Meio Bit » Arquivo » Mobile » Apple exclui apps de cunho sexual da App Store

Apple exclui apps de cunho sexual da App Store

14 anos atrás

Jon Atherton, desenvolvedor do (utilíssimo) app Wobble Boobs (vídeo), dia desses recebeu um e-mail da Apple avisando que seu programa fora removido da App Store, a loja de aplicativos do iPhone/iPod touch, por apresentar “conteúdo abertamente sexual”, atitude esta que o mesmo e-mail afirma será tomada contra outros que se encaixem nessa descrição. Detalhe que a mesma mensagem, no começo, diz que o app de Atherton possui conteúdo que “anteriormente [a Apple] acreditava ser apto à distribuição”.

wobble-boobs Parece que esse não é um caso isolado. Outros apps um pouco mais picantes ficaram indisponíveis da noite para o dia. No entanto, outra parcela deles, marcados como impróprios para menores e com características semelhantes aos excluídos, continuam à venda. Não se sabe se a limpa restringe-se a apps muito apelativos, ou se é progressiva, ou seja, feita aos poucos.

O mais curioso é que muitos deles estão à venda há meses na App Store, e só agora caíram na malha fina da Apple. O tal do Wobble Boobs, por exemplo, ficou disponível por cerca de 8 meses, e foi baixado 970 mil vezes! Se você viu o vídeo linkado no início do post, me responda: tem algo ali tão nocivo assim aos bons costumes? Deixando a brincadeira de lado, não é o tipo de programa que ofende os mais puristas, e ainda vinha com um aviso de que era impróprio para menores.

Perguntado pelo TechCrunch sobre essa mudança de postura, um porta-voz da Apple declarou o seguinte:

“Toda vez que recebemos reclamações de consumidores sobre conteúdo censurável, nós as revisamos. Se encontramos apps que contenham material inapropriado, então removemos eles da App Store e requeremos ao desenvolvedor que faça as mudanças necessárias para que os apps sejam distribuídos pela Apple.”

Mais uma vez as polêmicas políticas de controle da Apple sobre a App Store causam mal estar. Nesse ponto, os concorrentes, mesmo aqueles que possuem lojas de aplicativos oficiais, saem ganhando por permitirem a livre distribuição de programas fora dos canais oficiais. Ah sim, e por serem menos hipócritas também – afinal, o que impede um usuário do iPhone de acessar o 4Chan no Safari do smartphone, né?

Fonte: TechCrunch.

relacionados


Comentários