Meio Bit » Arquivo » Internet » #FreeTwitterBrasil

#FreeTwitterBrasil

Twitter Inc. exige que blog brasileiro seja desfeito e domínio transferido.

14 anos atrás

A notícia já está correndo no Twitter, e dessa vez, acredite se quiser, não é nenhum "CALA BOCA [insira aqui a persona non grata do momento]". Dessa vez, o imbróglio tem relação com o fanblog Twitter Brasil, mantido pelo trio Fernando Souza, Raquel Camargo e Gabriela Zago.

Free Twitter BrasilO blog, criado no comecinho de 2008, é totalmente focado na ferramenta de microblog mais popular do mundo. Nos primórdios, como relata Raquel neste post, a trupe entrou em contato com os criadores do Twitter informando sobre a nova empreitada, e o pessoal de lá ficou lisonjeado com a iniciativa, incentivando-a, inclusive.

Tudo ia bem até que no dia 12 de julho o Twitter Brasil recebeu um e-mail do Twitter Inc. exigindo que o nome do blog fosse mudado, todo material do Twitter, removido, e o domínio transferido à empresa. No desenrolar da conversa, a funcionária do Twitter que vem lidando com o caso pediu até para que o pássaro do tema (gratuito, Bluebird) fosse alterado.

Após expor o caso publicamente no próprio Twitter Brasil, muita gente manifestou apoio ao blog brasileiro através de retuítes — neste momento, já foram quase trezentos do post original. O caso também levanta alguns pontos preocupantes, como o uso do nome, pássaro e outros aspectos de propriedade do Twitter em serviços relacionados à ferramenta. Não são poucos.

Especula-se que essa reviravolta no relacionamento entre Twitter (serviço) e Twitter Brasil (blog) tenha a ver com o processo de localização do site no Brasil. A tradução, comandada por Carol Schimmelpfeng, já começou, e um blog feito por fãs com o nome da marca poderia atrapalhar eventuais futuros planos da companhia em solo brasileiro.

Vale lembrar que não é a primeira vez que o nome Twitter Brasil coloca esse blog em apuros. Em setembro de 2008, uma decisão do TRE do Ceará o tirou do ar, acidentalmente, graças a uma confusão com o Twitter "verdadeiro". O episódio foi relatado por lá, em duas partes.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários