Meio Bit » Arquivo » Internet » VaultPress: backup de blogs na nuvem

VaultPress: backup de blogs na nuvem

14 anos atrás

Convenhamos: embora necessário, fazer backup de blog é uma tarefa bastante ingrata. Copia banco de dados, salva templates, depois imagens dos posts… E seguindo a regularidade recomendada, imagina-se o problema, a perda de tempo que isso gera.

Visando acabar com esse problema, a Automattic, empresa criada pelo fundador do WordPress, Matt Mullenweg, criou uma solução, ainda em estágio inicial, chamada VaultPress.

vaultpress-aliens-happen

Em suma, o VaultPress é um serviço de backup do blog inteiro, automático e baseado na nuvem. O sistema protegerá não só o banco de dados do blog, mas também os tema, e os arquivos que ilustram posts. Uma descrição presente no post de anúncio do serviço resume bem os objetivos dele:

A visão do VaultPress é assegurar que blogs e sites sob seus cuidados estarão sempre totalmente seguros, independente do que aconteça. Hoje, isso significa que cada bit de conteúdo estará a salvo, de plugins e temas ao menor comentário ou revisão de post, compatível com WordPress, em tempo real e com backups múltiplos na nuvem. Essa é uma das tecnologias mais avançadas que já vi interagir com o WordPress.

O serviço ainda não foi lançado oficialmente, mas já aceita inscrições para o programa beta. Atenção: ele será pago. O valor inicial sugerido pela Automattic é US$ 20,00/mês, que, dependendo do quão importante/primordial o blog é para você, compensa e muito. No entanto, no formulário de cadastro ao beta, há um espaço onde pode-se sugerir um valor diferente – eu mesmo coloquei US$ 14 lá 😀 .

O futuro promete mais melhorias ao VaultPress, com atualizações em tempo real e automáticas, e proteção com exploits recém-descobertos sem que o usuário precise interferir. Em termos gerais, trarão a estrutura vencedora do WordPress.com para blogs standalone, do WordPress.org.

Particularmente, estou muito empolgado com essa novidade. Resta saber se vai demorar muito para ser lançada, e como ela se comportará no período beta. Contanto que não apague os dados dos meus blogs, estará valendo!

relacionados


Comentários