Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Canon desenvolve sensor com 120 Megapixels

Canon desenvolve sensor com 120 Megapixels

14 anos atrás

Era normal, algum tempo atrás, falarmos muito da guerra dos megapixels. Hoje o termo está meio fora de moda. De certa forma, a guerra dos fabricantes por mais e mais megapixels ficou em segundo plano. Talvez tenhamos chegado a um patamar tecnológico que impossibilite a adição de mais pixels no sensor sem comprometer visivelmente a qualidade da imagem (se bem que alguns podem argumentar que esse ponto já foi ultrapassado há vários anos). Agora os fabricantes estão preocupados com a qualidade de imagem e com a menor quantidade de ruído em ISO elevado. Em minha opinião essa deveria ter sido a preocupação desde o início.

Agora a Canon chega com um brinquedinho que pode vir a reaquecer essa disputa. A empresa acaba de anunciar a produção de um sensor CMOS APS-H (29,2 x 20,2mm) com inacreditáveis 120 megapixels de resolução máxima. O novo sensor possui 7,5 vezes mais potência do que qualquer sensor da empresa que esteja em produção. Como características, podemos destacar a filmagem em alta definição e capacidade de fazer 9,5 fotos por segundo no modo contínuo.

O sensor não esta programado para entrar em produção. É apenas um protótipo de pesquisa que está sendo usado para desenvolver novas aplicações para os sensores da empresa. Com uma quantidade tão grande de pixels e dados a serem processados pela câmera, a Canon anuncia que a nova tecnologia de processamento paralelo, onde os dados são trabalhados de maneira mais eficiente. Além do mais, um sensor que conseguisse manter qualidade de imagem com uma resolução tão alta, seria o sonho de quem trabalha com publicidade ou ampliação de grandes formatos. Não custa nada sonhar, não é mesmo?

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários