Meio Bit » Arquivo » Mobile » 10 8 motivos para empolgar-se com o Nokia N8

10 8 motivos para empolgar-se com o Nokia N8

O Nokia N8 não empolgou? Veja uma lista de recursos que talvez passaram batido. Afinal, ele pode ser um bom smartphone top de linha...

14 anos atrás

Dia desses a Nokia anunciou seu próximo top de linha, ou quase isso, o Nokia N8. Lá se vão alguns anos desde que a fabricante finlandesa emplacou seu último hit, o N95. Desde então, entre erros e acertos, tivemos algumas aberrações como o N97 e nenhum tão impactante e adorado como o hoje veterano N95.

Calejados e desconfiados, é difícil ver alguém totalmente empolgado com o N8. O smartphone tem especificações legais, mas ante as decepções recentes, é difícil não ficar com um pé atrás. Joe Wilcox, redator do BetaNews, é um desses poucos que contam os dias para pôr as mãos no N8. Ele listou, num artigo, dez motivos para empolgar-se com o Nokia N8, e à parte alguns exageros, como dizer que o aparelho "pode mudar tudo", e algumas justificativas específicas para o mercado americano, como as frequências/operadoras suportadas, vale a pena conferir as ideias do cara - algumas fazem sentido e passaram batidas por todos nós.

Nokia N8.

Nokia N8.

Symbian^3

É, o Symbian velho de guerra. Um dos mais antigos sistemas móveis do mercado, agora em nova versão, mais adequada às necessidades atuais - leia-se suporte a redes sociais. Mas, além de Facebook e Twitter, a nova encarnação do Symbian trará novidades no gerenciamento de redes e memória, recursos como saída HDMI e uma interface remodelada.

Câmera de 12 MP

Exemplo de foto tirada com Nokia N8.

Exemplo de foto tirada com Nokia N8 (clique para ver em tamanho natural).

Não dá para se enganar: por melhores que sejam, câmeras de celulares ainda sofrem com granulação e outros problemas crônicos derivados de sensores minúsculos. Nesse mar de decepções, a Nokia sempre conseguiu destacar-se pela ótima qualidade das câmeras que equipam seus Nseries, e com o N8 não será diferente. Não dá para aposentar a DSLR, mas as point-and-shots, a julgar pelas amostras publicadas no blog oficial (e comentadas pelo Gilson), é possível, tranquilamente.

Flash de xenônio

Raríssimos em celulares, mas tão úteis... O último Nokia a trazer flash de xênon foi o N82 (tenho um, por sinal), e a cada N9-alguma-coisa lançado sem isso, com aquele flash de mentirinha LED, as vaias eram certas. Esse tipo de flash ajuda muito em situações de pouca luz, e embora não sejam suficientes para evitar granulação, ajudam a deixar as fotos visualizáveis.

Vídeo em alta definição (720p)

Faz tempo que 640x480 deixou de ser padrão em filmagens para Internet. Hoje, todos os principais sites de vídeo já suportam 720p, o "primeiro nível" de alta definição. Celulares capazes de filmar nessa resolução ainda são raríssimos, e o Nokia N8 estará entre eles. Um exemplo foi liberado, e é de cair o queixo:

Tela capacitiva

Sabia que, de toda a linha de smartphones touchscreen da Nokia, até agora somente o Nokia X6 possuía tela capacitiva? O Nokia N8 é o segundo modelo, o primeiro Nseries, com essa tecnologia que, ao invés de levar em conta toques físicos para propiciar a interação homem-máquina, responde através de impulsos elétricos - o que aumenta consideravelmente a vida útil e precisão do manuseio.

Saída HDMI

Fazendo fotos com 12 MPs, e filmes em 720p, era mais que obrigação, não? Mesmo assim, vale constar.

Redes sociais unificadas

Muitos já fazem isso, como a Motorola e seu MotoBlur, e a HTC e sua Sense UI, mas a promessa da Nokia é mostrar como se faz certo essa fusão de redes sociais na palma da mão. Não há muitas informações além de um vídeo mostrando a integração do Facebook com recursos do Symbian^3, como agenda e galeria de imagens.

Preço

€ 370,00 é quanto a Nokia pedirá pelo N8 livre das operadoras. Um preço bem tentador, que deve cair muito subsidiado pelas operadoras. Se a Nokia manter esse preço agressivo aqui, no Brasil, o N8 corre o sério risco de tornar-se muito popular.

E aí, empolgou?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários