Promoção Netgear: agora o WNR3500

O WNR3500 da Netgear é um roteador Wi-Fi (802.11n), com um switch Gigabit Ethernet embutido, voltado para o mercado doméstico. Apesar de parecer enorme na foto, ele tem, na verdade, 175 x 130 x 35mm.

É um equipamento bonito, disso ninguém pode duvidar. Aliás, o desenho parece mesmo ser um ponto forte da marca. Apesar disso, os oito leds azuis no topo do equipamento, que ficam piscando (indicando a antena usada) ou fazendo um efeito “Cylon” incomodam bastante, especialmente à noite. Felizmente há um botão para desligar o efeito.

WG602v3_Hero 001 Este é o primeiro modelo (v1), já que o segundo (v2) tem apenas 3 antenas e não vem com os leds azuis.

O destaque da parte frontal é o botão “WPS”. Ele ativa o protocolo “Wi-Fi Protected Setup”, que permite a um micro ser registrado na rede sem fios sem configurar protocolo, chave criptográfica, nome da rede… tudo o que o usuário precisa, é digitar o “PIN” do equipamento. Bastante útil para o usuário sem muitos conhecimentos técnicos.

Já a parte traseira tem os quatro conectores Gigabit Ethernet, outro RJ-45 para a WAN (onde se deve ligar, claro, o modem ADSL), o botão para se desligar os leds azuis do topo, a entrada de alimentação e um botão de reset. Nada muito fora do comum, para equipamentos dessa faixa.

Para testá-lo, usei como base de comparação um Linksys WRT54G (duas antenas) e um TPLINK TL-WA501G (uma única antena), ambos certificados para 802.11g. Parece desleal comparar um roteador com velocidade máxima (teórica) de 600Mbps com outros dois de apenas 54Mbps? Pois, qual não foi minha surpresa ao tentar transferir um arquivo entre dois computadores da rede interna, ambos com placas compatíveis com 802.11n e obter, no máximo, uma taxa de 1,61MBps. Se considerarmos que o mesmo arquivo é transferido a 1,12MBps com o TL-WA501G, podemos notar que há algo estranho. Muito estranho.

Talvez o problema seja que o padrão 802.11n ainda é muito novo: foi publicado, em sua forma definitiva, apenas em outubro de 2009. Os fabricantes estavam se adiantando e lançando equipamentos baseados no “draft”, no que poderia vir a ser, de fato, o padrão final. Infelizmente, não tive tempo hábil de verificar se há uma atualização de firmware, o que poderia resolver.

De qualquer forma, se o ganho de velocidade não foi estupendo, a estabilidade da rede melhorou muito. Protocolos baseados em UDP e P2P, que travavam constantemente com o TPLINK e faziam o Linksys “suar” não parecem ter dado trabalho ao produto da Netgear. O alcance da rede também foi um ponto positivo. Apesar do prédio ter paredes grossas, o sinal foi recebido em todos os cômodos do apartamento e do lado de fora do prédio.

A interface web para configuração não foge do padrão da empresa, é fácil e bem completa, podendo filtrar conteúdo de páginas web e uma boa página de controle de QoS. Entretanto, a cada modifição o roteador precisa reiniciar e isso é um pouco irritante.

De modo geral, é um bom equipamento para se ter em casa, no máximo em um pequeno escritório.

LEIAM COM ATENÇÃO A SEGUINTE PARTE!

Agora, vamos à parte mais esperada. Como vocês já sabem, eu, infelizmente, não poderei ficar com ele. Mas, em vez de simplesmente sorteá-lo, como fiz com os WRG614, vou fazer um leilão. Para quem não acompanhou o último, a ideia é a seguinte: cada tib corresponde a um Real. Cada leitor pode ofertar até o número de tibs que tiver. Vamos supor que o sujeito tenha 200 tibs. Se ele der um lance de 190 tibs e ninguém der um lance maior, ganha o leilão, perde 190 tibs e recebe o roteador depois de depositar a mesma quantia (em Reais) na conta da APAE de Santa Rita do Sapucaí.

Obviamente, o mesmo leitor não poderá ofertar mais que 200 tibs, claro. No entanto, se tiver um blog (não, não vale Orkut/Twitter/afins) e fizer um artigo com um link para a promoção, ganha mais 50 tibs que não precisarão ser convertidos em dinheiro. Então, seguindo o exemplo dos 190 tibs e considerando que fez o artigo, ele vai concorrer com 240 tibs, mas, se ganhar, depositará apenas R$ 190,00. Além desse valor, o ganhador também precisará cobrir o custo do frete (que poderá ser via Correios ou transportadora).

Nos comentários, por favor, coloquem apenas o valor do lance e, se houver, o link para o artigo no blog pessoal. Nada de esticar o assunto, reclamações, choro, vela ou vaca amarela. Qualquer outro tipo de comentário será apagado e o salsa leitor ainda terá os tibs zerados.

O leilão se encerra à 0:00h do dia 02/03.

Se houver alguma dúvida, leiam as regras e comentários do último leilão. Se, ainda assim, restarem questionamentos, usem este post do fórum.

Um último lembrete: a idéia é ajudar a APAE, que faz um ótimo trabalho. Tenhamos espírito esportivo, pessoal. É isso aí. Boa sorte a todos!

Autor: Marcellus Pereira

Compartilhar
  • FelipeArruda

    Sacanagem. Quase não tenho tibs e meu “blog” é irrelevante pra ganhar 50 tibs.

    Meu lance é 123!

  • aff, se eu não tivesse sido punido eu teria mais tibs 😛

     

    Mas enfim, meu lance são todos os meus tibs (sei que ja perdi)..

     

    Mas parabens pela iniciativa!

     

    ps: nunca vou comprar insignia

  • 17 tibs.

  • brunopalaoro

    4 tibs! Ehehehe.

    Esse roteador parece muito bom mesmo!

  • ColdFusion

    50 Tibs +  a promessa de cortar a grama do MeioBit Inc. uma vez por ano!

  • Diniz

    vamos lá!

     

    150 tibs!

     

    ( não aguento mais forró e brega enquanto to pesquisando – é sério 🙁 )

  • 175

  • fabio.henrique

    Não tenho muitos tibs a oferecer

    5 tibs

    🙂

  • Rayane

    201 tibs.

    Quem dá mais?…

  • Diniz

    Ultima oferta que posso dar!

     

    210 tibs!

    não entendi essa parte:

    [quote=Marcellus Pereira]

    Obviamente, o mesmo leitor não poderá ofertar mais que 200 tibs, claro. [/quote]

    😕 😕 😕

    • guedesav

      O leitor em questão não pode ofertar mais que 200 tibs porque ele tem só 200 tibs, como foi explicado no exemplo. Simples assim. 🙂

      • Marcellus Pereira

        Pessoal, último aviso:

        Nos comentários, por favor, coloquem apenas o valor do lance e, se houver, o link para o artigo no blog pessoal. Nada de esticar o assunto, reclamações, choro, vela ou vaca amarela. Qualquer outro tipo de comentário será apagado e o salsa leitor ainda terá os tibs zerados.

        Se houver alguma dúvida, leiam as regras e comentários do último leilão. Se, ainda assim, restarem questionamentos, usem este post do fórum.

  • v1r3d

    Meu lance: 221 Tibs !

  • Editando para cobrir a oferta do Vired: 230 tibs

  • 10 tibs

  • GuZ

    122,5 Tibs http://twitter.com/GuzAts/statuses/9799173979

    Casamento + Carro  dao despesas. Pena eu não poder ofertar mais por enqto. 😉

  • Storm

    231

  • 2

  • Cobrindo oferta do Storm: 240

  • E começa a disputa!

     

    250 Tibs

  • Cobrindo a oferta do Garfield: 0x00FF ou 255 tibs.

  • 256 tibs – prefiro octetos

    (meu blog estava meio abandonado, ia colocar um texto sobre lá mas o WordPress aparentemente está contaminado, preciso do zé gotinha para vacinar 👿 )

  • Número primo: 263 tibs.

  • Pingback: Promoção MS Office 2010 « Meio Bit()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia