Meio Bit » Arquivo » Games » 80% dos Usuários Symbian trafegam menos de 100MB/mês

80% dos Usuários Symbian trafegam menos de 100MB/mês

14 anos atrás

Para dar uma idéia do quanto isso é pífio, o limite diário da Internet pré-paga da Vivo é 250MB. Quando o consumo mensal é menos da metade da franquia diária de uma operadora de celular brasileira, temos problemas.

Os dados são de uma análise mundial dos acessos da rede comunitária WeFi, com mais de 56 milhões de usuários no mundo todo.

Nisso também entra o Android, mais de 50% dos usuários também estão nesse limite de 100MB/mês. Na faixa de 100-500MB o Android fica com 30% do uso, o Symbian cai pra 15%. Qual o motivo?

Simples: iPhones (e Androids) foram projetados para uso contínuo online. O Symbian assume a conexão de dados como um serviço extra, e pune o usuário por isso. Há literalmente dezenas de configurações. Um programa como o Mail for Exchange exige que você identifique qual a conexão de dados utilizada, e não faz fallback do WIFI para 3G automaticamente. A OVI Store tenta utilizar a conexão de dados definida no navegador. O navegador, mesmo que você configure para utilizar sempre uma conexão, ele pede PERMISSÃO para acessá-la. O que convenhamos é desnecessário. Se eu quero acessar uma página, o uso da conexão de dados está implícito.

O Symbian como está hoje é um Windows com Discador. Pode funcionar muito bem (vide o NT) mas não foi pensado para a vida online. A nova versão tem que resolver esses problemas, pois não faz sentido em 2010 seu celular ainda ficar pedindo "escolha sua conexão", e muitos usuários não querem (ou sequer sabem) o que é isso.

Para um HeavyUser é um incômodo, para um usuário convencional, é um impeditivo.

Agora: COMO a Nokia vai manter a base instalada de softwares Symbian, ao mesmo tempo que tornará o sistema operacional algo moderno e dentro da expectativas do consumidor atual?

A Apple e o Android não precisaram fazer isso, a Microsoft chutou o pau da barraca e baldou o Legado. Deve a Nokia fazer o mesmo? Como Biatch do Symbian, EU não gostaria, mas ao mesmo tempo a insatisfação cresce. Talvez seja hora de ousar (afinal nem o N900 salvou o mundo) e não se preocupar em jogar fora a água da banheira junto com o bebê. Jogue, e em seguida adote uma coreana de 16 anos. Solução perfeita.

E não, não é jogo para a Nokia adotar Android ou WindowsPhone. Hardware está se tornando commodity. O dinheiro está em serviços, a plataforma que melhor oferecer aplicações sem complicação, que melhor souber monetizar o espaço, vence. Daí a brilhante estratégia da Apple em lançar o iAd, transformando o incômodo da propaganda em conteúdo agregado. Só se pode fazer isso sendo dono do sistema operacional.

O relatório completo da WeFi em PDF pode ser acessado neste link.

Fonte: Symbian Freak

relacionados


Comentários