Meio Bit » Arquivo » Games » Estaria o iPhone mudando os games?

Estaria o iPhone mudando os games?

Artigo do Mashable mostra porque a plataforma da Apple está mudando os games como os conhecemos.

14 anos atrás

dori_iph_26.04.10

Há pouco recebi do meu camarada Rodrigo Ghedin a indicação de um artigo publicado no Mashable onde o autor explica porque o iPhone/iPod Touch/iPad está mudando a maneira como conhecemos os jogos eletrônicos e para isso Samuel Axon cita quatro fatores que explicam o porque dos aparelhos da Apple serem a melhor plataforma de jogos desde o início da década de 90.

O problema, na minha opinião, é que as três primeiras virtudes do iPhone podem também serem vistas como desvantagens. É verdade que o baixo custo de produção permite que os desenvolvedores experimentem novas mecânicas e consiga levar ao jogador novas maneiras de se divertir e que jogos que custem pouco são o sonho de qualquer pessoa, motivo pelo qual a App Store pareça o paraíso, contudo, esses dois aspectos praticamente inviabilizam a plataforma como um lugar ideal para grandes produções e não é difícil entender porque não exista, ou pelo menos não em grande número, um “God of War” ou um “Crysis” para esses dispositivos.

De acordo com o autor, o terceiro ponto é aquele que considero o mais controverso. Acho que todos concordam que facilitar o esquema dos controles é um ponto primordial para atrair novos jogadores e nesse sentido a Apple fez um ótimo trabalho com a tela sensível a múltiplos toques e o sensor de movimentos, mas eu continuo me sentido não concordando com a ideia de ser obrigado a jogar sem utilizar botões, direcionais e alavancas analógicas. Sei que minha opinião é a de quem jogou a vida inteira dessa maneira, aperfeiçoando desde o Atari a “habilidade” de usar controles com cada vez mais botões e confesso ainda não estar acostumado com a novidade.

Quanto ao quarto tópico, a capacidade de criação de uma rede social que aproximará os jogadores graças ao futuro lançamento do Game Center, acho que ela só pode ser mesmo considerada uma vantagem para aqueles que alguns rotulam como jogadores casuais (donos de Wii e DS), já que tanto o Playstation 3 e o Xbox 360 há muito contam com tal característica.

Com isso você deve pensar que odeio o iPhone/iPod Touch/iPad e que acho que eles nunca influenciarão o mercado, mas não é bem assim. Acho que a plataforma da Apple possa ditar algumas regras, assim como o Wii e o DS fizeram, inclusive chutando para escanteio alguns concorrentes, contudo, tenho lá minha dúvidas se é este tipo de mercado que quero para mim. Além disso, me incomoda a maneira como o autor dá a entender que os jogos mais elaborados estariam com os dias contados porque a empresa da maçã (ou qualquer outra) está tendo sucesso atingindo um público que procura diversão rápida e descompromissada. Eles podem dominar o mercado e fazer com que uma Epic produza um tower defense do Gears of War? Sem dúvida, mas por isso não veremos mais o lançamento de um Unreal Tournament? Não acredito, seria capaz de apostar de que ainda há espaço para todo mundo.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários