Meio Bit » Hardware » Que tal escanear um livro de 200 páginas em 1 minuto?

Que tal escanear um livro de 200 páginas em 1 minuto?

Japoneses criam solução para escanear livros rapidamente.

14 anos atrás

Para digitalizar o conteúdo do Google Books são utilizados serviços de scan farms na Índia, onde centenas de pessoas escaneiam manualmente cópias físicas de livros. Não é um trabalho rápido nem barato, como todo mundo que teve a brilhante idéia de digitalizar a própria biblioteca e ter tudo em formato digital descobri quando tentei.

Alterar esse quadro sem criar equipamentos custando milhões de dólares não é fácil, mas ninguém melhor para manipular centenas de páginas em alta velocidade do que um povo afeito a tentáculos como os japoneses. Daí a invenção de Takashi Nakashima e Yoshihiro Watanabe, da Universidade de Tóquio, que deve ter despertado atenção do Google, se eles lerem o Neatorama.

O conceito é simples e óbvio, como toda idéia genial: Que tal simplesmente folhear um livro? A gambiarra (no bom sentido) criada por eles utiliza uma câmera de alta velocidade que fotografa 500 quadros por segundo, em resolução de 1280x1024, mais que suficiente para fins de OCR.

"Ah, mas fica tudo torto e não vai dar pra reconhecer o texto"

CALMA TROLLZINHO. Os japas sabem o que fazem. Após cada frame é emitido um laser que gera um padrão geométrico na página. De posse das duas imagens, trigonometria básica é utilizada e a imagem é reposicionada, a página torta se torna reta. Daí é só mandar pro OCR e ser feliz. Veja e admire-se:

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários