30 anos de Pac-Man (e doodle funcional para comemorar!)

Estamos atrasados para a festa? Espero que não!

Hoje um dos jogos mais divertidos de todos os tempos completa 30 anos! Pac-Man, aka “Comi-Comi”, criado pelo japonês Tōru Iwatani, é um dos games mais antigos e celebrados de que se tem notícia. Nem as tentativas de transformar o personagem nalgo com cara (literalmente) ou os terríveis jogos plataforma da série, tiram o brilho desse trintão que ainda diverte jovens e adultos.

Para celebrar essa importante data no mundo dos games e da cultura pop em geral, o Google fez algo inédito: criou um doodle “jogável”. O clássico jogo foi adaptado ao formato da logo do Google, e clicando no botão “Insert Coin” (“Insira moeda”), onde normalmente fica o “Estou com sorte”, a jogatina começa. E não se engane: o joguinho não tem nada de Flash, foi feito puramente com HTML5 com JavaScript.

PAC-MAN no Google.

PAC-MAN no Google.

Há dois detalhes bacanas sobre esse doodle: ele ficará em vigor por dois dias (hoje e amanhã), e há um easter-egg, o modo multiplayer para dois jogadores locais. Basta clicar novamente no botão Insert Coin, e Ms. Pac-Man aparecem controlável pelas teclas WASD.

Para fechar, você sabia que o nome original do jogo é “Puck Man”, e que só foi alterado para Pac-Man nos Estados Unidos pela Midway por receio da empresa de que vândalos alterassem a letra “P” para “F” formando uma palavra não muito apropriada para ambientes frequentados por crianças e famílias?

Relacionados: , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples