Meio Bit » Arquivo » Software » Pesquisa: Um olho no peixe, outro no gato...

Pesquisa: Um olho no peixe, outro no gato...

Conduzida pela Appcelerator, a pesquisa colhe a opinião de desenvolvedores e coders para mobile envolvidos em projetos dos seis maiores e mais populares sourceframes: iOS, Android, WebOS, MS Phone 7, Symbian/Meego e Blackberry.

14 anos atrás

appcelerator_survey_interest_in_platforms.png

Desenvolvedores veem o iOS como a plataforma mais interessante para desenvolver atualmente, mas tem grandes expectativas em relação ao Android. É o que informa uma pesquisa divulgada nesta última quarta-feira intitulada "Q2 Mobile Developer Survey" (PDF).

Conduzida pela Appcelerator (software-house criadora da espetacular plataforma Titanium para o desenvolvimento de apps mobile e desktop), a pesquisa colhe a opinião de desenvolvedores e coders para mobile envolvidos em projetos dos seis maiores e mais populares sourceframes: iOS, Android, WebOS, MS Phone 7, Symbian/Meego e Blackberry.

Dentre os 2733 pesquisados em meados de junho deste ano, o iOS e o Android são de longe os mais populares. 90% dos consultados se dizem mais interessados para desenvolverem para iPhone, enquanto 81% estão bastante interessados em desenvolver apps para um smartphone rodando Android. O restante da mostragem compreende uma preferência de 34% para Blackberry, 27% para Windows Phone7 e os menores resultados ficaram para Symbian e WebOS.

E a competição por preferência vai ainda mais longe. Da mostra de programadores consultados, 85% afirma que a Apple é atualmente o melhor e maior mercado para o consumo de apps, enquanto 10% afirmaram o mesmo a respeito do Android. Não menores, 89% dizem que a Apple tem a melhor app store, mercado e recursos; outros 10% expressam o mesmo em favor da plataforma aberta do Google.

Uma discrepância nesse padrão de preferência são os 55% dos programadores que dizem ser o Android o OS a oferecer mais possibilidades como plataforma de desenvolvimento, em contra-ponto com os 39% que alegaram o mesmo a respeito do SDK da Apple.

Os desenvolvedores que votaram a favor do iOS afirmam que a marca continua a produzir os gadgets mais desejados pelo mercado, entretanto, opinam desfavoravelmente sobre o fato da empresa ter se tornado cada vez mais controladora e restritiva.

Do lado Android da pesquisa, seus evangelistas dizem ser o Android muito mais adaptável e flexível, podendo ser igualmente trabalhado em tablets e e-readers e até set-top boxes. Mas eles também têm suas críticas e afirmam que o mercado para Android ainda está muito fragmentado e que o testing em aparelhos Android ainda custa muito tempo, energia e dinheiro.

No caso do desenvolvimento ser especificamente para tablet, 84% deles dizer preferir desenvolver para o iPad, contra 62% que expressaram interesse em desenvolverem para um tablet rodando Android OS.

"Em resumo, Apple e Google estão neste momento jogando xadrez, enquanto todos os outros brincam de pega-pega", conclui a Appcelerator a partir dos resultados obtidos.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários