Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Seth Shostak: Devemos procurar por NBEs

Seth Shostak: Devemos procurar por NBEs

13 anos e meio atrás

Talvez a maior autoridade em pesquisa de inteligência extraterreste, o astrônomo Seth Shostak fez algumas considerações interessantes em uma entrevista para a BBC, envolvendo Non-Biological Extraterrestrials.

Ele reforça uma idéia defendida por vários autores de ficção científica, segundo a qual a vida biológica como a conhecemos é apenas um breve passo evolucionário, nossos sucessores naturais seriam a Inteligência artificial que já estamos criando. Veja bem; não digo que vamos ser substituídos pelo Windows 7 ou o GIMP, mas se entender o conceito do Gene Egoísta, de Richard Dawkins, toda nossa civilização nada mais é que um mecanismo para propagação mais eficiente de nossos genes. COMO essa propagação é feita, não importa.

No dia em que um computador quântico, ou mesmo positrônico conseguir emular um cérebro humano nossos corpos perderão sua vantagem biológica. Nosso genes poderão ser recombinados muito mais rapidamente e de forma muito mais eficaz, fugindo de vez da tentativa-e-erro do processo natural. Nunca mais dependendo de mutações fortuitas.

Há duas correntes aqui. Uma diz que nossas máquinas se tornarão inteligentes, outra que nós migraremos nossas mentes para corpos mecânicos. Filosoficamente não vejo diferença. É um Teste de Turing afinal. Uma máquina que pensa e age como humano, como dizer que não é humana?

Historicamente Essa raça de máquinas VAI representar o fim das espécies inteligentes biológicas que compartilham o mesmo ambiente, e dada a velocidade com que atingimos a infância da Inteligência artificial, Shostak prevê que a Galáxia deve estar lotada de máquinas alienígenas inteligentes, por isso propõe uma mudança nos protocolos SETI. Como a principal necessidade de uma espécie de máquinas inteligentes é achar a All Spark energia, faz sentido apontar radiotelescópios do projeto SETI para estrelas jovens e quentes, mesmo que não possuam planetas classe M, capazes de abrigar vida biológica do tipo terrestre.

Resta saber se esse tipo de inteligência mecânica avançada estaria interessada em dialogar com espécies tão primitivas em relação a eles. Deve ser vergonhoso entrar no grande chat galáctico e sair levando kick e ban logo de cara.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários