O triste estado da OVI Store

clica que amplia (espero)

A missão era simples: Escrever um post bobinho sobre uma aplicação bobinha, o Desguiator, um programinha que responde ao acelerômetro, você dá uns tapinhas espera uns segundos e o telefone toca. Útil, muito útil para se livrar de chatos.

Os problemas começaram quando fui me logar na Epic Fail Store da Nokia. CINCO tentativas antes que ela decidisse abrir a janela de login. OK, entrei. Primeiro problema: TODA MALDITA VEZ a loja abre em português de portugal. Se é para chutar, ao menos usem direito o GeoIP. Já não basta os comerciais em espanhol que temos que aturar na TV por assinatura?

Logado percebi que a opção de download da aplicação desapareceu. Na verdade a aplicação inteira sumiu, provavelmente não era compatível com o N97. OK, plano B. Cliquei no link direto. Vou usar a opção “enviar para um amigo”. Coloco meu próprio número, recebo o link, baixo. Muitos programas “não compatíveis” até funcionam, vale testar, certo?

ERRADO!

Ao clicar na opção nada de formulário, e recebo a seguinte mensagem:

não quer "outras ótimas opções", obrigado.

Ou seja: Primeiro, o programa com descrição em português, telas em português feito pelos BRASILEIROS do (excelente) Instituto Nokia de Tecnologia “pode não estar em língua portuguesa” e isso é motivo para a Nokia me IMPEDIR de enviar o arquivo, afinal MALDITOS sejam meus amigos que não falem português. Em plena Era da Globalização eu não posso, segundo a Nokia ter amigos que falem Inglês, Finlandês, Alemão, Klingon ou Alterano.

“ah, é só corrigir o idioma”.  Não tão simples. depois disso você ainda tem que achar um telefone compatível com a aplicação (ele NÃO DIZ, é adivinhação pura) pois você não pode “enviar para um amigo” sem que o SEU telefone seja compatível.

Note que isso tudo está sendo feito da WEB, no SITE da OVI Store.

Conclusão: Depois de (mais essa) péssima experiência de uso na OVI Store, sugiro uma ação de rebranding, já que o produto não melhora ao menos a Nokia pode dar ao consumidor uma melhor idéia do que o está esperando, se ao invés de OVI Store, OVI loja ou coisa do gênero ela passar a se chamar…

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • insanenoah

    Sem contar que o aplicativo em si também NÃO cumpre o que promete.

  • E depois a Nokia ainda quer ser concorrente da Apple no mercado de telefones…

    Perde no Hardware, perde no software. Não devia ficar tentando ocupar o mesmo nicho. Ou ela resolve essa p#### da Store e do Symbian ou se contenta em vender aparelhos baratos daqueles que só ligam e recebem mensagem.

  • O meu celular tem essa funcionalidade não como app mas como função mesmo (a Samsung batizou de “chamada falsa” ou algo assim) e realmente salva tempo e saco. Esse da Samsung ainda dá pra gravar algumas palavras, para quando, você “atender” ao celular, se tiver alguém perto ele ouve os “zum zum zum” do “outro lado da linha”.

    Sobre a Ovi Store, achei que nesse meio tempo tinham melhorado.

    • jr

      Esse recursos dos Samsungs é bem útil mesmo (acredito que foi daí que os criadores desse da Nokia se inspiraram). Tem até naqueles que custam 300 reau. Outra função interessante é aquele que manda um SMS quando o SIM é trocado.

  • Eu comprei recentemente meu 5530 e eu acho um ABSURDO a Ovi Store. A Nokia não dá a mínima pra loja e é completamente abandonada.
    Eu uso tudo em inglês e como se estivesse nos EUA, então não tenho esses problemas de região. Consigo baixar qualquer app sem problemas, independente da região que ele está disponível.
    Nokia é boa em dumbphones, celulares normais, para pessoas normais. Para nós, que precisamos de smartphones, o Symbian é nosso INIMIGO. Eu prefiro muito mais o iOS que tem aquela App Store fantástica e completamente atualizada ou um Android com uma loja que está sendo melhorada e tendo mais apps todo dia.

  • tungah

    Buy an Android. Not a big deal.

    -Steve

    Sent from my EVO

    • Aqui, senhores e senhoras, um cidadão que NUNCA mexeu num Android, ou saberia que a fragmentação de versões torna o marketplace um inferno semelhante.

      • tungah

        @Carlos Cardoso, E aqui, senhores e senhoras, um cidadão que não entendeu o sarcasmo.
        Vou explicar, Cardosão. Olha só: o Steve que “assinou” o “email” do meu post, é o Jobs.
        Sacou agora?
        Ótimo.
        Boa sorte com o seu Nokia, pois eu estou muito feliz com o meu Milestone, obrigado.

        • jefferson.brit

          @Srs., também estou muito satisfeito com o meu xperia X10, mesmo com Android 1.6. O conjunto é maravilhoso. Mesmo refém desta “fragmentação”, encontrei todos os Apps que preciso sem problemas, mesmo os pagos. E olha que sou um ex-heavy user do iPhone (3G), o qual enjoei e vendi em função de suas inúmeras frescuras e limitações.

          Tem muita gente “comprada” no mundo, é bom trocar os óculos por vezes.

          []’s!

      • thiagovrsant

        @Carlos Cardoso, Não é nem de longe a mesma coisa. Os problemas com a corrente fragmentação é apenas um “Inconveniente” perto de situações como essa.

        Realmente não é o melhor dos mundos, mas ainda sim, bem mais prático e transparente que o que essa proposta inacabada (na verdade pode-se dizer ‘nem-começada’) da Nokia.

        Inteh…

  • O grande problema é sempre a perda de foco e ir na maré que muitas dessas empresas fazem, a Apple fez, mas pelo menso fez direito apesar dos poréns do grande controle que ela exerce, ai todo mundo resolve fazer igual e diz, ta vendo, também teremos nossa App Store. O mesmo se dá com seus iphones-killers e ipad-killers, todo mundo tenta entrar na crista da onde, tenta fazer igual, so que somente uma consegue vender em três dias 1,6 milhões de um único produto.

    Ainda não aprenderam que para algo fazer sucesso tem que se investir em ecossistema, e isso a Apple sabe fazer como ninguém, só que nem pra copiar direito essas empresas prestam.
    Por isso que o iphone e App Store continuam sendo meus favoritos.

    E tards, pelo amor de Deus, vao negativar outra pessoa, senão concorda com o que eu disse, simplesmente aperte Alt+F4.

    • @lordtux, Poxa, o editar faz falta hein.

  • nosphe.metal

    Ah, nada como a App Store…

  • A Nokia por estar no ramo de telecomunicações acha que tem que ser como as teles brasileiras, péssimo atendimento e coisas que ninguém explica.

    Alguém aqui viu uma ligação entre isso e um atendimento da Telefônica?

    • @Moisés Robles, Moisés, não acho que o atendimento da Nokia seja falho. Nas vezes que precisei fui muito bem atendido, inclusive me ligaram pra perguntar se o problema havia se repetido. Não sei com ql empresa trabalham, mas o suporte é satisfatório.

      • @@Manoel_Macro, eu estava me referindo ao “relaxo” da OVI em comparação aos atendimentos… E se formos falar sobre o atendimento da Nokia, minha noiva possui um Nokia 5530 que reinicia sozinho após enviar SMSs e o fabricante assume a falha mas não solta nenhum upgrade de software. Legal né?

  • Por falhas como essas é que a melhor fonte de apps para meu Nokia são comunidades no Orkut, testados e comentados. O sistema Music Store tb já decepcionou.

    • Taylo

      @manoelcca, exatemente, quando quero algum aplicativo é so entra na comunidade do seu aparelho que vc acha, mais como estamos falando de coisas distribuido legalmente o orkut fica forra 😀

      • @Taylo, Sim, tem razão. Mas estou falando de apps gratuítos, disponíveis tanto na OVI qnt em qq rede de compartilhamento 🙂
        O sistema Nokia parece ser ruim de propósito: Pelo computador vc se loga na OVI e escolhe o app e então tem q enviar ao celular um link por SMS (momento em q descobre se é compatível ou não). Acessa pelo celular e então tem q se logar e buscar pelo app. Ele é baixado e instalado e vc não tem acesso ao arquivo, assim, se precisar reinstalá-lo, terá q repetir o processo.
        Já passei por outras na MusicStore. Acessei para baixar um show do Queen promovido pelo Multishow, de graça. Não consegui até hoje, e o suporte não tem idéia de onde estejam mues códigos promocionais.
        O problema é o processo.

  • Dei para minha esposa um Nokia 5800 Xpress Music.
    Mesmo tendo direito a baixar “Milhões” de músicas grátis durante um ano, preferi colocar para ela um link para o 4shared no navegador, de onde poderá baixar as mesmas músicas com muito mais facilidade do que na pequena loja da Nokia. E outra, quando sai alguma atualização para o aparelho ela não precisa baixar tudo de novo…

  • Guilherme

    Qdo comprei meu N97 jurava q estava fazendo uma gde compra. Bastaram uns 2 ou 3 dias para me arrepender. Todos sabem q esse modelo foi um fiasco (eu n sabia na época) e para mim, como para muitos outros q gastaram uma boa quantia em um celular (eu n ganhei da operadora), isso acaba manchando a reputação da marca. Isso para mim é fato, já q como a Nokia n se preocupou em salvar o dinheiro de quem comprou esta [email protected] de celular, lançando um update q o fizesse melhorzinho, sei lá, q ao menos abrisse o hardware para q alguém portasse um linux e fizesse o aparelho mais usável. Esse n foi o primeiro mais será meu último Nokia, pelo falta de atenção q a empresa teve com usuários de gastaram uma grana com um aparelho ruim e uma plataforma totalmente obsoleta. Meu próximo vai ser um Android, sem pensar duas vezes. Qto a fragmentação de versões, pelo menos n é uma plataforma fechada como a da Apple. Isso já ponto a favor, e o número de desenvolvedores para a plataforma vem aumentando exponencialmente.

  • eduardodebastiani

    A Nokia investe milhões para a criação de aparelhos e faz uma loja dessas?
    Pelo menos nisso a Apple é muito boa, na facilidade das coisas.

  • Adquiri meu Symbian um Nokia 5530,por curiosidade de saber como é o sistema,para um aparelho simples eu fiquei bastante satisfeito,minha primeira decepção foi o Nokia Ovi suite,primeiramente por não ter uma versão para Linux,já que a Nokia está envolvida com o open source custava nada fazer…Segundo o Nokia Music Player o gerenciador de músicas estilo ITunes,eu sempre achei o ITunes pesado até usar o Nokia Music,extremamente lento e confuso,mais fácil e rápido transferir músicas pelo modo de dados.
    Até que resolvi usar o Ovi Store,uma desgraça,confuso,nunca salva minha localidade,e não consigo achar nada,nem meu próprio aplicativo de feeds que eu fiz do meu site eu acho.Outro problema e não poder baixar diretamente pelo site e fazer uma ponte com o Ovi suite,seria simples né?Sou obrigado a mandar o link para o celular e quando chega (se chegar) gastar meu pacote de dados .
    Sou obrigado a usar uma gambiarra medonha que é usar o User Agent Switcher e disfaçar meu Firefox de Nokia 5800 para o site da Ovi deixar baixar direto para o PC.
    Por essas e outras que sinto inveja dos mactards…

    • jr

      Infelizmente nenhum fabricante de celular é capaz de fazer um cliente desktop que preste. O que salva é o “modo pendrive”.

    • Eu poderia ter escrito esse comentário e não mudaria uma linha.

      • @Carlos Cardoso,Obrigado,me sinto lisonjeado!

    • @r0t3ch, A forma mais eficiente e rápida que encontrei de enviar musicas para o celular(N95) foi usando o windows media player no modo transferência de dados.

      • @aaocs,Eu particulamente prefiro o Ubuntu,mas como o Rhythmbox não o reconhece automaticamente sou obrigado a fazer gambiarra e usar um arquivo .is_audio_player, dentro do Nokia para o mesmo reconhece-lo.

  • É. O Ovi parece mesmo ter sido uma furada. Mas dava pra adivinhar. Todos estão partindo para o contexto das redes sociais. Principalmente porque questões de familiaridade, pois o povo é viciado em Facebook e afins.

    Mas será que ninguém se toca na questão de integração de perfis? Acham mesmo que do nada, vou passar o meu perfil, agenda, arquivos, informações para uma nova rede social, gastando metade do meu dia atualizando todas? Pô, integra logo com o Facebook, ou Google, ou OpenID. O que impera é a questão do domínio da base de usuários, o de sempre.

    Some isso a todos os problemas do Ovi citados pelos colegas. Era melhor a Nokia ter investido e mantido o Mosh. Tava muito bom e bem melhor do que o Ovi Store é hoje.

    Tomás
    http://www.tomasvasquez.com.br/blog
    “Ainda gosto da Nokia, mas assim tá difícil”

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis