Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft ganha aliados contra o "phishing"

Microsoft ganha aliados contra o "phishing"

18 anos atrás

Phishing é uma forma de engenharia social, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis/confidênciais, tais como senhas e números de cartão de crédito/débito, ao se fazer passar como uma pessoa/site confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um e-mail ou uma mensagem instantânea. O Phishing usa cada vez mais sofisticadas artimanhas para "pescar" (fish) as informações sensíveis/confidênciais dos usuários.

Três novos provedores de dados (Cyota, Internet Identity e MarkMonitor) passarão a fornecer à M$ informações sobre websites utilizados para fazer phishing. A iniciativa busca melhorar a proteção oferecida pelo serviço Microsoft Phishing Filter e pela tecnologia Microsft SmartScreen.

O Phishing Filter, lançado em julho de 2005, ajuda a proteger os usuários contra phishing ao navegar na Internet. O serviço está disponível por meio do Phishing Filter Add-In presente no MSN Search Toolbar, e também no Internet Explorer 7 para Windows Vista e Windows XP Service Pack 2, ambos atualmente em versão de teste beta 1.

As informações sobre phishing oferecidas por essas empresas também serão utilizadas para auxiliar o Microsoft SmartScreen na detecção de phishing em mensagens de e-mail enviadas para clientes do MSN Hotmail e do Windows Live Mail beta.

Apesar de relatórios recentes indicarem que o problema do spam pode estar em declínio no mundo todo, a ameaça representada pelo phishing continua a crescer. De acordo com o APWG (Anti-Phishing Working Group), foram reportados 806 sites de phishing em agosto de 2004, número que saltou para 5.259 em agosto deste ano. Um absurdo!

Mais informações sobre o Microsoft Phishing Filter e outras abordagens do problema podem ser encontradas aqui. [em inglês]

A versão final do Add-In para o MSN Search Toolbar pode ser baixada aqui. [em inglês]

relacionados


Comentários