Os mais vendidos da Capcom

dori_cap_07.10

Fundada na cidade de Osaka em 1983, a Capcom tornou-se uma das maiores produtoras de games da história e ao longo desses anos conseguiu montar um dos mais invejáveis portfólios da indústria, com títulos que vendem milhões de unidades mesmo antes de chegar as prateleiras e com personagens reconhecidos até por pessoas que nunca se interessaram pelos videogames.

Aproveitando um relatório com os dados sobre as vendas do último ano fiscal, a produtora atualizou a lista com as suas 15 franquias que mais cópias venderam desde a sua criação e o resultado me deixou surpreso. Eu achava que o Street Fighter estaria em primeiro, mas no topo encontramos a série Resident Evil, que se não assusta por ser a mais vendida, impressiona pela quantidade, mais de 44 milhões.

Dando uma olhada geral, também achei interessante vermos séries antigas como Final Fight, Ghosts ‘n Goblins e o shump 1942 ainda aparecerem entre os mais vendidos e também seria capaz de apostar que algumas marcas mais recentes como Devil May Cry, Onimusha e Monster Hunter não serão esquecidas pela companhia e mais cedo ou mais tarde receberão novas versões.

A lista completa com as respectivas quantidades de vendas pode ser vista após o break.

  1. Resident Evil – 44 milhões de unidades
  2. Street Fighter – 29 milhões de unidades
  3. Mega Man – 28 milhões de unidades
  4. Monster Hunter – 12 milhões de unidades
  5. Devil May Cry – 10 milhões de unidades
  6. Onimusha – 7.9 milhões de unidades
  7. Dino Crisis – 4.4 milhões de unidades
  8. Lost Planet – 4.3 milhões de unidades
  9. Ghosts ‘n Goblins – 4.1 milhões de unidades
  10. Ace Attorney – 3.9 milhões de unidades
  11. Final Fight – 3.2 milhões de unidades
  12. Breath of Fire – 3 milhões de unidades
  13. Sengoku BASARA – 1.6 milhões de unidades
  14. Commando – 1.2 milhões de unidades
  15. 1942 – 1.2 milhões de unidades

[via Examiner]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Na verdade, Street Fighter não está em primeiro porque esses valores só contam vendas para console. Na minha época, quem jogava SF jogava na máquina de arcade, e foi assim por um bom tempo.

  • Meu espanto descobrir que Lost Planet vende bem mas ainda assim menos do que Dino Crisis.

    • @AlbertoMyra, a franquia Dino Crisis é composta por três jogos… Já Lost Planet é um jogo e uma edição especial do mesmo. Detalhe: não incluo os diversos ports para consoles e plataformas diferentes, só o jogo em si. 😉

      • @Emanuel Laguna, Na verdade dois jogos, o Lost Planet 2 saiu há alguns meses 😉

        • @Dori Prata, nem joguei o primeiro ainda, por isso não fui atrás de saber se tinha um segundo. Só soube que havia uma edição especial do primeiro com uns extras, DLCs e tal. 🙁 😥

          • @Emanuel Laguna, Eu tenho essa edição especial e o jogo é muito bom. Já o segundo andei lendo que não é aquelas coisas, embora algumas pessoas tenham adorado o coop.

    • @AlbertoMyra, Acho que fica a dica ai pra capcom fazer um novo dino crisis! adorava a serie, principalmente o segundo jogo que terminei diversas vezes nas tardes de minha juventude!

  • Embora eu gostasse mais de Streets of Rage, os Final Fight fazem uma bela falta hoje.
    😥
    Aliás, por falar em jogos de briga da Capcom, acho que os melhores são os crossovers feitos pela empresa, dentre eles o único Street Fighter de que gosto: X-Men vs Street Fighter.
    😛
    Aliás, recentemente, joguei Street Fighter IV e posso dizer que considero-o um dos piores jogos de luta de todos os tempos… Só se salva pelo lindo estilo gráfico, prefiro o II ou o III à ele. Seja como for, o engraçado é notar que a franquia Street Fighter é bastante fragmentada em número de edições especiais: enquanto a saga principal está no quarto título, temos versões Super, Turbo, Hyper dos jogos. Isso sem contar as sagas pararelas como EX, Zero (Alpha), Versus, etc.
    😮
    A franquia Resident Evil possui menor fragmentação e podemos considerar que a venda média deve ser bem maior, inclusive. Já Devil May Cry é uma franquia da qual sou muito fã, desde o primeiro jogo.
    😎
    De certa forma, o primeiro Devil May Cry foi o Castlevania 3D que a Konami deveria ter feito: até os God of War foram inspirados por tal franquia da Capcom. E tal franquia só teve quatro jogos e uma edição especial, ou seja, média de dois milhões de cópias. Tenho cada uma delas. 😈

    • thE Masterkey Blaster

      @Emanuel Laguna,
      Embora a série Zero (Alpha) seja outra, a história não é paralela mas intermediária entre o SF I e o SF II… ou pelo menos essa era a idéia quando foi lançada a primeira versão. O EX eu não conheço a história não…
      Mas concorda que o mais interessante com essa segmentação é que isso dá um número de venda bem menor por versões do que por exemplo Lost Planet? o.o”

      • @thE Masterkey Blaster, realmente o número de vendas seria menor. Até porque jogo de luta geralmente tem vida curta em singleplayer. Isso sem contar que o caboclo que vai comprar o horroroso SFIV acaba por descobrir que tem uma versão Super desse troço. 🙂 😀 😆

    • queiroz76

      @Emanuel Laguna, Puxa :*(, gosto realmente é complicado. Eu adorei SFIV. Foi um belo retorno às origens.

      • @queiroz76, nunca fui muito fã de Street Fighter, embora o segundo e terceiro tenham me agradado mais que o IV. Em termos de jogos de lutas 2D, sou mais a SNK (os primeiros The King of Fighters, p.ex.) ou então a Sammy (Guilty Gear). 😎

        • queiroz76

          @Emanuel Laguna, Na verdade eu sou fã desses fighting games… SF todos (exceto aqueles lixos 3d), Kofs (98 e 2002 são os melhores), Marvel x street fighter, xmen x sf, MvC1 e 2, e agora o 3, o qual já fiz meu pré-order :D. SNK x Capcom eu joguei um pouco… achei legal.

  • Compostela

    É engraçado como funciona a mente da gente (ou a minha. Vai saber…): precisei dessa lista para me tocar q os Crossovers estilo Marvel vs Capcom não fazem parte da franquia Street Fighter!

    Mas me pergunto: nesses números de Street, não contam nem X-men vs Street Fighter?

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia