Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Photomatix 4.0 PRO – faça você mesmo seu HDR

Photomatix 4.0 PRO – faça você mesmo seu HDR

13 anos e meio atrás

Estamos aqui novamente para falar de um assunto que divide opiniões e causa celeumas no mundo da fotografia: o HDR. A sigla quer dizer High Dynamic Range, ou traduzindo o mais próximo possível do sentido original, grande alcance dinâmico. A técnica se tornou muito famosa com a fotografia digital e os amantes desse tipo de técnica encaram a coisa como uma nova forma de arte digital. Já o pessoal que odeia aponta que quando a fotografia sofre uma carga gigantesca de processamento ela perde a graça. Bem, concordando ou não com esses argumentos, temos que aceitar que um dos grandes responsáveis pela popularização do HDR entre os fotógrafos foi o Photomatix.

O software foi projetado e desenvolvido para ser a melhor ferramenta de construção do HDR a um custo baixo. O seu uso é simples e intuitivo e permite ao fotógrafo fazer desde o HDR mais sóbrio (aquele que existe realmente para sanar problemas de exposição) até aqueles mais elaborados onde a fotografia se transforma em algo muito além da simples representação da imagem. Para aqueles que curtem essa forma de fotografar, nada melhor do que saber da notícia do lançamento do Photomatix 4 PRO.

O novo programa chega para manter a liderança no mercado de HDR. Agora temos várias novas opções para poder enriquecer a experiência de tratar fotos nesse estilo. O que encontramos de novo? Alinhamento automático de fotos (em caso de imagens feitas sem tripé), redução de ruído, fantasmas (objetos em movimento) e aberrações cromáticas no HDR, processamento automático em lote, melhor processamento do HDR e do Tone Mapping e por fim, mas o mais bacana em minha opinião, é que agora o Photomatix 4 PRO funciona também como um plug-in dentro do Lightroom 3. Essa inovação é muito bem vinda.

O Photomatix 4 PRO pode ser adquirido na página oficial do programa por US$ 99,00. Para quem possui o Photomatix 3 o upgrade é gratuito. Existe uma versão trial no site que não espira nunca, mas ela adiciona marcas d’água nas imagens processadas. Não é um programa tão caro assim, mas o seu uso é muito específico. Você tem que ter gosto pela coisa para investir.

Aguardem tutorial completo de HDR com o Photomatix 4 PRO.

 

photomatix-4-pro

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários