Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » O Último Vôo da Atlantis

O Último Vôo da Atlantis

14 anos atrás

Em 13 de Abril de 1981 O assunto no recreio era um só: A molecada toda estava pirando com o que tinhamos visto no Jornal Nacional: A NASA havia lançado uma nave espacial DE VERDADE, não um foguete, mas algo próximo do que estávamos acostumados, graças aos seriados de ficção científica, gibis e livros.

Uma nave reutilizável, com astronautas/pilotos, asas e quem sabe... LASERS!

Dois dias depois depois do lançamento em 12/5/1981 assistimos extasiados o pouso da Columbia, sob o comando preciso de John Young e Robert Crippen, nomes que não preciso da Wikipedia para lembrar, dada a importância que o evento teve na mente de um guri de 12 anos.
Era o princípio da Exploração Espacial a sério, o Espaço não era só a Fronteira Final, também era o local de trabalho de homens e mulheres, frotas de shuttles voariam em missões se não corriqueiras, no mínimo comuns. Quando os russos anunciaram o Buran, nem nos preocupamos em ser ele uma versão kibada do Shuttle, a idéia de mais naves era excitante demais.

Infelizmente o Shuttle já nasceu velho. Seu gênese é anterior ao projeto Apollo, por mais atualizações que tenham feito em essência é um design caro, ineficiente e -sejamos realistas- perigoso. Por isso a NASA decidiu aposentar a frota. Aos poucos os shuttles remanescentes irão ser descomissionados. Até o final de 2010 diremos adeus à Discovery, à Endeavour e à Atlantis. Essa fará seu Vôo Final HOJE.

Isso mesmo: Depois de 31 viagens ao espaço ela irá levar um dos últimos módulos da Estação Espacial internacional, na missão STS-132. uma tripulação de 6 astronautas passará 12 dias em órbita, após o que (se tudo der certo) a Atlantis será descomissionada. Espero, com uma bela cerimônia.

Felizmente ela terá destino melhor do que outras grandes naves, que viraram lâminas de barbear ou alvos de teste de torpedos ou bombas nucleares.

A NASA como sempre (mas não por muito tempo) transmitirá o lançamento ao vivo. A NASA TV pode ser acessada via internet através deste link aqui. Os "weather weenies" deram 70% de chance de decolagem, se São Pedro ajudar. São Newton já disse que por ele tudo bem. O horário será 15:20, hora de Brasília. 14:20, EDT.

Se a vida fosse um filme o final ideal para a Atlantis envolveria o Especialista da Missão Michael Good comunicando que Houston estava ordenando que a Atlantis retornasse para ser descomissionada. Então o Primeiro Oficial Dominic Antonelli diria que se fosse humano a resposta seria "Para o Inferno com as ordens". Com um sorriso o Comandante Kenneth Ham daria a ordem ao navegador: "Segunda estrela a direita, siga em frente até amanhecer".

relacionados


Comentários