ad

O futuro da tecnologia das telas

LCD, e-paper, AMOLED, Retina Display… Telas são algo muito importante na tecnologia, em inúmeros casos a interface homem-máquina de um sistema. Partindo dessa premissa, é natural e importante que haja muita pesquisa e desenvolvimento na área, afinal, muitos cenários futuristas ressaltam a importância dela — quem não ficou babando pelas situações do vídeo-c0nceito 2019, da Microsoft?

A TAT liberou um vídeo conceito mais próximo, prevendo como será nossa relação com gadgets em 2014. Telas extensíveis, semi-transparentes, comunicação sem fio natural e em tempo real. Parece bom demais para ser verdade.

Em notícia relacionada, recentemente a LG apresentou telas funcionais de 9,7″ e 19″ flexíveis, colorida e preto e branco, respectivamente. Detalhe interessante: a previsão da empresa sul-coreana é de iniciar a produção em massa dessas telas, chamadas e-paper, no final de 2010.

Seu jornal, no futuro.

O futuro é agora.

Via Geek in Disguise, Engadget.

Relacionados: , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Cada vez que eu penso que chegamos ao topo. Mais eu vejo que ainda há muito para caminharmos.

    • renatosiqueira

      @epassos, Nunca chegaremos ao topo. O “topo” é dinâmico, e isso é a essência do que nos torna humanos. O dia que houver um “topo”, deixaremos de nos fazer perguntas, e nesse dia, a humanidade deixará de ser a humanidade como a conhecemos. A curiosidade é o motor do espírito humano. E o fruto dela é a evolução. A tecnologia é apenas um reflexo disso.

      • marcoscs

        @renatosiqueira,
        “topo”????
        icso non ecziste!!!

  • Junior

    Há pouco conversávamos sobre a questão, que coincidência. Porém, considerando o aspecto econômico, sempre estamos uma ou duas (até três) gerações atrás. Comprei uma TV de plasma a pouco tempo, sendo que a LED e a 3D são as alcançáveis agora no mercado nacional…

    • @Junior, E tbm já estão saindo as telas 3D sem necessidade de óculos e quem sabe num futuro nem tenhamos lidar com telas (estilo minority report) .
      Vide: http://www.badscience.net/wp-content/uploads/20060727-minority_report_gestural_ui.jpg

    • Luciano

      Alerta! Alerta! Alerta! Brazilian embromation detected!

      @Junior, por enquanto, quando você ver uma placa vistosa na loja dizendo “TV LED” já saia rindo e dizendo o mantra acima.

      Sabe porque? Não confunda telas oLed (organic led) com telas de LCD com iluminação a LED.

      O que temos na praça a acessível aos “mortais” por enquanto é TV com tela de LCD e iluminação a LED. Nas telas LCD “antigas” (nem tanto… tem aos rodos ainda) é usada uma lampada CFL (Lampada Fluorescente) para iluminar a tela.

      Todo display LCD não tem luz própria, depende de uma fonte de luz atras da tela pra funcionar. O LCD, a grosso modo você pode considerar como sendo uma “cortina” que deixa ou não passar a luz.

      Telas a led (oLed) ainda não estão com um preço acessível e não tem nada maior que uma telinha de um iPod ainda que seja viável economicamente de se produzir em larga escala… ainda… mas calma que isso chegara as TVs logo logo.

  • O OLED dominará a próxima geração de displays. A indústria só espera ter seus custos de produção de LCD pagos para migrar para esta melhor tecnologia.

    Acho um absurdo que insistam tanto nas LCD, que são uma bomba na qualidade de imagem quando comparadas às plasmas. Não entendo porque partiram para esta tecnologia sendo que a plasma tinha qualidade infinitamente superior. E pior: para tentar chegar próximo às características da plasma, as LCDs ganham preços astronômicos.

    A idéia é: enquanto houver leigo comprando, então vamos vender. Ano que vem a gente lança a “incrível” iluminação por led e trocamos a nomenclatura, vai parecer um produto novo! O povo compra qualquer coisa mesmo!

    • @vincentvega, Como as de Plasma fossem tudo isso…, Tá certo que inicialmente existia muita diferença na qualidade de imagem, cores e principalmente para aplicações mais dinâmicas, um filmes, jogos e etc. Mas isso foi trabalhado bem nas telas de LCD que não deixaram muito a desejar em relação as de plasma…
      Mas uma coisa conta muito para as telas de LCD, baixo custo de produção e baixo consumo de energia em relação as de Plasma e fora que uma tela de Plasma é difícil produzir em escala reduzida. =p~
      Por isso a hegemonia do LCD sobre o Plasma. Ponto.
      Se as fabricantes quisessem empurrar plasma para o povo, elas teriam empurrado, afinal este sim aceita qualquer coisa, basta dizer que é bom e c’est fini.

    • Luciano

      @vincentvega, o problema da tecnologia de Plasma é o efeito de “burn-in” dizem que isso já melhorou, bla bla bla, mas não adianta é uma característica deste tipo de tela. Pode pegar o manual de qualquer TV de plasma e verás que terás um aviso escrito em letras garrafais não recomendando imagens estáticas ou assistir um programa 4:3 sem usar o screen spansion, sob risco de marcar a tela.

      Sem falar que uma tela de plasma consome uma energia considerável, perto de uma tela LCD.

      O futuro é oLed como você já disse. A questão é baratearem esta tecnologia a ponto dela sair mais barata que um LCD que é produzido aos milhares.

      As telas LCD melhoraram muito, principalmente trocando a lampada CFL por LEDs na iluminação.

  • cocaoaoao

    Suécia vence a copa? Isso não é o futuro… XD

    • educadorgustavo

      @cocaoaoao, puts!
      O Brasil já vendeu a Copa dinovo?!
      Já sei… Mano Menezes vai convocar Ronalducho pra fazer par com Lúcio no ataque!

    • xikodocouto

      @cocaoaoao, Não sei qual previsão é mais difícil de acreditar!

  • omine

    o “futuro presente” depende da mentalidade do povo, e a mentalidade varia de acordo com a região.

  • lukeface

    Essa tela flexível da LG, vai poder dobrar? Senao vai ser uma zica….hehhehe

  • le.vagabonde

    Sugiro uma tela flexível sensível ao toque usando oled. É muito barato e pode inicialmente ser vendido/dado com livro, revista etc.

    Nota: O oled pode ser estampado por uma espécie de impressora, daí ser muito barato.

  • Conqueror

    Acho que essas telas flexíveis são a única forma de acabar com os jornais e revistas de papel, transportando-os para o novo formato.

    A verdade é que ninguém quer carregar um trambolho pesado, rígido e com uma tela com um brilho incômodo que não tá pra suportar muito tempo de leitura. O Kindle (e seus similares do mercado) já é uma evolução, mas tem o problema de ser pesado e rígido.

    Vejamos como estará o mercado de e-books daqui a uns 4 ou 5 anos. Se esse formato novo da LG vingar, provavelmente teremos também e-newspapers e e-magazines, onde podemos baixar nossos jornais e revistas diretamente do site dos editores. Os jornais e revistas continuarão existindo, as assinaturas continuarão também e gastaremos menos árvores para ler, o que será ótimo para todo mundo.

  • kiobreno

    Sensacional, espero estar vivo para usufruir de tudo isso

  • Bacana o vídeo. Acredito que em alguns anos tudo que é mostrado seja realmente possível.

    Agora, a Suécia ganhando a Copa do Mundo? Ai já é ficção científica.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis