Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Como Gravar Filmes com a Canon EOS 5D Mark II

DVD Como Gravar Filmes com a Canon EOS 5D Mark II

13 anos e meio atrás

Eu já tinha comprovado, durante a Photo Image Brazil 2010, que a Canon EOS 5D Mark II foi o equipamento mais badalado do evento. Todo mundo queria saber mais sobre a câmera que está impressionando não somente pela qualidade da fotografia, mas principalmente pela ótima qualidade do vídeo em alta definição que ela está gravando. Por conta dessa atenção que o equipamento teve, não foi de estranhar que os dois estandes com maior fluxo de pessoas foi o da Canon (que estava com várias palestras sobre o ato de filmar casamentos) e o da iPhoto Editora, que tinha presente o Fotógrafo e Diretor de Cena Toni Martin Giles, que ministrou palestra e levou câmera e acessórios necessários para um bom processo de filmagem.

Agora, tenho em minhas mãos o DVD Cinefotografia: Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II, lançado pela iPhoto Editora e tendo o Toni Martin como o comandante de uma excelente equipe de produção para mostrar todos os segredos de se produzir um bom vídeo. Aliás, vamos concordar que esse foi o melhor DVD já lançado pela iPhoto Editora. Não apenas por conta do conteúdo, mas pela dinâmica envolvida. Muita gente falando do assunto, construção de cenas, modelos que souberam interpretar seus papéis, e muitos testes práticos. A primeira coisa que me agradou muito foi que os tópicos foram divididos em macrotópicos. Assim, temos todos os assuntos aglomerados em 5 tópicos principais.

No primeiro tópico, “Tendências e Idéias”, é mostrado como a chegada da Canon 5D mark II ao mercado está revolucionando o setor. Por ser um equipamento barato (comparada às câmeras de vídeo profissionais) e entregar uma produção de alta qualidade, ela está trazendo novas possibilidades, como o controle da profundidade de campo, para a produção de vídeos. Nessa parte do DVD são mostrados alguns testes e dois vídeo clipes musicais feitos com a câmera. A qualidade de imagem é absurda, e olha que o DVD não é em full HD.

O que mais encontramos no DVD? Uma completa lista dos recursos e menus da área de gravação da câmera. Tudo é bem explicado e também mostrada a relação entre as regulagens básicas (ISO e diafragma) e um teste sobre o comportamento da profundidade de campo que vai tirar todas as dúvidas de quem ainda não entendeu essa característica. O próximo tópico é onde conhecemos a disponibilidade de acessórios para melhorar a ergonomia da câmera para o processo de filmagem. É nessa hora que a pequena 5D Mark II se transforma em algo gigante, possibilitando um melhor equilíbrio e facilitando o processo de foco com o equipamento. Também não podemos esquecer os acessórios para melhorar a captação do áudio. Assim como toda câmera de vídeo compacta, o microfone interno da 5D Mark II é muito limitado. Aqui ficamos conhecendo um pouco dos muitos acessórios disponíveis para suplantar esse problema. E por fim temos o capítulo sobre acessórios de movimento, também visando facilitar o desempenho e aumento das possibilidades de composição com o equipamento.

O último tópico do DVD trata justamente de como usar todos os acessórios e regulagens mostradas anteriormente para produzir uma cena de ação. Impressionante como é fácil juntar tudo isso e montar uma pequena cena de perseguição ou apenas filmar uma caminhada por diferentes ângulos e mudanças de foco. Esse último capítulo foi muito feliz em mostrar que é possível usar uma câmera dessas para fazer cinema de alta qualidade. Aliás, esse é todo o foco do DVD. Ele é direcionado para quem quer produzir vídeos e não necessariamente para o fotógrafo. Para tanto, o que é mostrado são gravações de clipes e cenas de cinema com uma linguagem fotográfica. A presença de um Diretor de Fotografia enriquece o trabalho ao mostrar um pouco do trabalho desse profissional.

O DVD é muito bom e vale cada centavo de sua compra. A iPhoto resolveu quase todos os probleminhas de visualização que encontramos em alguns lançamentos anteriores (como o fato de cortar algumas bordas quando assistidos em uma TV normal), mas ainda mantém aquele que mais me incomoda: a ausência de um comando para assistir a todos os capítulos sem interrupção. Nesse DVD até que não é tão importante assim, pois os capítulos são longos. Mas, em outros DVDs é um pouco irritante ter que pegar o controle remoto a cada 5 minutos.

O DVD Cinefotografia: Como Gravar Vídeos com a Canon 5D Mark II está disponível para vendas no site da iPhoto Editora e o preço do investimento é de R$ 89,00.

file_18_3

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários