Meio Bit » Arquivo » Mobile » Na Europa, celulares terão o mesmo carregador

Na Europa, celulares terão o mesmo carregador

Enfim, carregadores serão padronizados. Por enquanto, só na Europa.

13 anos e meio atrás

Você e qualquer um que tem celular certamente já passou pela situação de ver seu aparelho sem bateria e, pior, sem um carregador compatível por perto. Infelizmente, não há, ainda, um padrão universal para carregadores, de modo que cada empresa cria seu próprio, sem falar nas que criam vários próprios dentro da sua linha de modelos. Quem entende!?

Phone Charger

Phone Charger (por Roscoe Van Damme).

Na Europa, pelo menos, esse problema está próximo do fim. Entre um processo antitruste na Microsoft e outro, a Comissão Europeia chegou a um acordo amigável com fabricantes de celulares em 2009. Agora, ele começa a ter efeito, e a partir do começo de 2011, todos os dez signatários, que incluem, dentre outras, Apple, Motorola, RIM e Samsung, lançarão novos aparelhos com o carregador comum, baseado no plug microUSB.

Essa medida tem diversos impactos em várias áreas, da econômica à ambiental, beneficiando em muito os usuários. Menos custos de produção, menos consumo de recursos para a fabricação de mais carregadores, aparelhos sendo carregados em qualquer lugar onde exista um mísero carregador, independente do celular com o qual ele veio. Algo tão simples que, sinceramente, tal unificação deveria ter sido iniciativa das fabricantes, não da Comissão Europeia…

Enquanto isso, no resto do mundo a questão é incerta. À Wired, analistas dizem que a tendência é de que, pelo menos nos EUA, a médio prazo a implementação europeia seja seguida. "Médio" porque, sem uma data limite, a exemplo da fixada pela Comissão Europeia no velho continente, fica difícil prever quando essa utopia se tornará realidade. Existem iniciativas isoladas nesse sentido, como a da HTC, cujo carregador do EVO funciona também nos modelos Incredible e Nexus One, e a da Motorola e Samsung, que se comprometeram, sem dar data, a criarem carregadores comuns e plugs compatíveis em seus aparelhos.

No Brasil? Ahn… então, né?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários