Fazer jailbreak no seu iPhone agora não é mais crime…

iPhone Jailbreak

iPhone: jailbreak legalizado.

Pelo menos nos Estados Unidos. Em uma recente vitória contra a Apple (e também contra a DMCA), a EFF (Electronic Frontier Foundation) ganhou na justiça o direito de usuários realizarem modificações no firmware/software do iPhone (e em alguns outros celulares) sem que isso seja considerado crime.

Na defensiva, a Apple afirma que o jailbreak do iPhone pode até ser legal mas, você ainda perderá a sua garantia (OH GOD, NOO!!). Em poucas palavras ela afirma que a meta da empresa sempre foi a satisfação de uso do cliente com os seus iPhones e eles sabem que o jailbreaking diminui a satisfação (ou não). Então, eles repetem o que disseram antes: a grande maioria dos nossos clientes não realiza o jailbreak, pois isso resultará na perda da garantia e poderá deixar seu iPhone instável.

Lembrando que, em outros países o jailbreak ainda pode ser considerado crime. E ele só é incluso como não-crime, se for usado para fins educacionais. Ou em outras palavras: você pode fazer o jailbreak, pode instalar os aplicativos vendidos (legalmente) na Cydia Store. Mas, não pode baixar aplicativos piratas. E você também pode desbloquear o iPhone para usar em outra rede.

O artigo está disponível na íntegra e em inglês no site do escritório de direitos autorais dos Estados Unidos.

Fonte: Cult of Mac.

Relacionados: , , , ,

Autor: Yeltsin Lima

Estudante de Publicidade e Propaganda, Web Developer, gosta de escrever sobre tecnologia e raramente (agora) sobre ciência. Não sabe escrever biografias, muito menos a própria.

Compartilhar
  • giuliano.cunha

    “…e eles sabem que o jailbreaking diminui a satisfação”
    Como assim? Pagar US$19,99 por um aplicativo bagaceiro é que não é legal. Notem, não estou dizendo que não é legal pagar, tenho alguns aplicativos pagos e realmente valem cada cent, porém, a maioria é superfaturada.

    • @giuliano.cunha, um período trial imposto pela Apple resolveria muitos problemas. 🙂

  • A grande maioria que não faz jailbreak divide-se em duas categorias: 1) Não sabem que existe ou que é jailbreak; 2) Não fazem a menor ideia de como fazer, lendo os milhões de tutoriais e não entendendo.
    .
    “Lembrando que, em outros países o jailbreak ainda pode ser considerado crime. E ele só é incluso como não-crime, se for usado para fins educacionais.”
    .
    É uma afirmação dúbia. O que é um fim educacional? Eu posso ter ou criar milhões de usos educacionais (educacionais MESMO, seus pervertidos) para muitas coisas. Por exemplo: ensinar a técnicos como se faz jailbreak.
    .
    “Mas, não pode baixar aplicativos piratas. ”
    .
    Dessa forma, a ilegalidade não está no jailbreak e sim nos softwares piratas, independente se são educacionais ou não.

    • fazedordesite

      @Pryderi, eu fiz no primeiro mes do meu iPhone, não gostei do que vi, resetei e deixei como veio de fábrica… não tenho interesse, os aplicativos que disponiveis no momento satisfazem para MEU uso pessoal.

      Da pra fazer FTP, controlar remotamente servidores linux, windows e mac, receber e enviar email, SMS, twitter, facebook, linkedin, ler RSS e jogar muito, isso compreende minhas necessidades do smartphone, mas as minhas, logo sou uma terceira pessoa na sua equação.

      Eu sei fazer jailbreak, mas não quero.

    • @Pryderi, então. O que quis dizer foi: “Você pode fazer o jailbreak, desde que ele não seja motivado para a instalação de arquivos piratas. Mas, acredito que, a grande maioria instale softwares piratas…”.

      • kharstagir

        @Yeltsin Lima,
        Não posso falar pela maioria, acredito que dificilmente alguem possa. Eu conheço um camarada, professor, que teve, no jailbreak, a única possibilidade de passar seus textos e livros do computador para o iphone. Bem, não era a unica possibilidade mas era a única que não dependia de malabarismos na rede.

        • @kharstagir, sim, claro. Existem vários aplicativos ótimos (free) que melhoram a experiência de uso do iPhone. Inclusive, meu irmão desenvolveu um 😛

          Apesar que, recentemente, a Apple vem “liberando” cada vez mais, os desenvolvedores 🙂

  • omine

    nao cknheço nenhum amigo que nao tenha feito jailbreak.
    estamos aguardando a versao ios4

  • bignotto

    Também nunca vi um iPhone sem jailbreak… acho que nem iPods Touch.

    • fazedordesite

      @bignotto, no Brasil talvez, mas morei na Italia e na Inglaterra nos últimos 5 anos, e sinceramente? nunca vi um com jailbreak por lá.

      • bignotto

        @fazedordesite, pode ser… mas acho que depende muito mais do dono do aparelho do que de onde ele está. Talvez aqui no Brasil o jailbreak seja mais comum porque os aparelhos “oficiais” demoraram a chegar.

      • omine

        @fazedordesite, moro no japão.
        até os japoneses nativos aplicam o jailbreak e o uso do tethering

  • thE Masterkey Blaster

    Alguns usam não fazem o JailBreak por causa de medo mesmo. Vai que eles pegam um vírus.

  • fabiomilet

    Pode até pegar virus mais voce no explorer tem acesso ao seu anti virus.ok!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia