Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DG Foto Art – prático e rápido

DG Foto Art – prático e rápido

14 anos atrás

Desde a semana passada estou brincando com um programinha chamado DG Foto Art. Qual a grande sacada dessa pequena peça da manipulação? Montar, automaticamente, páginas para álbuns (casamento, debutantes, aniversários) ou convites e calendários. Aqui, tudo que você levaria horas para montar no Photoshop, é feito de maneira automatizada em templates pré-prontos. Embora existam outros programas com essa finalidade, esse que tenho em mãos é o mais famoso membro dessa família. Veja abaixo um pouco do que aprendi.

A instalação do programa é rápida e sem problemas. A versão que está comigo (e que me foi dada por um amigo que já não usa mais o software) é a 5.2. Depois que o software estiver instalado, chega a vez dos templates serem colocados para rodar. Junto com essa versão, veio um DVD com mais de 20 temas diferentes. Existe a possibilidade de adquirir outros DVDs com outros temas. Ao iniciar o software nos deparamos com a seguinte interface gráfica.

album_04

Na parte superior encontramos um menu de ferramentas de edição, como o zoom, recortar, copiar e colar. Na coluna da esquerda temos os templates que estão instalados no computador e disponíveis para serem utilizados. Na barra inferior temos as fotos que iremos usar em nosso projeto e algumas ferramentas de edição de imagens, como brilho, saturação e contraste. Para iniciar o trabalho é só clicar em Arquivo e selecionar Novo Álbum/Projeto. Aqui devemos escolher o tamanho do álbum (isso deve ser visto com a empresa que vai imprimir o seu produto) e detalhes como o local onde ele vai ser salvo. Existem algumas proporções pré-programadas nessa caixa, mas você pode inserir a sua própria. Em nosso caso, vamos produzir uma foto de tamanho 20x30cm.

O programa cria uma folha em branco com divisões em quatro quadrantes e uma margem que representa aquela zona que pode ser perdida na hora da revelação. É possível editar esse arquivo em branco utilizando as ferramentas do programa e criar algo exclusivo, mas esse não é o principal objetivo do software. Vamos escolher um dos templates disponíveis na barra de ferramentas da esquerda.

album_03

O template, ao ser inserido, mostra os espaços disponíveis para inserir as imagens. Para que elas sejam colocadas nos seus devidos espaços, é só se dirigir até a barra inferior, escolher a imagem e arrastar ela com o mouse até o local definido. O encaixe da foto é automático no local, porém o enquadramento pode ficar defeituoso. Nesse caso, é necessário clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção Cortar. É aberto uma opção onde você pode escolher o tamanho da foto e o local que vai se encaixar no local do template. Depois que o corte estiver perfeito, você ainda pode clicar em todas as imagens do template e editar os efeitos que cada uma pode ter. As características editáveis são Opacidade, Bordas, Suavização e Efeito de Embaçamento (é esse o nome mesmo).

album_02

Depois de terminado o serviço de edição é só salvar o projeto e entrar na janela de exportação. Aqui, vamos transformar o arquivo que editamos em uma figura que vai ser mandada para a impressão. É só clicar em Arquivo e em Exportar. Nessa janela, escolhemos onde as figuras vão ser exportadas, sua definição em DPI e o formato do arquivo. Podemos escolher entre JPEG, PNG, TIFF, GIF, entre outros. Pronto, a primeira página de seu álbum de casamentos está pronta.

album_01

O programa é muito fácil de gerenciar e o fato de estar em português ajuda muito. Alguns dos templates possuem algumas frases clichês espalhadas pela imagem, mas algumas estão em inglês, então é necessário lembrar de apagá-las antes de exportar o arquivo. Como ponto positivo do software, é bom apontar que ele é rápido e pode ser uma mão na roda para quem não entende nada de design no Photoshop. É possível montar um álbum completo em uma tarde de trabalho. Porém, o lado negativo é forte também. Alguns templates são muito bregas (opinião de fotógrafo), sem falar que seus clientes não estão levando um produto exclusivo. Cabe a você pesar os prós e contras do uso.

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários