Meio Bit » Fotografia » Como comprar músicas em MP3 na 7digital

Como comprar músicas em MP3 na 7digital

Aprenda a comprar músicas digitais no formato MP3 sem pagar preços abusivos na 7digital.

14 anos atrás

Quem gosta de uma boa música e de viver na legalidade sofre no Brasil. Sobram lojas que vendem CDs musicais, mas falta uma, uma que seja, que comercialize música em formato digital a preço e termos justos.

Quando entrei nessa de comprar música digital, busquei (em vão) uma loja nacional que se adequasse ao que eu queria. Nada demais, vale dizer: arquivos no formato *.mp3, preço justo — entenda "justo" como menor ou igual que o do equivalente em CD.

Rodei por algumas, como Sonora e iMusica, e nenhuma oferece nada próximo disso. Preços altos, arquivos *.wma recheados de DRM, sistemas que cobram um extra para permitir ao usuário passar suas músicas para um player portátil. Reclamar da pirataria sem oferecer alternativas viáveis e vantajosas para ambos os lados não resolve o problema.

7digital: a salvação!

7digital: a salvação!

Então, parti para fora. iTunes Store? A simples possibilidade de ter que instalar o pavoroso iTunes me afastou. Amazon MP3? Não comercializa fora dos EUA ainda. Zune Marketplace? Mesmo caso, nem com cartão de crédito internacional rola. Então lembrei-me da 7digital, loja britânica que conheci quando escrevi alguns posts sobre a Ubuntu One Music Store, loja de música do Ubuntu, uma distribuição Linux, baseada no back-end da 7digital.

Fiz algumas pesquisas, e cheguei a este post do Kadu. Ele experimentou a 7digital antes de mim, e com sucesso! Se funcionou com ele, por que não funcionaria comigo? Resolvi fazer o teste. Deu certo, e agora compartilho com vocês os passos para adquirir *.mp3 legalmente na 7digital.

A propósito, li os termos e condições (acredite, eu li 😛 ) de uso da loja, temendo que alguma cláusula obscura impedisse a compra por estrangeiros. Há uma dedicada ao tema. Felizmente ela permite esse comércio, com restrições, a saber:

14 INTERNATIONAL USE

You agree to comply with all applicable laws regarding the transmission of technical data exported from the United Kingdom or the country in which you reside (if different) and with all local laws and rules regarding acceptable use of and conduct on the Internet.

Some of our downloads are restricted by territory. Where required, to conclude the purchase of any such restricted products, you will be required to provide a billing address in the relevant territory. You agree not circumvent any territorial restrictions in place on the Website/ Services or provide false billing information.

Em resumo, eu concordo com as leis aplicáveis no meu país, e que algumas músicas têm restrições territoriais, as quais não posso comprar, nem burlar os bloqueios para fazê-lo.

Problema resolvido, vamos às compras!

O primeiro passo, obviamente, é criar uma conta no site. Por um descuido meu, criei minha conta na versão americana da 7digital, acessível via us.7digital.com. Na prática, porém, isso não afeta as aquisições, desde que feitas na loja britânica, acessível via www.7digital.com. Um ponto interessante nessa confusão de lojas localizadas é que os preços variam muito. Colour Me Free, da Joss Stone, por exemplo, vai de R$ 13,74 (EUA) a R$ 21,71 (Portugal).

Diferenças nos preços das lojas da 7digital.

Diferenças nos preços das lojas da 7digital.

Dá até para encontrar esse álbum em CD, no Brasil, a um preço mais baixo que o do Reino Unido, única "versão" possível de ser comprada no Brasil. Particularmente, pago até um ou dois Reais a mais pela comodidade do *.mp3.

Enfim, vamos voltar ao passo-a-passo. Após criar sua conta, utilize a busca no topo do site para encontrar o artista/álbum desejado. Para esse exemplo, utilizei o álbum Feels Like Home, da Norah Jones.

Ao encontrá-lo, o álbum apresenta-se com a arte da capa, algumas informações, preço dele "fechado" e a lista de músicas, com preços individuais e um botão "play" para ouvir um trechinho de cada canção. Esses trechos são executados no player do topo superior direito da página.

Visão geral de um álbum na 7digital.

Visão geral de um álbum na 7digital. (Clique para ampliar)

Como dito, é possível comprar o álbum inteiro ou apenas uma ou algumas faixas. A menos que sejam uma ou duas, compensa bastante comprar o álbum inteiro. Veja nesse caso específico:

  • Valor do álbum: £ 4,49
  • Músicas unitárias somadas (13 x £ 0,99): £ 12,87

Clique no botão Add to Bastket, e o álbum será enviado para o carrinho de compras, o primeiro bloco da barra à direita. Se quiser continuar comprando, manda ver! Ao terminar de selecionar as faixas que comprará, clique no link Checkout, naquele bloco mesmo, para proceder ao pagamento.

A 7digital aceita diversas formas de pagamento, de cartões de crédito internacionais ao sempre útil PayPal.

Formas de pagamento na 7digital.

Formas de pagamento na 7digital.

Particularmente escolho o PayPal sempre que possível. No caso, basta entrar com suas credenciais e confirmar o pagamento. Simples e indolor — pelo menos até a chegada da fatura do cartão 😛

Após a compra, é hora de fazer o download. A loja oferece um downloader feito em Adobe AIR. Prático, ele lembra a pasta para download e, se lhe for útil, integra-se com iTunes/iPod automaticamente. O download é muito rápido.

7digital Download Manager

7digital Download Manager

E a qualidade? Excelente. Os arquivos têm bit rate de 320 kbps, qualidade altíssima para um *.mp3. Os campos da id3tag vêm correta e completamente preenchidos, incluindo a arte do álbum no próprio arquivo. Fica bonito de se ver no Explorer.

Propriedades de música baixada na 7digital.

Propriedades de música baixada na 7digital.

O serviço é muito bom, sempre há lançamentos, filtros especiais (músicas de anúncios da TV, melhores do ano, etc.) e algumas faixas gratuitas.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários