Digital Drops Blog de Brinquedo

Apple barra apps feitos em Flash antes mesmo deles aparecerem

Por em 9 de abril de 2010
emApple e Mac Indústria Meio Bit relacionados       
Mais textos de:

Site
  • http://oxenti.com GuZ

    GRRRRRR eu ia usar esta charge no meu post! Chato, feio, bobo e cabeça de mamão :P

    A não ser que a Adobe arrume uma forma de driblar essa licença de uso OU compre alguns juízes, é uma porrada e tanto no Flash, nao?

  • Ruminante

    Estaria o tio Jobs se vingando da Adobe por ela ter se recusado a portar seus programas para o MAC OSX quando esse foi lançado?

  • http://bilgi.com.br/mr Moisés Robles

    Virou briga de criança, se você não quiser deixar o dono da bola jogar ele leva a bola pra casa de novo e ninguém joga.

  • fcostasilva

    Eles podem mudar uma cláusula de contrato assim, de repente? Quero dizer em termos legais, já que, por exemplo, um desenvolvedor pode ter se inscrito como desenvolvedor da Apple concordando com a cláusula antiga e agora está a ver navios…

    • xultz

      @fcostasilva, podem, porque a versão 4 é um novo software com outra EULA. Se na versão 5 a EULA determinar que todo mundo deve sair do armário e se vestir só de rosa, ou aceita ou cai fora. Esse é um dos pepinos do software comercial.

  • jbjunior

    Alguém já testou app feitas no FlashCS5? são realmente bugadas e instáveis? Ou algo que justifique esta medida?

  • tormentor

    Só vai faltar Jobs dizer que silverlight vai poder ser usado….

    • Diniz

      @tormentor,

      pensei que ja estava claro que não vai ter Silverlight, também.

  • http://www.flickr.com/photos/flaviofreitas Flavio Freitas

    Com o HTML5, logo logo essa discussao cai no esquecimento.

  • http://www.shimatai.com.br Shimatai

    E o desenvolvimento de apps pra iPhone utilizando o Microsoft Visual Studio? Como fica?

  • gugaime

    Isso ta me lembrando o multtask, sou foi aumentar a pressao o crescimento do android que a apple voltou atras lancando um “multtask de mentirinha”. Deixa o google lancar o flash no android pra o tio jobs falsr que chegou depois na festa mas que vai ser o melhor do universo. Android e possivelmente wp7 vai comecar a botar pressao na maça e nessas atitudes estupidas, o android ja comecou

    • gopher

      Impagável essa ‘desculpa’… chego atrasado mas sou o melhor do universo. Tsc, campo de distorção da realidade continua bem ativo.

  • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

    A Apple é implacável com que a desafia…
    só pra lembrar, enquanto isso o Opera tá lá contando sozinho XD
    http://my.opera.com/community/countup/

  • http://rrmanzke.blogspot.com Tuco

    Android agradece!

  • http://www.csrenan.com Renan the Geek

    Se essa redação aí é nova, ela não vai acabar causando um massacre dos inocentes nas aplicações já existentes na App Store não?

  • kakaroto_BR

    Não só flash, mas praticamente todo os apps feitos em qualquer linguagem que não seja c/c++/obj-c/javascript vão pro saco. Atualmente existe jeito de se criar um app para o iphone em dezenas de linguagens diferentes usando compiladores para C ou obj-C etc. Isso pra mim é um absurdo e prova que o steve tá cada vez mais doidão.

    • http://www.meiobit.com Ricardo Bicalho

      @kakaroto_BR, Esse engessamento e um certo descaso com o desenvolvedor fortalece a concorrência: Android. E com o Windows Phone 7 facilitando tanto a vida, teremos que ver.

      Mas o modelo da Apple é esse: controlar o hardware, o software e o canal de vendas. E eles tem 45 milhões de usuários como músculo.

      • Wolfware

        @Ricardo Bicalho, Não consigo encarar isso como descaso com os desenvolvedores, somente se for com aqueles que se recusam a utilizar o Cocoa Touch para o desenvolvimento.
        Mas se olharmos para o lado da segurança, e estabilidade é arriscado para a Apple deixar que as pessoas usem frameworks que não tenham passado pelas mãos deles. Afinal de contas a ultima coisa que a Apple quer é que a sua plataforma seja tachada de lenta, instável, insegura ou qualquer outro adjetivo semelhante. E para isso o que eles fazem? Restringem o uso de APIs a somente aquelas que foram testadas e aprovadas por eles, APIs estas muito bem feitas e documentadas por sinal.

        • http://www.lordpinguim.blogspot.com lordtux

          @Wolfware, concordo, se não me engano a microsoft não vai fazer quase a mesma coisa, restringir aquilo que os desenvolvedores poderam usufruir no windows phone? A htc estava numa birra só porque queria modificar a interface. Então imagino que a estratégia da microsoft vai ser mais ou menso assim.

        • KingOfEmptyPromises
        • http://www.meiobit.com Ricardo Bicalho

          @Wolfware, Uma coisa é você restringir o uso de APIs. No mundo mobile, é inclusive recomendável. Mas daí determinar quais linguagens você deve usar, é voltar ao passado.

          C surgiu nos anos 70
          C++ e Objective C nos anos 80

          São excelentes, claro, mas colocar isso na cláusula é ignorar 20 anos de melhorias de linguagens modernas. Exemplo: garbage collection.

          • Wolfware

            @Ricardo Bicalho, Poxa Bicalho, sempre gostei dos seus posts e suas opiniões por serem bem embasadas. Eu ainda não entendi bem qual é o seu problema com essa história das linguagens, já que iPhone Developer já deu para perceber que você não é, caso fosse saberia que utilizamos Objective-C 2.0, o qual surgiu em 2006 :)

            Mas obviamente nem todo o potencial da linguagem está presente no Cocoa Touch, pelo mesmo motivo que não existia multi tarefa no iphone. No caso de garbage collection que você citou (ele existe no objective-c 2.0), seria um processo a mais rodando em um aparelho de hardware limitado (pelo menos as primeiras gerações eram bem limitadas) só para fazer uma coisa que os desenvolveres mesmo poderiam fazer( arrumar seus próprios vazamentos de memória) sem demandar muito esforço diga-se de passagem(a Apple dá uma ótima ferramenta para fazer isso, chma-se instruments).

            Certamente o dia em que o hardware(bateria, processador, memória e etc) não for mais uma preocupação nesse tipo de aparelho, novamente a Apple subirá ao palco com a “grande novidade” da nova iPhone SDK X.0, o “Garbage Collector” (Uau!).
            E eu vou gostar dessa novidade. Quem é que gosta de ficar analisando o código fonte em busca de vazamentos? Ninguém, mas eu tenho consciência que para o bem da plataforma, no estado atual de “evolução” temos de fazer esse trabalho.

            Mas também será engraçado ver novamente as pessoas dizendo “… grande coisa meu megazord já faz isso, seus !”

            Enfim, dê tempo ao tempo. Nenhuma tecnologia/plataforma será perfeita, possuirá tudo o que sonhamos (ainda mais as fechadas). Mas que o objective-C não perde em nada em termos de potencialidade para as linguagens mais “modernas” isso posso lhe garantir (talvez em termos de sintaxe, mas não em funcionalidade :P). Ou você acha mesmo que aqueles apps magníficos (estou falando dos bons apenas hehe) existiriam na AppStore, se os últimos 20 anos de melhorias na área de tecnologia fossem ignorados?

      • dudacgf

        @Ricardo Bicalho,

        só 45 milhões? pelo que nego fala desta maquininha eu achava que já estávamos na casa das centenas de milhões. Não chega a ser irrelevante, claro, mas não é nenhuma coca-cola não.

    • http://www.lordpinguim.blogspot.com lordtux

      @kakaroto_BR, uma dúvida, desenvolvedores se utilizam dessas outras maneiras de criar apps para iphone por que? É mais para não ter que aprender a linguagem utilizada no iphone os? Ou porque não dispoem de uma plataforma da maçã?

      • kakaroto_BR

        @lordtux, a razão varia de desenvolvedor para desenvolvedor e francamente ela não importa. O que não gosto é essa limitação sem sentido com o desenvolvedor que é o real responsável pelo sucesso da plataforma. A desculpa de que o steve visa tornar o iphone mais robusto por só poder usar obj-c não cola senão o android não estaria aceitando todo tipo de linguagem como ferramenta.

  • FredSpies

    Na minha opinião, isso só reforça o fato de que Apple não é uma plataforma e sim um produto com expansões, da mesma forma que são os vídeogames.

  • Leo_Koester

    Maravilhoso. Que mantenha o iPhone assim, livre dessa gambiarra nojenta.
    Precisou a Apple entrar na briga para mostrar que o Flash precisa morrer.

    • Storm

      @Leo_Koester, concordo com você

    • Frank Quick

      @Leo_Koester, também concordo.

    • LukeTech

      @Leo_Koester, ao fim do Flash!

  • http://budabariu.com BudaBariu

    Suspende a quimioterapia desse maluco que o cérebro dele já era…

  • Tan

    Em uma troca de e-mails com um desenvolvedor Steve Jobs fez referência a um artigo do John Gruber (http://daringfireball.net/2010/04/why_apple_changed_section_331) que segundo ele mostra os motivos da Apple proibir outras linguagens e frameworks, em resumo, a Apple permitindo Flash ou Silverlight vai perder a exclusividade de muitas aplicações, o segundo ponto é que para os aplicativos usassem as novas funcionalidades do SO eles teriam que esperar que essas linguagens e frameworks fossem atualizados o que faria a Apple refém de terceiros.

    • Hawk

      @Tan, Quer dizer que ela não libera flash/silverlight, por causa dos apps feitos para iPhone/Touch não sejam também disponibilizados/compatíveis com outras plataformas?

  • Ettore

    Metade dos travamentos do meu XP são culpa desse FLASH, tem mais é que tirar mesmo!!