Meio Bit » Arquivo » Internet » Novidades no posterous: posts agendados e 'leia mais'

Novidades no posterous: posts agendados e 'leia mais'

14 anos atrás

O posterous continua crescendo, trazendo novos recursos, melhorando sua plataforma, e tudo isso sem perder a esperteza misturada com facilidade que tanto o caracteriza. É, de longe, a plataforma de blogs mais simples do mercado, e ao mesmo tempo, uma das mais poderosas.

Apesar de todo esse avanço, a ferramenta ainda carece de alguns recursos básicos. A julgar pelos últimos dias, parece que o time de desenvolvimento passou a reservar algumas horas do dia para correr atrás desse tipo de prejuízo. Liberaram não uma, mas duas novidades que, a bem da verdade, não são exatamente “novidades”; a concorrência já tem esses recursos faz tempo, mas de qualquer maneira, são muito bem-vindos.

O primeiro deles é a quebra de post, comum em blogs com posts muito grandes, como o Meio Bit, por exemplo. Através do botão correspondente no editor in-browser, ou utilizando o comando #more quando o texto é enviado por e-mail, é possível “quebrar” o post em duas partes, acrescentando, na página inicial do blog, o famoso “leia mais”, no caso, “leia o resto desse post” (em inglês).

20100311-q9pxc4bdqbyp2dhqfm4yi

Já a segunda novidade é, a meu ver, mais útil: agendamento de posts. Isso permite que, por exemplo, o usuário escreva um post hoje e o agende para ir ao ar daqui a duas horas, ou dois dias, ou qualquer momento no futuro.

Mais uma vez, o recurso está disponível em todos os lugares, tanto no editor, quanto no bookmarklet, bem como no e-mail, onde o agendamento é feito no campo do assunto da mensagem.

O que talvez complique, especialmente para quem não domina o inglês, é a sintaxe, toda no idioma do tio Sam. Alguns exemplos, extraídos do blog oficial:

  • ((delay: in 3 hours))
  • ((delay: in 1337 minutes))
  • ((publish: on 3/12/2011))
  • ((publish: on March 12, 2011))

Como dito, essa informação deve constar no campo do assunto da mensagem, e pode ser combinada com outros comandos, como o de atribuição de tags/categorias. Exemplo:

  • Título do post ((tag: Curiosidades)) ((delay: in 83 minutes))

Assim, o post com o título “Título do post” será arquivado na categoria “Curiosidades”, e publicado daqui 1h23min.

delayed_publish

Além dessas novidades recentes, no final do mês passado a galeria de temas oficiais do posterous ganhou mais duas belíssimas opções, e levantou mais US$ 4,4 milhões junto a investidores. Sem nenhuma modéstia, os desenvolvedores dizem que o objetivo do serviço é torná-lo sinônimo de “postar”, da mesma maneira que o Google é sinônimo de “pesquisar”.

Grandes incrementos à ferramenta, mas ainda falta mais, como suporte a fuso-horários diferentes, e um editor in-browser mais robusto. Como orgulhoso e satisfeito usuário do serviço, digo que é bom ver o posterous crescer, num ritmo interessante, sem pressa, e sempre mantendo o alto nível que fez e continua fazendo sua fama.

relacionados


Comentários