Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Foto com 70 Gigapixels – Novo recorde na Hungria

Foto com 70 Gigapixels – Novo recorde na Hungria

14 anos atrás

Essa história de fotos panorâmicas com trocentos gigapixels já está ficando meio batida. Se você tem um bom equipamento e o computador da NASA a sua disposição, então é possível alcançar qualquer coisa. O recorde agora veio da Hungria e foi feito por um grupo de jovens fotógrafos. A diferença aqui é que eles não foram bobos e saíram à procura de patrocínio para colocar a coisa toda funcionando.

Eles bateram na porta de algumas empresas e a Sony, MIcrosoft e Epson toparam bancar a brincadeira. O local escolhido para fazer as imagens foi uma torre de vigilância em Budapeste que foi construída há mais de 100 anos. La eles montaram um tripé com uma cabeça motorizada (construída especialmente para o projeto) e se utilizaram de uma Sony Alpha 900 de 24 megapixels equipada com a lente Minolta AF 400mm f4.5 APO G para fazer as imagens.

Feitas as fotos, que levaram 3 horas para serem capturadas, os indivíduos se utilizaram de um Dell Precision T7500 equipado com dois processadores Intel Xeon com núcleo quádruplo, com 24 GB de memória RAM e capacidade de armazenamento de 6TB (eu ficaria muito feliz com um computador desses). Se você já acha o Photoshop CS5 pesado, então fique sabendo que o Autopano Giga (software usado para juntar tudo) levou dois dias para processar uma imagem com 590.000x121.000 pixels (ou 70 gigapixels).

Bacana de se ver e deve dar uma promoção legal para os idealizadores do projeto, mas não vejo aplicabilidade. Lógico que se estiver atrelado a uma campanha turística (embora já tenham empresas que apostem na fotografia panorâmica para promover seus produtos) vai gerar uma renda. Mas, por enquanto só está dentro do campo do quem faz o maior.

Veja no site oficial do projeto e faça uma visita virtual a Budapeste.

70 gigapixels

Fonte: Foto Actualidad

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários