Meio Bit » Arquivo » Fotografia » A Luz Perfeita – Guia de Iluminação para Fotógrafos

A Luz Perfeita – Guia de Iluminação para Fotógrafos

Livro de Bill Hurter mostra como trabalhar a luz em diferentes situações.

14 anos atrás

Capa

 

Sempre vejo em sites e blogs voltados para a fotografia digital uma grande preocupação em discutir a qualidade dos equipamentos, seus recursos tecnológicos e qual câmera seria necessária para determinada atividade profissional. Porém, vejo pouca discussão sobre um fator fundamental na fotografia:  a Luz. Sempre digo para meus alunos que o que estamos registrando não são objetos e pessoas e sim a luz que reflete desses objetos e pessoas. É possível fotografar até sem ver o objeto, mas sem a luz não existe maneira de registrá-lo.

É por conta disso que fico muito feliz em ter em minhas mãos o livro A Luz Perfeita – Guia de Iluminação para fotógrafos, escrito pelo fotógrafo Bill Hurter e publicado no Brasil pela Editora Photos. Uma rápida procura pela internet sobre o tema luz para fotografia ou fotometria, vai retornar alguns resultados interessantes e muita informação superficial. Por esse motivo vejo que esse livro se torna necessário para quem está começando na fotografia e também para quem já está há muitos anos na estrada.

Uma análise geral do material mostra um livro impresso em papel de boa qualidade e com um bom encadernamento. Odeio livro que as páginas começam a se soltar com o tempo, pois uma obra dessas é feita para ser consultada constantemente, então nada mais justo que seja resistente. Na parte de dentro encontramos muita informação colocada de forma clara e objetiva. Nada de enrolação aqui. Um bom manual de como fazer a coisa certa. O livro é dividido em cinco partes principais.

A primeira delas é voltada para uma introdução do conceito de luz, inclusive tratando dos conceitos de reflexão, dispersão e absorção, e um pequeno capítulo sobre o básico de iluminação, tratando da diferenciação das fontes de luz e de seu tamanho, e um ponto que para muitos fotógrafos vai parecer quase uma ciência mística, a determinação das proporções da iluminação. Já vi uma palestra prática sobre o tema com Danilo Russo e sei que a coisa pode dar um nó na cabeça de quem está começando. Depois temos quatro grandes capítulos que são denominados de Iluminação de Estúdio, Iluminação Básica de Retratos, Iluminação Interna e Iluminação Externa.

Na parte de estúdio o livro mostra uma extensa lista de acessórios, seus usos e intensidades de iluminação. Muito útil para quem está começando agora na prática do estúdio. A parte de iluminação para retratos é um show a parte. Muitas dicas bacanas de como produzir a sua iluminação, inclusive usando efeitos específicos para cada estilo de retrato. Com a iluminação interna aprendemos a como utilizar as diferentes fontes de luz a nossa disposição, entrando nessa lista a luz de janelas, do flash da câmera e uma pequena passada pelo paint lighting. Por fim, temos o capítulo da Iluminação Externa, onde aprendemos todos os macetes de como dominar e utilizar a iluminação natural a nosso favor na fotografia. Enganam-se aqueles que pensam que fotografar ao ar livre é mais fácil do que em estúdio. Em situações internas temos o total domínio do comportamento da luz. Isso já não acontece em ambientes externos.

O livro inteiro é bem escrito, tem qualidade de impressão superior ao que vemos atualmente no mercado e é ricamente ilustrado com fotos de vários grandes fotógrafos para exemplificar as lições e exercícios de iluminação. Alguns problemas na tradução de frases podem ser notados em pontos do texto, mas não é nada que comprometa a qualidade geral da obra.

Está pensando em comprar livros de fotografia? Esse é a sua primeira aquisição básica. O livro A Luz Perfeita – Guia de Iluminação para Fotógrafos, pode ser adquirido no site da Editora Photos e o valor do investimento fica em R$ 89,00.

guia de iluminação para fotógrafos (1) guia de iluminação para fotógrafos (2) guia de iluminação para fotógrafos (3)

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários