FamilyShield: o “anti-sacanagem” da OpenDNS

The Internet is for p0rn, já dizia o velho meme. Cada vez mais cedo do que deveria, aquele pequeno menino ingênuo descobrirá o porquê dessa “máxima”. E agora, com o detalhe de tais sites terem um endereço mais objetivo, não vai ser lá muito difícil o acesso alheio. Para conter esse acesso não muito bem-vindo, vários programas de proteção familiar online foram criados.

O problema é que esses métodos de proteção são, na maioria dos casos, programas que precisam ser instalados e configurados, sempre adicionando esse ou aquele site “novo”. Pra maioria, já é suficiente para deixar de lado grande parte desses aplicativos, até porque eles precisam estar em todos os computadores onde o protegido tem acesso.

Pensando nisso, a OpenDNS, empresa já conhecida pelo seu serviço de DNS gratuito, criou o FamilyShield. Ao invés de instaladores, ou ainda configurações de segurança, o processo se resume a adicionar dois simples endereços num roteador e/ou computador: 208.67.222.123 e 208.67.220.123 (o site mostra como adicioná-los em vários tipos de roteadores e máquinas).

Não é preciso que o site fale inglês para que ele funcione, ele é aparentemente movido a outra coisa...

Tais endereços se comportam como os tradicionais da OpenDNS, “convertendo” o endereço normal em um IP. Mas quando se tenta acessar algum site não seguro para menores usando tal DNS, ele bloqueia a página e ainda explica o porquê dela ter sido bloqueada. Se a sacanagem incluir um IP direto ao site, ele bloqueia também. E, por segurança, ele bloqueia a maioria de serviços de proxy, para que todo o cerco ao acesso não vá por água abaixo.

Não é preciso criar uma conta nem nada especial para que o sistema funcione. Dessa forma, infelizmente, não há como fazer configurações pessoais no sistema. Porém o FamilyShield é bem consciente na seleção e até agora apresentou resultados sóbrios nos meros testes que este que lhes escreve fez, sem bloqueio desnecessário a sites que, por exemplo, mostram meras japonesas de biquíni segurando gadgets de última geração.

[via LifeHacker]

Relacionados: , , ,

Autor: Alexandre Franco

Paulistano de 17 anos, atualmente cursando o Ensino Médio. Contribui também para o WinAjuda e o ex-Campo Minado (hoje Continue »).

Compartilhar
  • E é só o pai ou mãe sair de perto do computador por 30 segundos para o rebento aproveitar e alterar o DNS =).

    O dia em que adolescente não acessar site pornô, 99% deles fecham, hehe…

  • “Paulistano de 17 anos, atualmente cursando o Ensino Médio. (…)”

    17 anos e já ia ver pr0n? Isso é crime mininu! 😛

    Gostei da ideia, se funcionar pra valer até rola de implementar em algumas empresas!

    • SandroCeara

      @Moisés Robles, Num é crime não! No máximo, violação ás regras do site. Quem pode ser penalizado são os pais dele 😉

      Mas, veja que o “menino” foi eXperto: Primeiro habilitou a configuração de segurança e, aí sim, tentou entrar em um site que mostra fotos e vídeos de mulheres brasileiras de baixa estatura.

      • Kolodziey

        @SandroCeara, ta bom, agora conta a do papagaio, hehehehehe e o teste na base da tentativa e erro que com certeza ele fez onde fica?

      • Diavolul

        @SandroCeara, Espero que ele tenha lavado as mãos antes de digitar o texto…

  • danilo21

    […]Sem bloqueio desnecessário a sites que, por exemplo, mostram meras japonesas de biquíni segurando gadgets de última geração.[…]. Isso se refere, em especial, aos artigos do Cardoso?

    “Paulistano de 17 anos, atualmente cursando o Ensino Médio. (…)”
    17 anos e já ia ver pr0n? Isso é crime mininu! (Não posso falar muito. Tenho 16).

  • Putz… como não(ou sim?) pensaram nisso antes? Muito boa a ideia.

  • SandroCeara

    Salvo engano, esse serviço já está disponível há algum tempo.

    Se habilitar no roteador, com senha, não há filho/funcionário “raquer from rell” que derrube.

    Porém, se o seu filho for leitor do Meio Bit ou for um “raquer from rell” esperto, saberá resetar um roteador…

    • @SandroCeara,
      Se o filho for um pouco esperto, pressiona o botão de reset do roteador, usa a senha default do equipamento e libera o acesso novamente… 😀

      Alguns amigos meus, que são pais, tentam bloquear os filhotes. Infelizmente (para os pais) essa geração é muito mais inteligente que a nossa e conseguem burlar as proteções com uma facilidade incrível.

      • edivaldobezerra

        @Ramon E. Ritter, “muito mais inteligente que a nossa” é exagero. Eles são menos ingenuos e tem mais informação que a nossa geração.

        • @edivaldobezerra,
          Tens razão. Na realidade, são muito mais familiarizados com tecnologia (no geral, é claro).

  • nadal

    Falando em pr0n, o OpenDNS ainda faz a sacanagem do hijack do google.com no DNS?

  • Configurei aqui e não foi não… tá acessando tudo quanto é XXX que existe no mundo…

  • PauloDDD

    O OpenDNS é uma mão na roda pra quem usa a porcaria da Velox/Oi. É uma indecência (não to falando de p0rn) o DNS da Oi. E é muito usado em empresas também. Agora a favor dos pais preocupados com filhos salsas.

    Checklist:
    (x) Falar mal da Oi Velox
    (x) Elogiar o serviço

  • Pena que é uma restrição apenas por nome, que é fácil de ser burlada, mas já é uma boa ajuda pro pais que se preocupam com o crescimento de pelos nas mãos de seus filhos…

    • joaoemanuel1981

      @coloradors, Não só por nome como por ip direto também.

  • bignotto

    Eu uso na rede do meu escritório! Funciona muito bem. No meu caso eu criei uma conta para a minha rede e foi possível bloquear diversas categorias de sites, desde youtubes e orkuts até sites de phishing, e ainda permite até 25 entradas manuais. E fica direto no roteador, qualquer micro que entre na rede fica preso no filtro! Só o meu escapa… hehehe!

  • @joaoemanuel1981 funciona por IP também? Mas achei que por ser apenas uma configuração de DNS, ao acessar o site via IP não haveria restrição, uma vez que não seria necessário resolver nenhum nome…
    Mas se funciona, melhor ainda! 😀

  • Infelizmente alguns provedores, principalmente os das operadoras 3G, não estão nem aí para a “educação” de nossas crianças, já que muitos não permitem a troca do DNS.

    Às claras: Oi, Vivo, Claro e Tim, simplesmente não nos deixam alterar os DNS dos seus “discadores”. Ou você monta uma gambiarra no computador, perdendo a vantagem do OpenDNS e similares ou você libera geral, deixando a gurizada ver sacanagem a vontade.

    E nem tente entrar em contato com o suporte, pois alguns “atendentes” não sabem sequer o significado de 3G, ainda mais de OpenDNS. A única coisa que alguns dizem é que “Senhorrrrr… O seu contrato não está permitindo alteração das confiraçõesssss…” (detalhe para a “puxadinha” dos “S”).

  • Pra essas e outras que existem VPN’s, torrents e demais mecanismos que podem ser usados pra burlar o FamilyShield.

  • Sera que rola por tor? Ou fazendo um proxy com outra máquina via Hamachi? Em empresas é mais do que válido, mas, em casa .. pow .. deixa os muleques de 16 e 17 anos se divertirem. Huahuahau

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis