Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Varal Fotográfico – Você ainda vai participar de um

Varal Fotográfico – Você ainda vai participar de um

O varal fotográfico é a maneira mais fácil e barata de expor suas fotos para o grande público. Conheça essa prática e os fotoclubes, lugar onde se iniciou.

14 anos atrás

Esse texto tem dois motivos para ser escrito. O primeiro é que a revista Fotografe Melhor desse mês (Ano 14, nº 163) mostra em suas páginas, pela segunda vez, mais um ótimo texto sobre os Fotoclubes espalhados pelo Brasil. O texto enfoca a organização que essas entidades possuem e dá um bom destaque para a XXVI Bienal Brasileira de Arte Fotográfica em Preto e Branco que vai se realizar na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima em Caxias do Sul (SC) entre os dias 04, 05 e 06 de junho.

Os Fotoclubes são entidades sem fins lucrativos que tem por objetivo agregar pessoas que tenham a fotografia por paixão. A parte democrática da coisa é que tanto amadores quanto profissionais são bem vindos e todos tem o direito de ensinar e aprender fotografia. Muito famosos na década de 60 e 70, os Fotoclubes sucumbiram à crise financeira das décadas posteriores e só vieram a ganhar força novamente com a popularização da fotografia digital. Segundo a Confoto (Confederação Brasileira de Fotografia) existem mais de 70 Fotoclubes filiados à entidade e outros 20 estão em processo de regularização da documentação.

Como fotoclubista eu garanto que essa é a melhor maneira de aprender fotografia e ter bons momentos de diversão. Sair para fotografar em grupo é sempre melhor do que sozinho. É possível ver todos os Fotoclubes do país na página da Confoto. Se sua cidade não possui um, é muito fácil montar. É só ter um grupo de pessoas que tenham a fotografia como paixão e, acima de tudo, comprometimento. A Confoto oferece todas as orientações e ajuda legal para total regulamentação do grupo.

O segundo motivo é que nesse fim de semana consegui dar fim a mais um curso de fotograf ia aqui na cidade. O tema dessa vez foi Retrato e para terminar as atividades de maneira agradável e descontraída, realizamos uma das práticas mais antigas dos Fotoclubes: um varal fotográfico.

Talvez o termo não seja conhecido pela maioria dos leitores, mas essa é a forma mais fácil e barata de mostrar a produção fotográfica para a população. Como a aula prática do curso foi desenvolvida na praça da cidade, nada mais justo do que levar a exposição para o local. Chegamos cedo e avaliamos onde seria o melhor local para mostrar as fotos. Ventava muito, o que poderia complicar um pouco a operação, mas decidimos ir em frente. A metodologia é muito simples. Esticamos um barbante entre dois postes e as fotos, todas feitas em tamanho 20x30cm, foram prezas com pregadores de roupa.

A reação do público é muito interessante. Em primeiro lugar ninguém sabe direto o que vamos fazer. Depois começam a chegar mais perto para apreciar as fotos e fazer comentários. Muitos freqüentadores da praça que foram fotografados e estavam na exposição foram presenteados com a foto depois do evento. Além de ser uma forma tranqüila de mostrarmos nosso trabalho fotográfico, a interação com o público é o mais gratificante. Conversamos muito com quem passava para ver o trabalho e encontramos outras pessoas que também possuem a fotografia como paixão ou objeto de admiração. Ótima experiência para todos, principalmente para quem está começando agora na fotografia.

Só lembrando que para quem mora no Estado de São Paulo as inscrições para os cursos gratuitos das Oficinas Culturais estão abertos a todos os interessados e todas as unidades possuem atividades voltadas para a fotografia. Para quem se interessou pelos Fotoclubes, é só entrar na página da Confoto e procurar o mais perto de sua casa. A participação vale à pena.

varal fotográfico (2)

varal fotográfico (1)

varal fotográfico (3)

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários