Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Jetyo HDV-T900 – Câmera de vídeo ecologicamente equilibrada

Jetyo HDV-T900 – Câmera de vídeo ecologicamente equilibrada

Jetyo lança primeiro equipamento de vídeo que utiliza luz solar para carregar as baterias.

14 anos atrás

jetyo HDV-T900

Hoje a temática ambiental pode ser usada para vender qualquer coisa. A promessa de equipamentos que sejam fabricados de maneira que respeitem o meio ambiente ou que gastem pouca energia são a grande jogada das indústrias nesse começo de século.

Por conta disso, não podemos deixar de destacar a HDV-T900, a primeira câmera de vídeo do mundo a se utilizar de energia solar para carregar suas baterias. Antes que todos fiquem maravilhados com a notícia, cabem aqui alguns esclarecimentos. A câmera é fabricada pela Jetyo (empresa chinesa de quinquilharias) e ao ver as especificações do equipamento, temos a impressão de ser algo que seria comercializado pela Tecnomania aqui no Brasil.

A câmera grava vídeos em alta definição com 1280x720 pixels com 30 fotogramas por segundo. Além disso, ela também pode fazer fotos com 5 megapixels, sendo que existe a possibilidade de interpolação até 12 megapixels. Só de usar a palavra interpolação eu já fico arrepiado. A câmera é equipada com um sensor CMOS de 1/2,5 polegadas, possui memória interna de 32MB (porém com capacidade para até 32GB com cartões SD), grava os vídeos com o formato *.MOV, e, por incrível que pareça, é alimentada por quatro pilhas AAA recarregáveis. A característica mais curiosa é que a forma de carregamento das baterias é através de um painel solar que se encontra instalado acima do monitor LCD de 3 polegadas. Para aumentar um pouco a desconfiança sobre o equipamento, ele não possui zoom ótico, apenas zoom digital de 8x.

Poderia ser uma característica revolucionária, se não fosse tão estranho. Ainda mais que o site não informa quanto tempo as baterias proporcionam de funcionamento à câmera ou quanto tempo leva o carregamento das baterias pelo painel solar.  Procurando pela net, encontrei um texto no Engadget fazendo pequenos cálculos matemáticos sobre as necessidades energéticas do equipamento. Como a empresa afirma que a corrente do painel solar é de 120mA, então uma pilha de 2500mA levaria 25 horas para ser carregada. E isso falando de apenas uma pilha. Dessa maneira, é bom você ter outra forma de carregar suas baterias ou não ligar por deixar sua câmera vários dias ao sol.

Posso estar senso ranzinza em minha análise, mas acho que o equipamento tem grandes possibilidades de ser uma tremenda bomba.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários