado analista de TI, mas você pode ver como em Março de 2005 (há quase um ano) eu já havia afirmado que a MS iria retirar essas facilidades do seu novo SO, deixando-o muito mais parecido com o atual WinXP em termos de funcionalidade. Os posts de meu blog pessoal Em cada possibilidade..., Descobrindo o Plasma, e IE 7, de Setembro, Agosto e Março de 2005 respectivamente, já alertavam aos usuários para não acreditarem nas promessas de mais segurança, melhor usabilidade e novas características técnicas matadoras que a Microsoft sempre faz antes do lançamento de cada nova versão de seus sistemas operacionais. O sistema de arquivos com base de dados integrada para pesquisa, por exemplo, a MS promete desde o Win95 e até hoje não virou verdade. E faz apenas uma década 😉

Sem o Monad, sem o WinFS, o que muda do WinXP para o Vista? Uma interface redesenhada, talvez com efeitos 3D de transparência (também já uso isso em meu desktop há dois anos), um navegador de internet mais novo e com suporte à abas (incrível!!!, novidade ná área, o Opera e o Firefox não tinham isso haha), firewall embutido no sistema (hummm... a palavra iptables significa alguma coisa?) é tudo que o Vista trará de novidade. Isso e mais nada, conforme eu já havia adivinhado.

Se você quiser um sistema operacional mais seguro e com novidades que são novas de verdade, talvez seja hora de pensar um pouco mais livremente, se é que você me entende. E você poderá fazer como eu, usar hoje tecnologias que a Microsoft vai colocar no Windows amanhã, ou talvez só no próximo semestre.

Enquanto isso vamos começar a bolar o texto que vai pipocar na tela do usuário enquanto o Vista é instalado. Estou recebendo sugestões e espero que vocês me mandem opções de texto para enviarmos como sugestão à MS. Lembrem-se que coisas como "Esta é a melhor versão do Windows que já existiu", "O Windows mais seguro de todos os tempos", "Um verdadeiro centro de entretenimento digital" e "Novas e impressionantes funcionalidades" são frases de efeito muito boas que a MS adora colocar na apresentação do sistema, por isso usem-nas. Aguardo as contribuições de todos.

relacionados


Comentários