Meio Bit » Arquivo » Indústria » Pirataria no Android atinge níveis alarmantes

Pirataria no Android atinge níveis alarmantes

13 anos atrás

Alguns meses atrás os usuários de Android tiveram a arrogância de usar FATOS para atacar a Apple, mostrando o resultado de uma pesquisa onde as aplicações do Android Market eram bem mais baratas que as da App Store. Claro, não tiveram argumento para retrucar a legítima resposta dos Apple Users: "mas.. mas... mas..."

Agora a equação se complica, em uma daquelas situações estilo Oriente Médio, onde nada é bom pra ninguém envolvido. A pirataria, que é um problema no iPhone está solta e descontrolada no Android.

Em alguns casos 90% das cópias instaladas de uma aplicação são piratas. Pior, a prática está disseminada pelo mundo.

Não há desculpa. Vejam a maioria das razões alegadas pelos piratas e como não se aplicam:

1 - mimimi é caro

Não é. Aplicações de $0,99 são pirateadas. O Android é reconhecidamente o ambiente com aplicações mais baratas. Não importa, mesmo as que saem quase de graça são roubadas e repassadas nos Rapidshares da vida

2 - mimimi que usem publicidade

Mentira. Aplicações gratuitas que se apóiam no modelo de publicidade são pirateadas e o código dos anúncios removido. Não basta nem mais ser de graça, tem que ser sem propaganda, afinal o desenvolvedor tem que se sentir feliz ao dedicar seu tempo e expertise produzindo conteúdo para nerds

3 - mimimi quero experimentar antes de pagar

Mentira. O Android tem um até polêmico modelo de pagamentos onde você pode devolver uma aplicação, dentro de um prazo. A velha desculpa não cola, e mesmo que fosse o caso, onde entram sites, resenhas, amigos, etc? NADA no mundo funciona assim, software deveria ser diferente?

4 - mimimi pirateio pq sou pobre

Como assim? O sujeito tem dinheiro pra um smartphone, tem dinheiro pra plano de dados, tem dinheiro pra um computador com Internet mas não tem US$0,99 pra comprar um programa?

5 - mimimi pirateio por não ter alternativa gratuita

Mentira. Mesmo no iPhone, que não é exatamente o paraíso do FOSS, dá pra ser absolutamente feliz só com as aplicações gratuitas. O Android tem muito, muito mais coisas em termo de aplicações versáteis e gratuitas.

6 - mimimi odeio a Microsoft

Android é do Google, amigo do Open Source, dos pandas e dos unicórnios. Mais um motivo para não sacanear os desenvolvedores, mordendo a mão que alimenta o Open Source.

Se a situação continuar corre-se o risco de uma revoada de desenvolvedores para outras plataformas mais lucrativas, onde usuários tenham uma cultura de respeito ao programador e seu trabalho. Quais? De cara, iPhone e Windows Phone.

A culpa disso é da "cumunidade", pois não adianta querer um ecossistema viável quando a maior parte dos usuários é composta de geeks fuçadores que entendem como ofensa pessoal um desenvolvedor ousar cobrar por seu trabalho, e se orgulham de mostrar aos amigos como são radicais e intensos ao passar 3 horas até piratear um programa de US$0,99.

Cadê o Google nisso? Brigando com a pirataria, mas como todo mundo, perdendo.

Fonte: Slashdot

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários