Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Prepare-se para ser controlado remotamente

Prepare-se para ser controlado remotamente

18 anos atrás

Depois de apresentar ao mundo uma barata controlada remotamente, os japoneses fizeram demonstrações em público de um controle remoto usado em seres humanos. O reporter da Associated Press se mostrou impressionado com a tecnologia: "Um fone de ouvido especial foi colocado no meu crânio durante uma demonstração recente em um centro de pesquisa da NTT. Ele enviou uma pequena corrente elétrica por trás do meu ouvido - tanto da esquerda pra direita como da direita pra esquerda, dependendo da direção do movimento do joystick do controle remoto... Eu sentia uma misteriosa e irresistível vontade de começar a andar para a direita sempre que o pesquisador movia o controle para a direita. Eu estava convencido -erroneamente- de que essa era a única maneira de me manter equilibrado. O fenomeno é indolor mas dramático. Seu pé começa a se mover antes que você se dê conta disso. Eu podia inclusive controlar a mim mesmo com o controle em minhas mãos". 

Embora os pesquisadores afirmem que o dispositivo não faz mal a saúde, o reporter teve que assinar um termo dizendo que ele estava sob sua conta e risco.

As empresas pretendem utilizar a tecnologia em videogames, para aumentar o grau de realismo, e também em players musicais, aonde seria possível fazer uma pessoa literalmente dançar involuntariamente, pulsando ao som da música. 

Mas obviamente há aqueles que afirmam que isso poderá vir a ter outros usos não tão pacíficos como por exemplo controlar soldados remotamente, seja para o ataque ou defesa, ou como uma arma não letal, já que se pretende evoluir a tecnologia ao ponto de não precisar usar o fone de ouvido especial para controlar alguém.

Nos foruns adivinhem qual é a idéia de uso mais predominante...    

relacionados


Comentários