App do Dia: FreeBSD pra iPhone (isso mesmo)

Não se anime, não é nada jailbreakado, não é nenhum esquema esquisito de instalação de sistemas alternativos, é uma aplicação oficial, útil e aprovada, disponível na App Store.

Chamada The FreeBSD Project, é uma compilação de informações sobre o sistema operacional que contrário do GNU, é Unix.

Como quase todo projeto OpenSource, carece enormemente de designers, então é bom dar um SENHOR desconto no visual, vamos nos ater ao conteúdo, que é bem bom. Os newsflashes trazem tudo que acontece de importante na comunidade e no desenvolvimento do sistema, e o mapa de commits é um charme, dá pra acompanhar quem contribuiu com o projeto, commit a commit. (não sei se rastreiam os rollbacks, mas seria engraçado).

A App é simples porém honesta, grátis e ocupa meros 1,2MB. Já tem inclusive versão pra iPad.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • boobsbr

    GNU’s Not Unix!

  • harlleysathler

    Interessante, mas bem que poderia ter o FreeBSD handbook integrado! Agregaria um pouco mais de utilidade. Claro, umas fotos das diabinhas me fariam baixá-lo já nesse instante!

  • Sem graça.

    • @luisbrudna, para quem não usa FreeBSD, com toda certeza, é bem sem graça. Mas para mim, por exemplo, é deverás interessante saber mais novidades do S.O. que roda em meus servidores a partir do iPhone que não tenho (ainda não consegui deixar o Symbian). Agora com licença, tenho que instalar o VLC no meu Windows 7, pois quero assistir alguns documentários interessantes em DivX.

      • @tetrix, Falemos sério aqui… Isso é um RSS feed de luxo. Nada que você não poderia ter no seu browser…

        Eu acho esses APPs que não fazem nada além do que já é possível sem o APP, bolox total…
        Um “iPhone” gateway na página em questão resolveria isso sem necessidade de um app.

        É que nem a app do Itau… O que que ela traz de novidade ?
        Tirando o fuzuê de lançamento do app, naaadaaa é acrescentado.

        • @Vander Leal, quantos cliques eu teria que efetuar para obter todas as informações que estão disponíveis na App? Muitos. E não teria todas as informações, como o commit tracker, por exemplo.

          Como disse o leitor Guilherme Pilotti abaixo, ele não é simplesmente o agregador RSS comum, tem um diferencial. Mas isso é minha opinião. Achei relevante para o público a que se destina e, como disse o Cardoso: “simples porém honesta, grátis e ocupa meros 1,2MB.”.

  • Achei interessante gosto mto do FREEbsd

  • É interessante para mim que trabalho com FreeBSD e desenvolvimento para plataformas livres.
    É interessante para quem usa o SO, mesmo como hobby.
    E o melhor, não o vejo como um mero feed RSS turbinado/maquiado. Ele carrega algumas funções bem melhores do que um RSS comum, quase sendo um versionador do FreeBSD para o iPhone. Imagina se o Ubuntu tivesse alguma coisa do tipo, onde poderíamos saber quais os projetos do SO estão sendo comitados e em quais áreas estão trabalhando mais (ou menos) e saber que aquela resolução do launchpad foi, finalmente, concluída.
    Concordo porém que é um APP de nicho, um nicho aliás, muito específico, mas é bem útil (na sua descrição ao menos).
    Se eu tivesse um i-alguma-coisa baixaria agora mesmo.