Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PIB2010 – Canon EOS 5D MarkII: a vedete da feira

PIB2010 – Canon EOS 5D MarkII: a vedete da feira

14 anos atrás

A Canon montou mais uma vez um dos estandes mais concorridos da feira. Isso se deve a aplicação da mesma prática de vendas das lojas do Japão. O consumidor pode chegar e usar absolutamente todas as câmeras e lentes. E para felicidade dos visitantes, as câmeras e lentes disponíveis eram só as mais caras da linha profissional. Era possível, sem rodeios, usar uma EOS 1D Mark IV, ou a EOS 5D Mark II, ou a EOS 7D, com a 70-200mm f/2,8 L. A única câmera que não encontrei por lá foi EOS 50D, que também não está disponível na loja virtual da Canon, provavelmente por conta do lançamento iminente da EOS 60D.

No estande ainda encontramos a linha completa de compactas da empresa, bem como as impressoras de alta qualidade. Porém, o próprio design do estande já dava a entender que o produto principal a ser mostrado era a Canon EOS 5D Mark II, mas não como câmera fotográfica e sim como filmadora de alta definição. Essa capacidade já se evidencia pela quantidade de comerciais, filmes de curta duração e episódios de séries de TV que foram filmadas com o equipamento. Para demonstrar todas as capacidades da câmera, a Canon montou um cenário com uma noiva de modelo e contratou o Evandro Rocha para fazer várias demonstrações em tempo real sobre como usar a câmera para fazer um trabalho híbrido de fotografia e filmagem em casamentos.

04082010-IMG_8227

04082010-IMG_8237

04082010-IMG_8240

04082010-IMG_8255 04082010-IMG_8257

Porém, se você queria ter uma experiência realmente completa com a filmagem usando a câmera, o ponto de convergência era o estande da iPhoto Editora. No dia de ontem (04 de agosto) foi ministrada a palestra Cinefotografia – Gravando vídeos com a Canon 5D. O fotógrafo Toni Martin (que está lançando um DVD sobre o assunto através da editora) trouxe muito conhecimento e equipamentos para quem está pensando em entrar no mundo da alta definição em gravação de vídeos. Porém, o mais produtivo foi o bate papo com o fotógrafo após a palestra. Ele ficou o dia inteiro no estande respondendo a todas as perguntas e mostrando a funcionalidade de todos os acessórios acoplados a sua câmera (suporte, HD externo, gravador de sons, visualizador de vídeo).

Eu que sou um leigo no quesito gravação de vídeo, só posso falar do resultado que vi nas demonstrações da feira e nos vídeos que foram feitos no local. A qualidade do equipamento é absurdamente boa. Além de estar equiparada às filmadoras profissionais de alta definição, o uso das lentes 35mm, a possibilidade de controlar a profundidade de campo de forma efetiva e a velocidade ISO elevada da EOS 5D, fazem dela um equipamento profissional de produção de vídeo de baixo custo e de possibilidades quase  infinitas. Creio que a única deficiência seja a duração do vídeo de 12 minutos, mas um profissional da área de vídeo que estava ao meu lado durante a apresentação disse que muito raramente é gravada uma cena com essa duração.

04082010-IMG_8265

04082010-IMG_8266

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários