Fotografia
Fotografia
Digital Drops Blog de Brinquedo

Minilab inglês se recusa a imprimir fotos porque elas são muito boas

Por em 31 de março de 2010
emNotícias
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://www.flickr.com/photos/lhamadomal lhama

    Não tenho conhecimento das leis de direito autoral, mas acho estranho o laboratório negar a cópia das fotos por “achar” que as fotos não eram dela. A responsabilidade (e a culpa) pelas cópias não seriam da pessoa que as fez e não do laboratório?

  • http://www.igrejaemmacae.org silvestreandre

    Tem em algum lugar as fotos para vermos?

    • http://lorenti.org gilsonlorenti

      no link do Daily Mail na fonte tem as fotos na reportagem.

      • http://www.igrejaemmacae.org silvestreandre

        Ops…hehe.

        Pois é.. São fotos boas, mas acharem tão profissional assim a ponto de não imprimir…

         

  • allcontaktmail

    Adorei a reflexão e o espaço! Mas aqui… Você, Gilson, realmente precisa falar TÃO mal do Brasil? Quanto à idéia de propriedade intelectual acho que é, como qualquer outra idéia de propriedade, nociva ao avanço social e, no caso, artístico. Acho exageradas exigências assaz oficiais e oficiosas como essa do timbre… Sem falar do preconceito contido em frases como “você é muito nova para ter feito um trabalho desta qualidade.” Além do que, o lhama tá certo… A responsabilidade deveria ser da pessoa que pede as cópias.

    • http://lorenti.org Gilson Lorenti

      @allcontaktmail, bem, a propriedade intelectual é o que garante que pessoas com talento continuem produzindo. Se eu não posso viver do que produzo então não vale a pena continuar fazendo, não é verdade? Mas, podemos distinguir a coisa em duas vertentes. Temos a fotografia de arte, que pode ser apreciada por todos, mas não apropriada como vemos em muitos casos. A fotografia comercial é algo que vendemos para um cliente, então não cabe a ele decidir como reproduzir sem a minha permissão. Quando falei sobre o Brasil, é somente pelo fato de qualquer coisa que você mandar para um minilab vai ser reproduzida, mesmo que seja uma foto famosa ou a capa da veja daquela semana. Não existe a preocupação que vemos no Reino Unido em preservar direitos de reprodução. Mas, no caso acima a coisa toda beirou o ridículo. Não existe essa de ser muito jovem para ter feito as fotos, até porque não são nenhuma obra de arte.