Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Videofone: agora vai?

Videofone: agora vai?

14 anos atrás

Ainda sobre “televisores e suas múltiplas funções na vida moderna”. Desenterrando um artigo de 2007, do Cardoso:

Em quase todo desenho animado e filme de ficção científica dos anos 80 pra trás as telas são multifunção, também são câmeras. Você faz uma ligação, vê a pessoa e ela vê você. A idéia é ótima, é uma evolução natural do telefone. Só que nunca deu certo.

Avançamos rapidamente. Estamos em 2010 e há várias TVs enormes que, procurando um diferencial, têm câmera, microfone e o Skype pré-instalado. Vejamos… ligações telefônicas com vídeo… VIDEOFONES!

Se a teoria do Cardoso está certa (e, cá entre nós, faz muito sentido) e os videofones fracarassaram em todas as suas “encarnações”, tanto analógicas quanto digitais, com telas P&B ou coloridas, pequenas e, agora…

Nesses tempos em que “Big Brother Brazil” alcança recordes de audiência, não duvido de que as empresas consigam empurrar qualquer nova “funcionalidade” como “diferencial competitivo” de seus produtos. Samsung, LG e Philips estão apostando firme na parceria com o pessoal do Skype. Vai dar certo? Talvez. Com o custo da tecnologia (qualquer uma) em queda livre, vai ser tão barato ter uma câmera na TV que, simplesmente, não compensará para o fabricante retirá-la dos ítens de série. Daí ao povo realmente usar no cotidiano, são outros quinhentos. Quem sabe as meninas as usem como “espelho da sala”?

No melhor caso, teremos cenas hilárias, como já previu o genial Woody Allen em seu filme “Sleeper”, de 1973.

relacionados


Comentários