Meio Bit » Arquivo » Indústria » A corrida pelo tênis de Marty McFly

A corrida pelo tênis de Marty McFly

Nike e desenvolvedora independente entram na corrida para trazer à vida o tênis futurista (e funcional) de Marty McFly, da trilogia Back to the Future.

13 anos e meio atrás

http://www.youtube.com/watch?v=28Wa5L-fkkM

Falta pouco para chegarmos a 2015, e embora os carros voadores não estejam próximos de se tornarem reais, outros elementos representados na viagem temporal até o referido ano no celebre Back to the Future 2, sim. Cinema em 3D estereoscópico já é realidade, e o próximo da lista a transpor a tela do cinema pode ser o tênis do Marty McFly que se amarra sozinho!

Faz alguns anos que a Nike, "fabricante" do modelo visto no filme, lançou o mesmo no mundo real. Sem os detalhes futuristas (LEDs e cadarço que se amarra sozinho), soou mais como uma celebração do que uma reprodução, algo só para fãs mesmo — porque, vamos combinar: o modelo é feio que dói.

Há algumas semanas, porém, a empresa entrou com um pedido de patente nos EUA de um mecanismo que faz do tênis uma réplica exata e funcional do usado por Marty. Legal, hein?

Mas fica ainda mais. A Nike provavelmente enfrentará problemas com essa patente, por dois motivos. Primeiro, a ideia não é original, já foi vista no próprio... filme. Soa paradoxal, mas... Segundo, e pior (para a Nike), já criaram um protótipo funcional do tênis. Corrigindo: dois protótipos.

Blake Bevin iniciou o projeto Power Laces e espera conseguir US$ 25 mil para viabilizá-lo comercialmente. Os dois protótipos estão prontos; o primeiro tinha um motor externo, acima do calcanhar, algo meio espalhafatoso. Mas a versão 2.0... Nessa versão, toda a parafernalha que faz o sistema automático funcionar foi movida para a sola. Dê uma olhada:

http://www.youtube.com/watch?v=k_Efr2TaEPo

E a vida imita a arte, de uma forma muito legal e que todos que assistiram ao filme no finzinho da década de 80, começo da de 90, esperava. Aliás, já está rolando algum projeto para o skate antigravitacional?

Fonte: Wired.

relacionados


Comentários