Meio Bit » Arquivo » Internet » Alternativas ao Google Analytics

Alternativas ao Google Analytics

Agora que o Analytics permite aos usuários ficarem "invisíveis", que tal conhecer alternativas ao sistema de estatísticas para sites do Google?

14 anos atrás

Estatísticas são importantes.

Estatísticas são importantes.

O inesperado anúncio do Google de uma extensão para IE, Firefox e Chrome que permite aos usuários ficarem "invisíveis" para a ferramenta de estatísticas Analytics caiu como uma bomba. Embora previsões apontem que a adoção dessa solução por parte dos usuários será baixa, para quem lida profissionalmente com estatísticas de domínios, a novidade joga contra a credibilidade que se espera de uma ferramenta do gênero.

O impacto dessa mudança ainda é desconhecido, mas desde já é bom irmos pensando em alternativas. Talvez nada mude, mas se alternativas forem necessárias, melhor se as tivermos prontas para uso. Abaixo, três alternativas ao Google Analytics.

Reinvigorate

  • reinvigorate.net

Está em beta fechado, acessível mediante pedidos, há anos, mas mesmo assim parece ser competente e traz um plus interessante em relação ao produto do Google: estatísticas em tempo real. A qualquer momento, pode-se ver quantas pessoas estão online no site, dado esse que se junta aos já tradicionais, como visitas únicas, page views, tempo de permanência, etc.

O Reinvigorate ainda conta com uma espécie de "heat map", que permite visualizar as áreas em que os usuários mais clicam, e tem um cliente desktop para monitoramento. Parece ser um substituto bastante competente ao Analytics, se você tiver paciência de esperar o recebimento de um convite...

Clicky

Também traz como diferencial estatísticas em tempo real, mas vai além disso. Na home do serviço, existe uma tabela comparativa enorme, destacando os recursos que o Clicky tem. Exportação de dados, alertas, acompanhamento de downloads, estatísticas do Twitter, RSS, integração com encurtador de URL próprio, versão para iPhone e até programa de afiliados. Ufa!

De todos testados, o Clicky tem o visual mais simples e direto. A interface é bem facilitada, e mostra sem muita frescura os dados mais importantes.

AWStats

Esse não tem cadastro, nem nada do tipo, e para funcionar, precisa ser instalado no servidor. Na geração dos dados, utiliza informações do próprio servidor ao invés de colhê-los via código JavaScript. Qualquer hospedagem simples traz o AWStats pré-instalado, e o nível de detalhamento é bastante satisfatório.

Não há estatísticas em tempo real, nem nada relacionado a redes sociais, mas para quem quer dados, informações "cruas" sobre a visitação de um domínio, tem nesse sistema uma ótima ferramenta.

***

Conhece alguma outra alternativa? Tem algo a dizer sobre as três mostradas no post? Conte para nós!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários