Meio Bit » Arquivo » Internet » Netvibes + Writely = web 2.0

Netvibes + Writely = web 2.0

18 anos atrás

Na briga pela preferência dos usuários, os agregadores de feeds rss deixaram de oferecer um simples leitor de texto e procuram agregar cada vez mais funções. Desde o dia 20/10/2005, o netvibes oferece integração com a ferramenta Writely, que já foi postada aqui pelo Leo .

O Writely, por sua vez, se integra perfeitamente com várias ferramentas de blog como o blogger.com, liveJournal, squarespace (dentre outros) e servidores próprios (ou customizados) como o Movabletype e o MetaWeblog. Esta é uma integração muito importante, não só pela comodidade mas pela possibilidade de colaboração entre os membros de um blog. Pronto, o ciclo está fechado: o agregador de feeds se integra com uma ferramenta de edição (colaborativa), que se integra com a ferramenta de publicação, que gera o feed, que por sua vez, é lido pelo agregador (ufa!).  O Bloglines ja oferecia uma ferramenta de blog, mas é publicado dentro do próprio Bloglines, e não existe a possibilidade de publicar um blog externo.
Existem outras opções, como o Writeboard, mas nós testamos e gostamos mais do Writely, não só pela sua integração com o Netvibes, mas também pela interface que é melhor, mais "user-friendly" e mais completa, com ícones bem feitos e que lembram muito os editores de texto do tipo Microsoft Office. Este editor WYSIWYG oferece várias ferramentas de formatação de texto, inserção de imagens, tabelas e links. Tudo fácil, simples e intuitivo. Como se isso não bastasse, você, que entende de programação e a linguagem HTML, pode meter a mão na massa e editar o código fonte como desejar.
Por enquanto o Writely está na versão beta e ainda é gratuito. Vamos ver se este aplicativo começa a oferecer serviços pagos, ou é comprada por alguma companhia maior (Google ou Yahoo, por exemplo).
O Writely, juntamente com o Netvibes e demais ferramentas on-line da Google, sintetizam bem o conceito de web 2.0 e nos dão uma mostra do que está por vir.

--

Este foi o primeiro post (efetivamente) colaborativo do meiobit.com, produzido via Writely por Leo Faoro, Laker e Renato Giovanny.

relacionados


Comentários