Com atraso, WordPress 3.0 ‘Thelonious’ é lançado

Demorou um pouquinho mais do que estava previsto, mas a versão final do WordPress 3.0 enfim saiu. Mantendo a tradição, essa versão também traz um codinome que homenageia uma grande estrela do jazz, no caso, Thelonious Monk, pianista e compositor americano.

As principais novidades da nova versão, já comentadas num post passado baseado no Release Candidate, dizem respeito novas APIs de temas, novo tema padrão, o Twenty Ten, e a fusão entre o WordPress “tradicional” e o MU (multi-user) transformando-o numa ferramenta completa para gerenciar redes de blogs.

O vídeo abaixo, da Automattic, explica e demonstra o que há de novo:

A atualização, como de rotina, pode ser feita diretamente pelo painel administrativo do WordPress. E embora ela funcione bem na maioria dos casos, um bom backup do banco de dados antes de iniciar o procedimento é mais do que recomendado.

Relacionados: , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • Marcell Almeida

    Só tem um problema, ele reseta algumas opções e buga alguns sites, é bom fazer o teste que o WordPress recomenda antes fazer o update.

  • giancarlozero

    Gostei bastante do novo WordPress. Realmente ficou mais leve e mais bonito. Ainda não tive tempo de testar todas as novidades, mas eu senti falta justamente da opção de criar múltiplos blogs, vinda do WordPress MU.

    Lembro que até a versão Release Candidate essa opção ficava dentro de Options > Network. Agora eu não acho essa opção em parte alguma das minhas instalações do WP. Alguém tem ideia de como acessar essa opção?

  • Quando atualizei tive problema.
    Dava um erro de linha 289. Era um plugin, Podcasting qualquer coisa. Mas o forum do WordPress é tudo de bom. De qualquer forma como já havia embanado tudo, entrei via FTP e apaguei o mardito e o blog ficou online de novo!

  • Vamos aguar a migração do MB 😉

    Enquanto isso vou testar e ver se migro meu velho blog que preciso postar 😛

    • thE Masterkey Blaster

      @Moisés Robles,
      por favor avisem antes de migrar pessoal… não nos deixem a ver navios… 🙁

  • gabidavila

    Pra quem não achou como ativar o WPMU: tem um tutorial no Codex, tem q adicionar a seguinte linha ao wp-config.php: define(‘WP_ALLOW_MULTISITE’, true);

    Link: http://codex.wordpress.org/Create_A_Network

    • giancarlozero

      @gabidavila, Muito obrigado! Eu estava mesmo doido pra usar esse recurso e nem lembrei de procurar no Codex.

      Valeu mesmo!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia