Graças ao GPS, iPhone é recuperado 10 minutos depois de ser furtado

iPhone offline Tokyo maps

iPhone offline Tokyo maps (por cloneofsnake).

Você já deve ter lido ou ouvido histórias parecidas, mas vamos a mais uma, afinal, programas de rastreamento tendem a ser a próxima onda de serviços que, afinal, tornam-se padronizados em smartphones.

Uma mulher teve seu iPhone roubado por um homem numa bicicleta enquanto estava parada numa rua em San Francisco. O que o (azarado) larápio não sabia é que a moça, que trabalha no Covia Labs, fazia um teste de campo de um aplicativo de rastreamento via GPS. Calmamente, após o furto ela voltou ao escritório da empresa, contatou a polícia, informou as coordenadas do ladrão e esse foi preso exatos dez minutos após o ocorrido.

Nas palavras de David Kahn, CEO do Covia Labs, “isso me lembra um ladrão de bancos que resolve ‘trabalhar’ durante um teste de segurança da instituição financeira”.

Casos do tipo não chegam a ser novidade. Em 2007, partindo da mesma premissa (rastreamento via GPS), 14 celulares foram recuperados em Long Island. A empresa GadgetTrack, que trabalha com aplicativos do gênero, mantém uma página dedicada a veiculação de finais felizes como o relatado acima.

O que antes era artigo de luxo, aos poucos se torna padrão na indústria. A Apple oferece, por si mesma, um aplicativo do tipo via MobileMe, ao custo de US$ 100,00 por ano — no pacote estão inclusos outros serviços, como e-mail, drive virtual e armazenamento de fotos. A Microsoft já anunciou que o Windows Phone 7 contará com o recurso também, dentro do vindouro Windows Phone Live, de graça.

Para quem achava que GPS só servia para navegação ponto-a-ponto e brincadeiras como foursquare, eis (mais) um uso — e dos mais úteis, por sinal.

Fonte: Wired.

Relacionados: , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Ghedin, achar que o Foursquare (ou o potencial que ele tem num futuro muito próximo) é apenas para brincadeiras é lamentável para alguém na sua posição! Sorry!

    • @Ramiro Pires, fui meio atrevido falando do foursquare porque nunca usei, não é o tipo de aplicação que me atraia (privacidade e tal). Mas… se não é pelo fun factor, qual a motivação em usá-lo? Rola negócios importantes por lá? Há alguma fonte de informações/notícias?

      []’s!

      • @Rodrigo Ghedin, “direto” que saiba não há nada. Mas é possível usa-lo para divulgar bar/restaurante/parque não é uma coisa que eu veja futuro (futuro próximo) em cidades brasileiras (principalmente nas menores), só que pode ser uma boa pedida em alguns “nichos”.

        • @irtigor, algo distante e extremamente restrito — afinal, computação móvel (smartphone + plano de dados) ainda está longe da maioria esmagadora.

          Por enquanto, parece-me que é só uma brincadeira mesmo. O que não tira seu valor enquanto produto, longe disso.

          []’s!

  • luizmartins99

    Eu sinceramente não vi nenhuma novidade nisso, o Latitude já faz isso a um tempão.

  • Ladrão Owned.

    Agora, eu queria era um celular com transponder, um aparelho usado em aviões pra se comunicar com a torre. E um que no caso de roubo, transmitisse o código de “avião sequestrado”. Se algum ladrão roubasse esse celular, iria se deparar com a Interpol fechando o quarteirão onde ele estivesse.

    • @Renan the Geek, O Windows Live Phone, complemento do Windows Phone 7, permitirá algo parecido. Remotamente, será possível travar o celular, apagar dados e/ou ativar o GPS.

      []’s!

      • @Rodrigo Ghedin, isso aí já dá pra fazer num Nokia há anos, então não é diferencial pro Windows Phone.

        • @Renan the Geek, nativo? Sério, eu já tentei achar alguma função parecida no N82, mas, nada… Nem mesmo o travamento remoto, que já vi no E71, tem no meu 🙁

          []’s!

          • @Rodrigo Ghedin, Não é nativo, mas é um dos poucos aplicativos da Ovi Store que funciona. Se bem me lembro o nome da App é anti-theft;

      • @Rodrigo Ghedin, O IOS através do serviço mobileme permite, limpar todos os dados do aparelho remotamente. Inclusive, foi uma das coisas que a Apple fez no curioso caso do protótipo perdido.

        • @edivaldo_ma, Alias, curioso caso que até hoje acredito, foi proposital pra testar o impacto do novo designe, pois fugia um pouco do padrão Apple Like, antes do lançamento.

      • Taylo

        @Rodrigo Ghedin, não é so do WM7 é so um aplicativo da MS para seus aparelhos. eu tinha um no meu HTC só que só pode apagar a agenda e dados possuais, porem tem que estar na internet

  • helvio.mota

    Tem um aplicativo da F-Secure (Anti Theft) que permite que, em caso de roubo, o celular seja bloqueado ou tenha o conteúdo apagado remotamente. E ele ainda envia de volta uma mensagem com as coordenadas atuais dele.

    • Taylo

      @helvio.mota, quanto vc paga?

  • “Foi preso em 10 minutos…”

    Vale lembrar que a eficiência do GPS só pode ser valorizada pela boa e eficiente ação da polícia.
    Fico me questionando quanto tempo levaria para a polícia brasileira tomar a mesma atitude (se você não for uma celeb, of course)…

    • maiconsaulfaria

      @coloradors, é por aí mesmo. Até entenderem do que se trata vai demorar… fora burocracia.

      Eu sei que é meio off-topic mas a liberação do porte de armas é o melhor modo de acabar com a burocracia !

  • Lucas

    Pô, já tive um notebook roubado….agora queria saber como seria a sensação se ele pudesse ser rastreado e encontrado! Que maravilha!

  • tiago_s

    “Graças ao GPS, iPhone é recupera 10 minutos depois de ser furtado”.
    Rodrigo, alí no topico sera que nao esta errado? nao seria “recuperado”?

    🙂

  • abraaocaldas

    O motoblur que vem nos celulares android da motorola já conta com esse serviço nativo, você pode rastrear o celular a partir do site da motorla e também pode enviar o comando para apagar tudo, só fica faltando a trava do aparelho.

    Mas existem programas para android que fazem um serviço mais completo (sim lock, trava do aparelho, envio do número se trocarem o SIM card).

  • Maria Beatriz

    Esclareça-me pf: o GPS de um telefone funciona (diz as coordenadas) mesmo o celular estando desligado? Entendo que para saber as coordenadas do ladrão seria preciso que ele estivesse examinando algo via GPS.

    • @Maria Beatriz, se o celular estiver desligado não. Mas caso esteja ligado, não é necessário que o ladrão utilize funções ou programas que dependem do GPS para que o celular informe sua localização à operadora ou a um site. Ele pode fazer isso automaticamente.

      O que seria capaz de salvar o ladrão seria um ambiente fechado. Se ele estivesse em um túnel, o celular não conseguiria determinar suas coordenadas.

      No entanto, ainda assim, seria possível utilizar triangulação de antenas para tentar localizá-lo. Não é tão preciso, mas é uma alternativa.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia