Controle do Xbox 360 ganhará novo direcional

Desde a primeira vez que joguei no XBox 360 achei o seu joystick fantástico. Além de ter um formato espetacularmente confortável, os gatilhos traseiros são ótimos para jogos de corrida e FPSs e as alavancas analógicas possuem muito mais precisão que as do controle do Playstation 3, por exemplo. Mesmo assim, ele possui um defeito grotesco, seu direcional. A grande novidade é que esse problema deverá ser corrigido em breve.

Depois de muitos anos de reclamações por parte da maioria dos jogadores, a Microsoft anunciou que no dia 9 de novembro o console ganhará um novo controle, que além de ter as cores dos botões A,B,X,Y mudadas para cinza, assim como os gatilhos, sofreu uma repaginada no direcional e que promete agradar a quem um dia tenha tentado jogar um game de luta no Xbox 360. Nesta nova versão poderemos mudar a altura do d-pad, transformando-o de uma cruz para um círculo apenas ao gira-lo em 90 graus. Embora o preço possa não parecer muito convidativo, US$ 64,99, é importante dizer que ele virá com o kit Play & Charge, que dispensa o uso de pilhas recarregáveis e que nos Estados Unidos custa isoladamente 20 dólares.

Mesmo não tendo gostado da eliminação das cores nos botões e preferindo a carcaça branca do antigo, acho que a simples (e tardia) melhora no direcional já vale a aquisição e passo a acreditar que agora o controle do Xbox 360 tem tudo para se tornar o melhor de todos os tempos.

dori_xbo_31.08.10 dori_xbo_31.08.10-2 dori_xbo_31.08.10-3

[via blog do Major Nelson]

Relacionados:

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Rekviem

    Gostei dos botões todos cinzas e da nova carcaça. Achei bem mais bonito que o branco. Se sair versão com fio eu compro.

    • @Rekviem, O lance é que o colorido ajuda na navegação dos menus, já que na tela os botões aparecem nas respectivas cores, mas visualmente ficou bom esse novo.

      • @Dori Prata, Verdade nem tinha pensado nisso, estava lembrando só da estética. A navegação dos menus pode ser um pouco prejudicada. Mas como não tenho mais Xbox 360 e uso meu antigo controle “elite” no PC, ficarei com ele mesmo.

    • marcoscs

      @Rekviem, Eu odiei, isso é burrice, meu filho é pequeno e se enrola ainda com as letras do alfabeto, é muito mais fácil pra ele jogar Viva Piñata e Toy Story 3 distinguindo os botões pela cor. Azul pula, verde corre, amarelo pega a recompensa e vermelho solta a recompensa, de forma simples e funcional.
      E agora, como vão ficar os jogos pra crianças sem a distinção de cores nos botões?

      • @marcoscs, Pelo que entendi o controle ainda é inteiramente opcional, para jogadores mais hardcore. Não acho que a MS pretenda alterar as cores dos botões do controle padrão, que vem com o console; porque isso, como você disse, realmente facilita a associação de funções, para qualquer usuário.

        • marcoscs

          @Miguel Arcanjo Serra, tomara que seja mesmo opcional, senão vai ser uma bola fora para o público infantil.

  • Dark Fulgore

    Vão me desculpar, mesmo tendo essa profundidade a mais, a base circular que é o que f*de o joystick.
    Vai ser a mesma porcaria.

  • Ficou realmente muito bonito, mas bem que eles poderiam incluir esse joystick com o novo Xbox Slim, não? Lançar um controle novo nem seis meses depois do console novo cheira muito a caça-niqueis pra mim…

  • Marcelo13

    Bonitinho, mas ordinário…

    Sera que a M$ pelo menos tirou as pilhas e colocou alguma bateria recarregável decente de LiPo ou NiMh ? Aqui tive que comprar kits da china, pois não aguentava ficar colocando e tirando pilhas recarregáveis.

    Mudar as cores dos botões foi uma bola fora, parece que o design falou mais alto que a usabilidade. As cores não eram enfeite.

    Pessoalmente acho o controle da Sony melhor, tanto que desde o PS1 é essencialmente o mesmo.

    • @Marcelo13, “ele virá com o kit Play & Charge, que dispensa o uso de pilhas recarregáveis” 😉

    • malcanvader

      @Marcelo13, Por ser essencialmente o mesmo que o povo reclama da qualidade do controle. Só olhar o gismodo br, o arkade.com.br pra ver.

      E uma pergunta, quando a bateria do controle do ps3 estraga, como faz?

      • Manuel

        @malcanvader, Deixa de lado pra jogar no seu ps4, e compra um controle com fio quando quiser jogar alguma coisa retrô denovo

        • malcanvader

          @Manuel, hahahahahahaha, boa!!!

      • Bhado

        @malcanvader, nuna ouvi falar de estragar,….
        esse esquema pra mim é o melhor… pilha é sacanagem….

        • malcanvader

          @Bhado, Mas toda bateria recarregavel acaba se desgastando com o tempo. A do ds3 não foge a regra, e um dia vai ter de ser trocada. E ra trocar, tem de se abrir o controle, não?

          E pra dar um exemplo, eu uso pilha recarregavel no meu xbox 360, e elas duram ao menos 3 dias de jogatina. E olha que comprei conjunto de 4 pilhas por 20 reais, então, são das baratinhas.
          Pra mim, trocar as pilhas não é incomodo. Incomodo é ver que a bateria estragou e eu vou ter de abrir o controle, ou levar pra algum tecnico fazer isso pra mim.

      • CristianoDias

        @malcanvader, se a bateria do controle do PS3 fica ruim, por coisa de 10 dólares se compra uma bateria nova, abre ele e troca. http://shop.ebay.com/i.html?_nkw=DualShock+battery&_sacat=0&_dmpt=Video_Games_Accessories&_odkw=battery+playstation&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

  • Traumatic Berserk

    Olha quando joguei Street Fighter 4 tive muitos problemas, magias não saiam, especiais então só com reza brava, mas quando eu joguei o Super Street Fighter 4 consegui jogar sem nenhum problema todos os golpes saiam com muita facilidade, eu acho que não é o controle, deve ser outro problema. Mas esses foram os únicos games de luta joguei no 360.

  • Na minha opinião, o joystick do XBox 360 é o melhor controle já lançado para consoles. Para ser perfeito só faltava mesmo um direcional melhor, embora eu não tenha tido tantos problemas com tal aspecto quanto os gerais que tenho com os lixos de controles alienígenas (também conhecidos como a família Dual Analog) feitos para os consoles da Sony. 😎

    • @Emanuel Laguna, O que você tem d tão contra com os joysticks da Sony?

  • CristianoDias

    Eu não entendi qual é o defeito grotesco do direcional do XBox. Alguém pode descrever aí qual é o problema?
    Eu acho o controle do xbox melhor do que o do PS3, mas não acho o do PS3 ruim. Mas eu não jogo muitas horas seguidas mas posso imaginar que, pra quem joga, o do PS3 deve cansar muito mais rápido.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja