Meio Bit » Arquivo » Software » Ubuntu 10.04 LTS: ele está entre nós!

Ubuntu 10.04 LTS: ele está entre nós!

Mesmo com bug de última hora (resolvido), Ubuntu 10.04 Lucid Lynx é lançado em alguns sabores. Baixe agora!

14 anos atrás

Após meses de muita expectativa, saiu há pouco o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, novíssima versão da distribuição Linux mais "humana" do mercado. A Canonical chutou o balde, e deixou pra lá a interface Human e seu esquema de cores laranja-cocô, apostando num visual mais Mac-like pautado nas cores roxa e laranja. O visual é, de longe, a mudança mais visível, já que como vimos anteriormente, vai além do esquema de cores; praticamente tudo, do logo ao tema, foi alterado.

Ubuntu 10.04 LTS.

Ubuntu 10.04 LTS.

Além da parte visual, a nova versão, que tem suporte estendido, de dois anos (LTS, Long Term Support), traz alguns incrementos. O tempo de boot foi drasticamente reduzido, os programas padrões, simplificados (tchau, GIMP!), adição de um editor de vídeos, o PiTiVi, recursos sociais centrados no menu "Me" e aplicativo Gwibber, e suporte nativo ao Ubuntu One, serviço de hospedagem e sincronia de arquivos na nuvem, e Ubuntu One Music Store, loja virtual de músicas baseada na 7Digital.

  • Tour do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx (em inglês).

Além da versão tradicional, algumas "variantes", tais como Netbook Remix e Server, também já foram atualizadas. As demais sofrerão atraso por conta de um bug crítico encontrado depois que as imagens ISO estavam compiladas. O bug, que afeta o gerenciador de boot GRUB2, pode fazer com que instalações em dual boot sumam com o outro sistema da inicialização. O sistema afetado continua instalado, e o problema é reversível, mas para uma distro que se diz fácil para qualquer um, esse é o tipo de problema meio difícil de engolir.

Para não atrasar o lançamento, refizeram as imagens ISO das principais versões (desktop 32 e 64-bit, Netbook Remix e Server), e as liberaram. As demais devem surgir logo.

O fim de semana será divertido. Alguém mais aí vai tirar o sabadão para dar uma olhada no novo Ubuntu? 🙂 .

Fontes: Lifechacker, Download Squad.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários