Nikon D7000 – ótima opção de compra

Enquanto a Canon resolveu simplificar a EOS 60D (deixando quem estava esperando um equipamento mais bruto muito triste) a Nikon lança agora a sucessora da D90 (que já era uma ótima opção de compra) mantendo todo o porte e ainda deixando a câmera com mais cara de equipamento profissional. A nova Nikon D7000 chega com o corpo um pouco maior e agora feito em magnésio, o mesmo tipo de esqueleto que equipa a semi-profissional D300s. A diferença de construção adicionou quase 100 gramas a mais de peso no equipamento.

A câmera continua encorpada e agora traz o novo sensor CMOS com 16 megapixels de resolução máxima. Porém, a resolução não foi o que mais me chamou a atenção. A câmera agora também possui 39 pontos de autofocus com 9 sensores tipo cruz. Para se ter uma idéia, a D90 possui apenas 11 pontos de autofocus com um sensor tipo cruz. Uma evolução gigantesca. O segundo ponto a ser comentado é que a câmera também produz filmes em full HD (assim como a D3100) com 1920×1080 pixels com 24 quadros por segundo. A terceira coisa legal é que a câmera também possui dois slots para cartão de memória, sendo que ela é compatível com cartões SD/SDHC/SDXC.

Além do mais, é possível usar o sistema de autofocus durante o modo de filmagem (embora não seja garantida uma grande precisão) e a Nikon promete que o autofocus durante o modo live view é muito rápido. Também temos à disposição a velocidade ISO variando de 100 a 6400, a capacidade de fazer 6 fotos por segundo no modo continuo, cobertura de 100% do viewfinder ótico e uma nova bateria e um novo gripe para a câmera.

A nova Nikon D7000 deve chegar ao mercado em outubro e deve custar, juntamente com a lente 18-105mm VR, um valor aproximado de US$ 1499,00.

Nikon_D7000

Fonte: Dpreview

Relacionados: ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Tirando a compatibilidade de cartão SD parece ser uma excelente câmera. 🙂

  • Tirando a compatibilidade de cartão SD parece ser uma excelente câmera. 🙂

    • Simiano

      @nOrriS, então a compatibilidade seria uma coisa ruim? Não entendi. (sou leigo)

  • RA

    Vou ter que dizer… esperei tanto por essa camera e achei meio decepcionante..

    -sem LCD articulado,
    -apenas 930K de resolução do LCD,
    -apenas 16.2mp,
    -sem capacidade de gravar vídeos em 1080p a 30fps,
    -e ainda mais cara que a Canon60D.

    Fiquei mais empolgado com a Canon 60D. sei lá.. Tem muitas coisas que ela perde até pra Canon T2i. caramba !!

    A vantagem da Nikon D7000:
    -100% viewfinder,
    -capacidade de 6fps,
    -39 pontos de autofocus,
    -o corpo de Magnesium..
    -e autofocus em vídeos ( não sei se isso chega a ser uma vantagem)

    Agora vou ter que esperar pra sair uns reviews da qualidade de imagem pra decidir… Tomara que pelo menos nisso ela se supere né !!! Vamos ver no que vai dar.

    • @RA,
      Acho que essas “pequenas” vantagens fazem uma grande diferença 🙂

      • RA

        @chantinon,

        Não estou falando que a Nikon D7000 não seja uma ótimia câmera… Pelo fato de não ser articulado nem ligo muito.. Mais um LCD de resolução menor que a t2i é foda.. perder pra t2i que está numa categoria bem abaixo… poderia ter vindo com esse upgrade né ? Muita sacanagem isso! Fora o fato de 1080p com apenas 24fps ? Pq disso ? t2i grava a 30fps. Lamentável. Bom.. Até agora eu sempre achei as fotos da nikon mais vivas e bonitas.. espero que essa também seja.. Como eu falei. Apenas fiquei decepcionado com algumas coisas.. mais não deixa ser ser uma ótima opção de compra. Agora é esperar pelos reviews e ver a qualidade das fotos. Ai eu me decido.

  • alixandre.nazario

    Gostei demais da D7000, eu por outro lado fiquei estupefato! só a evolução de 11 para 39 pontos de foco, de 12 para 16mpxl, de 4.5 para 6fps e escala ISO aumentada esta bom demais, lembrando que a qualidade das fotos em ISO elevados da Nikon superam algumas da concorrente em mesma faixa… Se as ultra potentes do foto jornalismo tem 12 (D3s) e 16 (canon ?), acho melhor ter 12 com ótima qualidade que 18mpxl…

    Realmente poderiam ter melhorado a resolução do monitor que já é excelente, mas quanto ao articulado acho legal… Mas não é fator determinante na compra de um equipamento, tanto que vendi a minha D5000. Quanto a filmagem ainda não mexo com isso e nem prefiro opinar, mas já sendo a 1080p e 24fps esta em uma ótima qualidade.

    Bola Dentro da Nikon… Com certeza me fez querer vender a D90 para comprar esta criança que será mais uma câmera de sucesso da marca…

    • RA

      @alixandre.nazario,

      Relmente.. pra quem tem uma D90 de 2 anos atrás é uma grande evolução, também trocaria sem pensar.. De fato a Canon também avacalhou com essa sua 60D comparada com a 50D. Não foi tudo aquilo que eu esperava.. mais vou esperar pelos reviews e ver a qualidade das imagenes da D7000 para me decidir entre Canon 60D ou Nikon D7000.

      • alixandre.nazario

        @RA,

        Se tu compara tanto a D7000 com a T2i, porque não ir de T2i, a D90 de 2 anos atrás ainda é referencia… LCD é só um pequeno detalhe, pois para as fotos tu vai precisar de um monitor de qualidade e bem calibrado… Eu comprei a minha D90 recentemente e depois da D5000 (que vendi) que é mais nova… Mas pelo seus comentários vi que o que decidirá sua compra final é o video, Eu mesmo espero ansioso um up-grade da “D700″, ou seja” se fizerem uma D7000 com sensor Full frame na mesma faixa de preço pra mim esta fechado… Ficarei um ano com a D90 de 2 anos que é um Show… Pra fazer um UP de verdade!

        Grande abraço e escolha com calma… pois essa briga promete!

      • Ricardo Becheli Becheli

        Boa tarde pessoal, estou passando só pra dizer que esta camera da Nikon D7000, é o sonho de qualquer mero mortal que queira boas fotos. Estou saindo da D3000, que é a camera de entrada da Nikon nas DSLR, e acabo de comprar a D7000. Quero dizer que a maquina bem regulada ( abertura, velocidade, iso, etc. ) é quase impossivel se ter uma má fotografia. Tem um foco ultra rapido, excelelnte qualidade em iso elevado, botoes de conf. bem faceis de usar. Na minha conclusão, uma das melhores cameras que a Nikon ja fabricou, só perdendo mesmo para as fullframes………..abraços..
        Ricardo Becheli

  • Sinceramente, acho que estamos discutindo perfumarias aqui. Mas, achar isso pode ser um mal meu. Eu penso, principalmente, na qualidade da imagem. O resto são penduricalhos que o fabricante balança sobre nossos olhos para poder nos obrigar a trocar de câmera. Eu acho 16 megapixels uma resolução absurda para o consumidor doméstico e até mais que ideal para o profissional. É possível imprimir uma foto 40x60cm sem interpolação. Interpolando um pouco podemos chegar tranquilamente a uma 120x80cm sem perda aparente de qualidade. Acho que isso é suficiente para qualquer público. Vocês podem me dizer que fotógrafos de publicidade usariam mais que isso, mas se você trabalha com publicidade e ganha dinheiro com isso, essa não é a sua câmera. Procure uma médio formato. Sabe o que importa nesse equipamento? Os pontos de autofocus (que vão melhorar consideravelmente a velocidade do processo), a entrada para dois cartões (seguro morreu de velho) e o corpo mais resistente. Já valem a compra do equipamento. O que temos que decidir é se queremos fazer imagem de qualidade ou comprar um equipamento que faça o café e asse o bolo. Comparando as fotos da T2i da Canon com a antiga D90 da Nikon chega a ser uma covardia. A câmera da Nikon ganha com larga vantagem. Esperamos que a D7000 esteja no mesmo nível. E no final, isso é que importa.

    • fernando.pinelli

      @Gilson Lorenti,

      falou tudo.

  • RA

    Bom pessoal, é justamente isso que eu me refiro, eu sei que no LCD da câmera as fotos não ficam igual no PC, por isso gostaria de mais definição e maior resolução nos LCDs atuais, para tentar chegar mais próximo possível do resultado final. Questão dos MPs realmente não importa, pois quase ninguem usa essa resolução.

    Vídeo, bom eu não sei, talvez não use os 1080p, mais acho que me sentiria mais confortável sabendo que quando precisasse gravar algo com resolução máxima, com detalhes e cenas rápidas de movimentos, minha câmera de U$ 1200 Obamas consegueguiria gravar a 1080p com pelo menos movimentos suaves (30fps). Talvéz agora não seja relevante ainda, mais daqui a um tempo isso vai ser padrão mínimo nas TVs e até celulares vão ser capaz de gravar, se for pra gastar tanto dinheiro numa câmera vai ser pra ficar com ela um bom tempo. Veja bem, não estou comparando com filmadoras que foram feitas pra essa função e gravam a 60fps, mais pelo menos 30fps era necessário nesse equipamento.

    Um LCD articulado é ótimo para quem quer gravar vídeos e porteger o LCD, pois pode virar e deixar ele fechado. Não é fundamental, mais ajuda bastante se tivesse.

    Mais mesmo assim, como o amigo falou, e eu já falei várias vezes aqui, o que vai definir a minha escolha no final vai ser o resultado da qualidade de imagem dessa máquina. Vamos esperar pra ver.

    Abraços

  • diogoframos

    Gilson

    Apenas fazendo uma correção quanto ao tamanho de impressão: eu utilizo uma Nikon D40, com 6 megapixel, e faço impressões em 30×45 cm sem qualquer perda de qualidade, creio que a D7000 faça impressões 120×80 sem interpolação e sem perda de qualidade.

    Eu to vendendo a minha máquina e fim do ano to partindo pra D7000, estou há um mês esperando a confirmação de lançamento dessa máquina, não me decepcionou em nada!

    abraços

    • @diogoframos, se levarmos a ferro e foto o que o photoshop nos mostra, uma pequena interpolação é necessária, nem ela seja feita pelo laboratório fotográfico. Mas, isso também é neura da galera. Eu tenho alguns quadros 50x60cm aqui na parede que foram feitos com arquivos de 4 megapixels e ficaram ótimos.

  • Eu ainda fico com a 60D ou a 7D sem piscar! a unica nikon que eu compraria hoje (se eu tivesse $) seria a D3X… punto e basta! hahaha

  • Edmar Souza

    Olá!
    Concordo com o Gilson em todos os aspectos.
    O grande aqui a ser discutido é a luz. Pois de nada adiante ter uma médio formato de 40mp se não souber fotometrar. Pois a 4 anos atrás recebi junto com dois amigos um projeto piloto de uma exposição de cunho social onde o desafio era provar que podiamos fazer um bom trabalho com cameras amadoras de 3.0mp. O nome da exposição foi: Mães da comunidade. Onde fotografamos mais de 50 figuras ilustres das comunidades da periferia de Salvador. E as fotos foram 30x40cm
    E modéstia a parte a galera pirou… Vejam as entrevistas na TV educadora SSA.

    Logo garanto que essas novas cameras suprem perfeitamente as necessidades do amador avançado e até mesmo de varios (quase todos) segmentos profissionais. Quarde o dinheiro e vá estudar… Isso sim é o mais importante. Pois a fotografia nasce na cabeça!

  • Edmar Souza

    Ah! Aqui já fotografei eventos de todos os portes com quase todas as cameras da Nikon de D40 a d700. O resultado vai ser bom com todas… Depende de quem estará atrás da camera. Compra uma camera boa. Mas lembresse que a lente é mais importante ainda.

  • DIEGO DANIEL da silva

    oi galera ! ou gente essa camera e muito boa msm … ai galera eu tenho 2 dessas comprei jah nao fais muito tempo quando comprei eu estava na frança mais agora estou no brasil dai esta muito dificel aqui entao estou querendo vendelas se auguem estiver intereçado podemos negociar meu imail e ET.DIEGO@HOTMAIL.COM

    Abraços………….

  • Fabio

    Muito interessante a matéria!
    Quero comprar uma profissional nessa faixa e encontrei alguns modelos em http://www.mastertronic.com.br
    Alguém já comprou online, é tranquilo?
    Abraços

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja