Panasonic Lumix FZ 100 – Galeria

Todo mundo estava esperando um teste prático com a nova Panasonic Lumix FZ100. Nova câmera, novo sensor e nova ótica eram os fatores que levaram a essa espera por parte dos fotógrafos amadores avançados. Quem colocou as primeiras fotos de teste na internet foi o Lets Go Digital. Porém, não são da câmera em sua produção final, e sim um modelo de testes. Espero que eles tenham melhorado consideravelmente a qualidade da imagem, pois o que foi mostrado beira o decepcionante.

Todas as imagens foram feitas em um dia ensolarado e com ISO 100. Eu diria que essas são condições de iluminação perfeitas para esse tipo de câmera e mesmo assim o equipamento não deu conta. Olhando as imagens encontramos falta de nitidez, ruído e uma aberração cromática que coloca uma coloração esverdeada em algumas tonalidades mais puxadas para o laranja (principalmente da pele das modelos).

Como disse, essa é uma câmera em pré-produção, mas coloca em dúvida a potência de um sensor CMOS minúsculo com 14 megapixels de definição. Vejam abaixo a foto em tamanho normal e o corte no rosto da modelo. Sou contra esse lance de dar um zoom de 1000% na imagem para encontrar defeitos que só são vistos dessa forma, mas nesse caso é um pouco absurda a perda de qualidade.

meiobit - fz100

meiobit - fz100_b

Veja no Lets Go Digital mais imagens em tamanho original.

Relacionados: , ,

Autor: Gilson Lorenti

Geógrafo de formação e fotógrafo de coração, comecei a fotografar com 18 anos de idade (antes disso nunca tinha pegado uma câmera na mão). Depois de muito estudo veio a carreira profissional que passou por várias modalidades da fotografia até realmente descobrir o que gosto de fazer. Hoje me dedico ao ensino de fotografia, fotografia Fine Art e Books Fotográficos (gestante, moda, sensual). Tomando emprestado as famosas palavras de Ansel Adams "Quando as fotografias não forem mais suficientes, me contentarei com o silêncio".

Compartilhar
  • Moop

    Se a ZF 100 fosse uma câmera de US$ 200,00, acho que estaria tudo bem, mas com o preço sugerido de US$ 500,00 o equipamento fica devendo muito, está até estranho… melhor esperar lançarem o produto final para dar o veredito.
    Gilson, sobrou um zero aí no texto (zoom de 1000% na imagem).

  • ANGELO MARCIO VALE SILVA

    Vendo as fotos da galeria pode se notar que a qualidade das fotos no geral é boa, mas perde-se muito ao se procurar detalhes. As cores estao boa, com exceção a da pele. Esse é o preço do mercado, onde cada vez mais se procura aumentar o numero de pixels em troca de muito ruido. Muitas pessoas acha que 5 mp é baixa resolução, e nao dao conta que a resolução em full HD é de “apenas” 2 megapixels, sem contar que ainda existe o lance de cameras que fotografam em full hd; parece até piada. Neste ponto estou de acordo com Ken Rockwell: megapixels demais, qualidade de menos. Nao compraria esse modelo, compraria o anterior de 10 mp.