Meio Bit » Arquivo » Mobile » Celular - Um testemunho de como essa tecnologia amadureceu e popularizou

Celular - Um testemunho de como essa tecnologia amadureceu e popularizou

18 anos atrás

Finalmente chequei em casa hoje, às 23:27h, depois de um dos maiores temporais que se viu no Rio de Janeiro nos últimos tempos. Como sempre, trânsito caótico, ruas alagadas, árvores caídas, ruas bloqueadas, atrasos, gente em apuros e tudo mais que surge no meio de um fenômeno natural como esse.

Mas é muito bom constatar que os celulares continuaram funcionando, apesar de terem caído raios com grande intensidade por mais de 1 hora. No ponto de ônibus, tinha muita gente esperando a condução que não vinha. Do pipoqueiro ao engravatado, todos tinham um celular para perguntar a familiares se estava tudo bem, como estava o trânsito e avisar que estavam atrasados aguardando um ônibus.

Próximo dalí, devidamente protegido da chuva, um orelhão, vazio. Ninguém precisou dele e tinha umas 30-40 pessoas próximas a ele. Até o camelô vendendo balas e doces tinha um celular. Isso é algo que realmente deu certo no Brasil graças a uma ferrenha disputa por clientes pelas operadoras, algo que não ocorre na telefonia fixa, por exemplo, principalmente por causa da infra-estrutura muito cara de ser implantada.

Acredito que qualquer projeto de inclusão digital deva tirar lições da telefonia celular. Foi algo muito bem executado e agora podemos discutir o próximo passo, o Wi-Max. Eu gostaria de ver todas essas pessoas que têm o celular, poderem acessar internet de forma pouco dispendiosa ou gratuita. Se conseguirmos isso, estaremos dando outro passo na direção correta.

relacionados


Comentários