Digital Drops Blog de Brinquedo

Algumas reflexões sobre o público-alvo do iPad

Por em 29 de janeiro de 2010
emApple e Mac Computação móvel Indústria relacionados  
Mais textos de:

Site
  • http://www.winajuda.com/ Rodrigo Ghedin

    Eu descasquei o iPad. Não acho o conceito ruim, só velho e sem nada inovador. O que Jobs mostrou no palco já existe há, no mínimo, sete anos. E, o que foi pior, ele primeiro detonou os netbooks, pra depois apresentar um netbook touchscreen (ou, para ser mais preciso, um tablet PC com sistema operacional de smartphone).

    Certamente haverá público para o iPad. Se ainda hoje tem quem compre Motorola V3, que dirá um iPad, com a maçã mágica nas costas!? Eu só acho que, por tudo que podia ser, pelo turbilhão de rumores, e pelo histórico da Apple, foi pouco. Nada me põe na cabeça o fato da tela ter proporção de 4:3; não vou apostar nada comprometedor porque Jobs pode ler e fazer o contrário só para me sacanear ( :D ), mas não me surpreenderei nem um pouco se no “iPad S” vir uma linda tela 16:9…

    E eu lembro do lançamento do iPhone. Houve críticas, sim, mas o aparelho tinha muita coisa inovadora e deixou a todos boquiaberto. Eu também fiquei na época.

    • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

      Bem que a Apple podia fazer linhas diferentes de iPad, como fez com os iPod, não? Seria interessante.

      • http://AlexandreCunha.com Alexandre Cunha

        Fará de certeza absoluta. Tal como eu disse num post anterior, em 6 meses deve sair um iPad S. Eu arrisco que ao contrário do iPhone, o iPad terá em menos tempo mais versões.

        O produto sair com a sensação de incompleto, é uma estratégia que só uma marca como a Apple arrisca. E assim vende mais. Vende agora essa versão, venderá a S e todas as outras. Como eu disse antes, isto é marketing.

      • ovtbqr

        Claro vai ter a iPad p, m, g e SUPER. #Standupbr.

      • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

        não, já tem 6 sabores… pra que mais?

        Eu acho que o iPad vai chamar a atenção mesmo dentro de alguns meses com o lançamento do iPhone 4. A cada iPhone OS lançado novos recursos são adicionados e ele consegue melhorar bastante, com o iPad aí certamente a próxima versão do OS vai trazer novas funções e provavelmente algumas das supostas falhas serão supridas.

        Acho que a Apple não lançou o iPhone OS 4 agora coo muitos esperavam pra analisar o uso e aceitação do iPad e pra ter algo totalmente novo no `iPhone 4`.

        Sinceramente, sinto que o iPad vai mudar o conceito de computador pessoal daqui a alguns anos. É só o primeiro passo.

    • http://agentet.blogspot.com/ agentet

      E não se esqueça que, além dos netbooks, ebook readers tb foram alvos de Jobs..

      Um dos alvos do iPhone Gigante, como me falaram, é justamente livros digitais, contando com contratos com editoras e tudo mais.. isso dpois que o próprio jobs disse: “People don’t read anymore”

      Dúvidas? http://www.businessinsider.com/2008/1/apples-jobs-disses-amazons-kindle

       

      }:)

      • http://lyzflux.deviantart.com/ kellbonassoli

        Desde q não seja pdf

    • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

      A função primária do iPad é ler, seja conteúdo da web ou livros (ainda que esse sejam mais agradáveis com eInk).

      Texto em uma tela 16:9 na posição retrato não é muito agradável, a tela é muito estreita.

      Uma tela widescreen seria natural no momento em que o iMac acabou de receber uma tela 16:9 (antes era 16:10) e provavelmente os MacBooks irão pelo mesmo caminho. Mas eles estão sempre no modo paisagem… 

      PS: Esqueça que Jobs e cia dizem que “ver vídeos no iPad é incrível”. Você não esperava que falassem o contrário, esperava? 

      • http://lyzflux.deviantart.com/ kellbonassoli

        Acabei de ler uma materia no Gizmodo BR em que uma pessoa compara ver filmes no iPad com voltar a era da TV de tubo…

         

        • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

          Não concordo com essa afirmação, tudo bem que sou emio fanboy da Apple, mas qual o problema de ter as barras pretas no topo e na base do video? acho bem melhor do que se tivessem cortado esse espaço na tela do iPad, ou esticado a tela aumentando o seu tamanho. Acho que ele tem o tamanho ideal para o que se propõe, ser um computador com funções básicas pra você ter em casa e usar quando só quer ler, ver um video, usar a internet, ouvir música, etc.

          Pra que dar o boot no computador se tem um iPad pronto pra usar, rápido sem fio, em qualquer lugar da casa. Lógico que é mais difícil pensar assim em terras tupiniquins devido ao preço, mas … é a vida.

          • http://lyzflux.deviantart.com/ kellbonassoli

            Pois é David.. eu por enquanto estou só observando e reproduzindo o que leio, mas agora no site da Apple fiquei pensando que tem mais possibilidades de uso do que pensamos em um primeiro momento.

            Ignoremos o fato custo. Pq o mkt deles faz com que quem pode pagar os queira.

            Lendo sobre recursos e acessórios já visualizei que muitos executivos vao utilizar como agenda digital e de quebra fazer suas planilhas, relatorios e apresentações nele e depois sincronizar com seus macbooks. (o troço é muito fininho, para quem viaja deve ser bem mais prático de carregar)

            Tem possibilidade de conectar com projetores, na televisão, claro que tudo com acessórios… mas pensa só que coisa linda e estilosa o Dr fulano chegando com o Ipad dele em um Congresso Internacional. (e a bolsa cheia de acessórios, claro) Daí ele apresenta na projeção e usa de retorno no púlpito e por ser ultra fino o pessoal nem vai perceber que ele está com este retorno.

            Depois pensei nas feiras em que o pessoal faz interatividade e é uma tela touch que já tem o computador nela..  Imagine nos stands. Sem falar que as montadoras não precisarão mais fazer aqueles balcões horrorosos para esconder o gabinete, precisarão, no máximo de uma tubulação para deixar a energia.

            O preço é alto, não sei se vai colar aqui no Brasil mas possibilidade de uso tem sim. Não lembro onde li que este produto não é nada que já exista, é algo novo. (acho que foi no post do Cardoso) e é mesmo!

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            Tem razão. As críticas negativas que tenho visto são mal pensadas, a Apple não daria um tiro no pé lançando um novo `Newton` acho que ela já aprendeu muito com seus erros, o Pipin foi outro deles.

            Você tem razão quando diz que ele é algo novo, o iPad não veio para substituir os computadores e notebooks como muitos gostariam, mas veio para facilitar tarefas simples como checar os e-mails, escrever um texto, fazer uma planílha, e ser um objeto de entretenimento com leitura, filmes, música jogos e internet. Fora as centenas de novas utilidades fornecidas pelos mais de 140000 apps (mais da metade inútil, mas tem muita coisa boa)

            Eu não comprarei um iPad, não agora, o meu iPhone me atende perfeitamente, mas tenho que confessar que talvez na segunda ou terceira versões eu queira ter uma coisinha dessas na minha casa.

        • Overlord

          [quote=kellbonassoli]

          Acabei de ler uma materia no Gizmodo BR em que uma pessoa compara ver filmes no iPad com voltar a era da TV de tubo…

           

          [/quote]

           

          A comparação é um pouquinho exagerada mas o iPad:

          - não tem alto falantes estéreo (quer dizer, só via o conector do headphone)

          - não é widescreen

           

          No mundo atual, onde “OH! 16:9 / Full HD / 8.1 caixas em Dolby Surround blá blá” tá ficando comum, assistir um filme com som mono é de lascar!

    • Saint-Clair Stockler

      Mais uma crítica: eu achava que a parte de trás dele podia ser preta e não branca. Muito mais bonito e elegante.

       

      (É fútil, eu sei, mas é importante)

      • juniors

        Isso foi sério???  :?

        • http://www.bizness.com.br sricanesh

          Considerando que 80% do apelo dos produtos Apple é design, concordo com o Saint… essa “bunda” branca é tão começo dos anos 2000

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            Não, pelo amor de Deus, o iPhone preto arranha só de colocar em cima da mesa, o iPod touch cromado é só olhar pra ele ficar todo riscado… essa  traseira de alumínio tá perfeita, assim como no macbook pro e no iMac.

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            foi mal pelo post triplo, tá aí um problema do iPhone OS :P postar no Meio bit é um pouco ruim :P

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            :/

          • juniors

            Ele é de alumínio… 8)

    • Farlensia

      Sabe o que é mais irônico? :? Quando lançaram o Nexus One só faltava os amantes da Apple um a um tacar gasolina, acender um isqueiro e tacar no prédio da Google berrando:

      Ardam no marmore do inferno seus hereges que ousara desafiar a Apple e serem tão gananciosos! Mooorrraaam!!!

      Me digam… O Nexus foi tão pior que o iPad???

      Okkk, eu sei que a Apple é delicada…  :P

  • Rogério Garcia

    O que achei mais estranho foi Steve Jobs falando mal dos netbooks, e depois apresentar uma ferramenta que, na minha opinião, não concorre diretamente com eles.

    E por enquanto, que não há muitas apps específicas para o iPad, a qualidade gráfica dos games do iPhone nele(a) devem ficar tristes, não?

    • freakcode

      O que achei mais estranho foi Steve Jobs falando mal dos netbooks, e depois apresentar uma ferramenta que, na minha opinião, não concorre diretamente com eles.”

       

      As pessoas compram netbooks para …? Usar a internet.

      Eles são bons para navegar na internet? Não. A tela é pequena, a bateria não dura, e uma tela touchscreen é bem mais agradável do que um touchpad.

      Isso sem contar a dor de cabeça de um usar uns Linuxes meia-boca ou ficar dando manutenção num Windows, que mal consegue rodar direito num netbook, que dirá com um antivirus instalado.

       

      O que quiseram fazer foi algo que realiza as tarefas de um netbook com mais competência, não algo que faz MAIS. É isso que ninguém se toca. Gente comum vê o anúncio do produto e diz na hora: “noooossa eu quero um desses”.

      • SandroCeara

        Não sei que tipo de netbook você testou, mas comprei um para usar em visitas á clientes. Rodo Excel, faço apresentações e até conversa com vídeo no MSN.

        E SIM, rodando antivírus (NOD 32), sem contar o LiveSync e o Outlook.

        E duas horas de bateria é mais que suficiente para que eu visite dois ou três clientes…

        SO? Windows XP SP3. :)

  • boreiajr

    Olha, como bom proprietário de um Nokia N800 Internet Tablet, eu sempre achei que o iPod Touch fosse o tablet da Apple!

     

    Não entendi esse iPad (aliás, nomezinho feio, hein?). Seria muito mais interessante que ela fosse um pouco maior (calma, continue lendo) e servisse logo como um monitor touchscreen à la Minority Report. Desse jeitão aí, meio Kindlezão ou iPhone bombado, ele não fede nem cheira.

     

    Mas Apple continua sendo Apple e o Steve não está pra brincadeira…

  • Diavolul

    Como eu comentei no post anterior, eu concordo que o aparelho venha a querer suprir uma nova demenda, que há sim uma mudança no paradigma de uso da computação doméstica, mas, porém, contudo, todavia, entretanto, não acredito que o Ipato seja a resposta a essa nova demanda pela carência de recursos que até mesmo as vovós e as crianças sentirão falta.

    Coisas do tipo:

    -Ha, que pena, o bichinho não tem uma porta usb pra eu mostrar pras amigas do tricô as fotos do meu netinho tirando meleca na sala.

    ou…

    -Po, véio, mó paia, eu não consigo ouvir a quebrada do 50th Cent e ao mesmo tempo ver o email que minha mina mandou pra mim, tá ligado?

    Ele é capado, ele é tosquinho, muito provavelmente as futuras versões virão com mais acessórios que melhorarão a experiência do usuário, aí será um caso de começar a ponderar a relação custo benefício do bicho, mas por enquanto essa relação é amplamente desfavorável.

    bjs

     

    PS:

    já falei que voce ficou linda nessa foto?

    Acho que já, bem, as vezes eu sou meio repetitivo mesmo… :)

    • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

      [quote=Diavolul] -Po, véio, mó paia, eu não consigo ouvir a quebrada do 50th Cent e ao mesmo tempo ver o email que minha mina mandou pra mim, tá ligado?[/quote]

       

      Isso dá pra fazer tranquilo. Pelo menos no iPod touch, dá.

      • Diavolul

        pode ser que dê, até agora ninguem foi agraciado pela Apple com o Ipato pra fazer um análise mais aprofundada, mas independente disso o fato do A4 não suportar multitasking prejudica muito a experiência desse novo usuário que apesar de ser iniciante vai querer um gadget que lhe ofereça várias possibilidades, que mesmo sendo simples, como navegar, ouvir música, enviar e receber emails, encontram limitação devido ao processador quando se tenta usar os recursos de forma simultânea.

        bjs

         

        • http://www.flickr.com/photos/doc_was/ Doc Was

          Desculpe mas, pelo que sei, quem não suporta multitasking não é o Ipad, mas o Iphone OS, certo? Se corrigirem o comportamento multitarefa do OS, corrigirão isso (isso lembra o papinho da época do Win 3 X Win 95…).

          • Geovani

            Dizem que o iPhone OS 4.0 suportará multitasking e tal – uma coisa a menos para as pessoas que não usaram o iPad reclamarem. A Apple bem que poderia ser menos afobada e lançar o OS 4.0 junto com o iPad, mas vai ver essa é uma decisão estratégica; eles que entendem do negócio, trabalham com isso (ou não).

          • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

            É simples: Se não anunciassem o iPad agora, quando todo mundo está esperando, as ações iriam cair bastante…

            E se anunciassem em Março, junto com o OS 4, teriam que esperar mais 60/90 dias pela aprovação do FCC para vendê-lo.

            Mandar pro FCC antes de anunciar não é uma opção, a Apple não quer que outros o tirem do armário.

    • Geovani

      [quote=Diavolul]-Ha, que pena, o bichinho não tem uma porta usb pra eu mostrar pras amigas do tricô as fotos do meu netinho tirando meleca na sala.[/quote]

      Essa vovó antenada em tecnologia, que até sabe o que é porta USB, resolveria isso facilmente – e de forma mais satisfatória – com um cartão SD wireless. E nada a ver dizer que esses cartões são caros, pois dinheiro não é problema para essas pessoas ricas.

      • RodrigoCantarino

        Fato ! E a vovó pode pelo menos pedir pro netinho dela “upar” as fotos do computador por iPad. :D

      • Diavolul

        ha, não acredito que voces estão tendo a pachorra* de equiparar portas usb, que todo mundo conhece, com cartões sd wireless (que as pessoas têm dificuldade até de pronunciar o nome).

        Se querem defender o Ipato ao menos usem argumentos mais plausíveis.

         

        *língua portuguesa rules!!!  :D

      • http://lyzflux.deviantart.com/ kellbonassoli

        Se a vovó tiver tirado as fotos com um celular com camera, então ela pode usar o Bluetooh. :)

        • Geovani

          Com certeza – a vovó entende das coisas, não devemos menosprezá-la! :D

          • Roniuj

            Lamento, crianças, mas estamos falando de Apple, onde até o blutúf é capado.

            Pelo meu iPhone não consigo sequer exportar contatos para outro celular. Transferir fotos, só em sonhos anabolizados com LSD.

             

          • http://lyzflux.deviantart.com/ kellbonassoli

            Estou no campo do achismo pois assim como todos os mortais daqui não cheguei nem perto de um bichinho destes… mas se o bluetooh do iPad for “capado” então siginifica que vai funcionar apenas com produtos Apple e quem não gostar que compre o adaptador USB ??? Isso?

            O que reparei que eles estão tentando manter tudo “em família”. A pessoa não precisa de nada externo pois teoricamente vai usar as milhares de possibilidades da App Store.

            Olha a frase no site da Apple

            “Nossa tecnologia mais avançada, em um dispositivo mágico e revolucionário e por um preço inacreditável”

            Olhem no site os argumentos dos caras… desconfio que eles vão repetir a fórmula de sucesso apesar de nós termos nos decepcionado com este lançamento.:O

    • Storm

      O app iPod funciona em background no iPhone/Ipod Touch, acredito que como é iPhone OS também rode no iPad.

  • KyoKhan

    Eu simplesmente adorei esse iPad, eu sempre quis algo que eu pudesse levar comigo, pra assistir um filme, um seriado, qualquer coisa, ou simplesmente entra na net, pra acompanhar o meio-bit e outros fóruns ou ler um livro enquanto estou numa fila do banco, na hora do almoço, ou simplesmente longe do meu pc… algo que não fosse minúsculo pra ler, nem que pesasse 5 Kg, e tivesse que esperar um boot toda vez…. e ainda mais com uma bateria dessas!! simplesmente entro no topo da minha lista de compras!!  :P

    • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

      Foi exatamente pra isso que comprei meu iPod touch. E um iPod touch com tela maior não é nada mal. 

      • schovs

        Também tive esse pensamento quando vi pela primeira vez, mas se você for comparar o iPad com um iPod touch grandão ele se torna dispensável. Não acho que um aparelho pra se usar em fila de banco, ou quando não estiver usando um pc ou note, possa ser considerado uma inovação ou computador do futuro.

        • Saint-Clair Stockler

          Acho que vocês não moram no Brasil: este é um aparelho para NÃO se mostrar em público. Tão malucos? Leiam na fila do banco pra vocês verem o que vai acontecer com vocês quandopassarem pro outro lado da porta giratória… O mundo (principalmente no Brasil) é cruel, crianças… 

          • kakaroto_BR

            Ou eles só usam dentro de casa.

  • http://alexpopst.blogspot.com/ Alex_popst

    Fabiane,

    Apesar de não ter curtido muito o iPad tenho que dizer que o seu texto e o da Bia são os melhores que li sobre o novo aparelho.

    Mas penso que parte da confusão sobre o nicho correto é da própria Apple que talvez não tenha posicionado o iPad de forma correta.

    O Steve Jobs falou tanto (e mal) dos netbooks que é inevitável não compará-los justamente com o produto dele.

     

     

    • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

      Tenho pra mim que tio Jobs falou mal dos netbooks não porque o iPad concorra com eles, mas porque ambos estão entre notebooks e smartphones. 

  • http://cognostech.posterous.com/ Ramon E. Ritter

    Desde os primeiros boatos esperava um aparelho com as seguintes características:

    1. Ser um iPod Touch grande (expectativa atingida) com suporte a teclado externo (yep!);
    2. Ser um eBook Reader (só depois de testar para dizer o quão pior ele é em relação a tecnologia eInk) colorido (conseguiu);

    Gostei muito do que vi e acredito que a lista de coisas faltantes (incluindo câmera de vídeo conferência) virão em futuras versões. Os acessórios mostrados são ótimos e indispensáveis.

    Acredito (e torço para) que com ele muitos jornais e revistas brasileiras rapidamente estarão disponíveis para leitura on-line. Gostaria apenas de saber se ele roda applet java (para acessar o internet banking) e os filmes da Apple Store permitem adicionar um arquivo SRT com a leganda.

    Iria acrescentar que seria ótimo se ele também rodasse o Visual Studio 2010, mas acho que daí pedir demais… }:)

    • mano_lima

      [quote=Ramon E. Ritter]

      Acredito (e torço para) que com ele muitos jornais e revistas brasileiras rapidamente estarão disponíveis para leitura on-line.

      [/quote]

      Sabe que é nesse ponto que eu acho que o iPad pode vingar? Tudo vai depender das parcerias que a Apple conseguir firmar (e tem que fazer isso rapidamente) para distribuir conteúdo. Bem ou mal, é um produto da Apple, fabricante do iphone, com nome e crédito suficientes para atrair grandes parceiros.

      Mas precisa melhorar o hardware nas próximas versões e eu queria muito ver como é essa tela colorida para leitura. Por enquanto, parece um produto incompleto para atender tudo a que se propôs. Como bem disse um colega aqui, parece um iPato.

  • http://oxenti.com GuZ

    Resumindo: é a nova versão daquelas TVs de Cozinha . só que agora ela é interativa. PENA que não dê pra ler receitas e assistir a novela ao mesmo tempo né?

    • http://twitter.com/max_laguna Max_Laguna

      Ou mesmo comparar o resumo da telenovela com a própria, para resolver casos misteriosos.

      }:)

      • http://oxenti.com GuZ

        noveleiro noveleiro noveleiro! ahaha

  • http://www.macminds.com.br gino

    Nem todas as minhas expectativas sobre o iPad foram atendidas, eu imaginava que o formato do tabletseria 16×9 widescreen, e não o 4×3; queria também uma porta USB para conectar todos os milhões de gadgets do planeta e ganhei um conector de 30 pinos. Agora, se tudo estivesse lá: câmera, GPS, celular, HDMI ou DVI, Mac OS X, USB, etc… a discussão seria um só, o preço.

    Um dia depois do lançamento até a Bolsa de NY estava de ressaca da Apple, onde suas ações continuam caindo.

    Aproveito também para convidá-los a visitar o  post no MacMinds sobre a racionalização do iPad, onde também comento o assunto.

    abs

    Gino

    http://www.macminds.com.br / @Mac_Minds

    • http://ceticismo.net Pryderi

      [quote]Um dia depois do lançamento até a Bolsa de NY estava de ressaca da Apple, onde suas ações continuam caindo.[/quote]

      Os únicos que compraram as ações foram o Cardoso e a Fabiane. }:)

      • Joaquim Uchôa

        Infame :P

  • http://ceticismo.net Pryderi

    Vovó: Filho, vc pode colocar as fotos dos meus netos no meu iAbsorvente? Mas eu quero naquele tamanhão supimpa, tá?

    Filho envergonhado: Não vai dar, mãe. Não tenho como colocar as fotos no seu iAbsorvente, pois não tem USB. Vou colocar no Flickr.

    Vovó: Olha o respeito, menino!

    Filho perdendo a paciência: Não é isso, mãe. É um site onde a senhora poderá ver as fotos.

    Vovó: Ótimo.

    Filho: A senhora tem conexão com a internet?

    Vovó: Eu não sei usar aquilo direito. Mas, diga, ele toca musiquinha também?

    Filho lamentando horrivelmente por ter dado o iAbsorvente ao invés de um porta-retrato digital: Não, mãe. Quer dizer, pode. Mas ou a senhora vê as fotos ou escuta música.

    Vovó irritada: Homessa! Diga, quanto vc gastou… nisso?

    Filho: Mãe, a senhora quer vir almoçar aqui amanhã? Teremos bolo de fubá que a senhora adora. :D

    Vovó: Não, vou ficar em casa e assistir o DVD do Roberto Carlos no meu novo iAbsorvente.

    Filho: OMFG!

    • http://www.bugigangadigital.net Hawpino

      [quote=Pryderi]Vovó: Não, vou ficar em casa e assistir o DVD do Roberto Carlos no meu novo iAbsorvente.

      Filho: OMFG![/quote]

      I’Loled!

    • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

      [quote]Não, mãe. Quer dizer, pode. Mas ou a senhora vê as fotos ou escuta música.[/quote]

      Apps da Apple (iPod, Mail, Safari) podem fazer multitarefa no iPhone OS.

      Só não dá pra navegar e estar no IM ao mesmo tempo, a não ser que se use o serviço de notificações da Apple, onde o servidor do seu programa de IM se conecta ao da Apple, que manda notificações pra você quando chega mensagem e então abre o app.
      É um quebra-galho aceitável no iPhone, não num dispositivo que quer ir além dele.

  • Kolodziey

    Ainda prefiro esperar a o iPad 2.0!!!

    • dante

      dá pra ficar esperando pela versão x+1

  • Rodrigo8

    agora entendi, Ipad feito para os mais mentalmente limitados , criancinhas catarrentas q pertubam a paciencia de seus pais ricos alem de humanos no fim da vida onde nao sabem mais onde gastar sua aposentadoria, pq o bagulho é caro !

    agora sim faz sentido

    • http://www.bugigangadigital.net Hawpino

      Ou os fiéis da igreja sagrada de Esteves Trabalho, o maior, o incrível, o cara (O Romário pediu pra riscar isso).

    • Rodrigo8

      esqueci de dizer … tudo isso ja existe em um só netbook

      Asus Eee PC T91

    • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

      U$$500 são só U$$50 a mais do que o netbook básico da Sony (W121) ou o tablet de 9″ da Archos (com Win7 e Atom, mas com touchscreen resistivo, menos sensível do que o capactitivo usado no iPhone).

      A verdade é que o preço do iPad é bom pelas specs dele. Só o fato da tela usar um painel IPS, mais caro que a média, já impressiona num dispositivo que custa “só isso”. Ele tem muitos luxos que os MacBooks não tem.

  • http://www.bugigangadigital.net Hawpino

    O iPhone bla bla bla, iPad bla bla bla, USB bla bla bla, Steve Jobs bla bla bla.

    O iPad é algo inovador mas:

    • Passear com um iPad não é nada discreto como um iPhone ou iPod touch.
    • A tela vai ficar linda cheia de impressões digitais. Imagina o CSI analisando isso.
    • Falta de Flash: Só se ele conseguir acabar com a malvada Adobe e glorificar o herói HTML5.
    • Falta de USB: Não é novidade da Apple.
    • Câmera, telefone, etc: Talvez numa versão futura.
    Hoje o iPato não vale a pena. Talvez valerá, ninguém sabe ou a Mãe Dinah sabe. }:)

  • http://www.mitros.com.br SergioCavalcante

    Tem gente que reclama demais. Provavelmente vou ser obrigado a comprar um. 

    - Agora vou poder ver meus seriados/filmes/youtube deitado, sem a bosta da parte de baixo do note super-aquecer as minhas.

    - Vou poder ler livros, sem ficar curvado na cadeira, ou com o mesmo problema acima, e ainda escutando uma musiquinha. (o som já rola em background desde o Iphone) . E com uma grande facilidae em adquirir.

    - Comics!

    - Mapas com área imensa.

    - Navegar na Net sem esforço, sem precisar de páginas adaptadas.

    E tudo isso pode ser feito, além de deitado confortavelmente, no toilet!

    E ainda pode ser escondido em qualquer mochila, sem dar bandeira.

    Fora isso, ainda tem o bônus de usar os aplicativos já existentes do IPhoneOS. E imagine os novos, aproveitando essa área de tela, que no caso do IPhoneOS, é interatividade.

    E tudo isso por 140 doletas a mais que o Kindle. E ainda quebra galho como Netbook, com aquele suporte de teclado.

    Aí vem a molçada falando: 

    - Não é Multitasking – Po, o que eu citei acima geralmente é feito um de cada vez, no máximo com música ao fundo, que já fica em background. Você É multitasking? Use o Backgrounder, que existe há séculos.

    - Não é Widescreen – Meu pitaco é que talvez atrapalhasse um pouco a leitura de e-books. Dá pra conviver com umas linhazinhas laterais.

    - Câmera, ao menos pro usuário – O cara que compra um IPad, o chat com cam é quebra-galho. Mas se quiser mesmo, usa o AirCam do Iphone!

    - Não faz chamadas – Não é um telefone, kct. Usa o teu Iphone, comprou pra que? Mas se quiser, tem o Skype, Fring, Nimbuzz, etc.

    - não tem USB – Isso é chato. Onde vou espetar meu mouse??? :P

    - tem muitos Adaptadores – Não compra, ué?

    - Sem suporte ao Flash – Ok isso é chato. Ainda bem que não sou viciado nesses joguinhos. E o Youtube! Como vou viver sem…opa, peraí, tem um ícone lá no IPhone :D

    Caras, esse bichinho é um Computadorzinho, ultraportátil, com multitouch, acelerômetro, tempo absurdo de bateria, e uma boa área de tela. Fora isso, é 140 dólares, reitero, do que o Kindle, maior, colorido, e com muito mais interação.

    É inovador? Não o suficiente pras expectativas. Mas o que era o IPhone na época? um Palm TX que ligava. Já existia o conceito. A Apple só fez tacar mais interatividade e hipermelhorar. Foi o que ela fez com os e-Readers. Considerei o produto muito positivo.

    Sérgio Cavalcante

    http://drogadecabeca.blogspot.com/

    • http://ceticismo.net Pryderi

      [quote]E tudo isso pode ser feito, além de deitado confortavelmente, no toilet![/quote]

      Eu prefiro ficar deitado na cama. talvez, porque eu tenha uma. Sei lá.

      [quote]E ainda pode ser escondido em qualquer mochila, sem dar bandeira.[/quote]

      Daí, na rua, vc saca ele para consultar o mapa grandão. }:)

      [quote]- Não faz chamadas – Não é um telefone, kct. Usa o teu Iphone, comprou pra que? Mas se quiser, tem o Skype, Fring, Nimbuzz, etc.[/quote]

      Em quantos lugares tem wi-fi disponível?

      [quote]- não tem USB – Isso é chato. Onde vou espetar meu mouse?[/quote]

      Ou o pendrive ou a camera fotográfica…

      [quote]- Sem suporte ao Flash – Ok isso é chato. Ainda bem que não sou viciado nesses joguinhos. E o Youtube! Como vou viver sem…opa, peraí, tem um ícone lá no IPhone[/quote]

      Rapaz, ele vem com um iPhone incluso?

      [quote]Caras, esse bichinho é um Computadorzinho, ultraportátil, com multitouch, acelerômetro, tempo absurdo de bateria, e uma boa área de tela. Fora isso, é 140 dólares, reitero, do que o Kindle, maior, colorido, e com muito mais interação.[/quote]

      Corolário: A hora que sair o Kindle colorido, bye bye iAbsorvente. Chamar isso de computador é piada de mau gosto, ou característica Mactard.

      [quote]É inovador? Não o suficiente pras expectativas. Mas o que era o IPhone na época?[/quote]

      Mais capado do que o atual iPhone. Pq eles não mantiveram o mesmo iPhone se era tão bom? É o que vai acontecer com o iAbsorvente. Um bando de manés… cof… cof… que adoraram esta tristeza vai comprar, para depois sair um melhor, ou mais decente, e ficarão chorando as pitangas pela grana gasta, mas como bons Mactards, falarão: mas ele era legal qdo saiu e mostrou ser uma inovação que nem os primeiros iPhones.

      Nevermind. Até o fim do ano sai um HiPad. ;)

    • Geovani

      [quote=SergioCavalcante]- não tem USB – Isso é chato. Onde vou espetar meu mouse??? :P

      [/quote] Bluetooth, oras bolas. É assim que os mouses da Apple, como o Magic Mouse, são conectados aos aparelhos que ela vende – daí nada de ter que se preocupar com transmissores trambolhos ou minúsculos em portas USB. Se bem que mouse em um aparelho desses… Ah, já vi onde você quer chegar – esse emoticon não deixa dúvidas! ;)

  • ovtbqr

    Scott Adams sobre a iPad. http://dilbert.com/blog/entry/ipad/

  • http://magno-naval.blogspot.com magno

    Eu gostei e minha conta-corrente ainda pensa em suicídio depois do lançamento iPod touch de Itu.

    Ainda não tive tempo de ler os comentários do Meiobit, mas alguém mais além de mim lembrou da prancheta dos garotos no “Ender’s Game”? É o PC para ler na cama, jogar, acessar a internet e outras coisas que não cabem aqui. É a prancheta do operário do final do filme do Quarteto Fantástico.

    Gostaria sinceramente de comprá-lo a 940 reais, que é o preço dele nos Estados Unidos, mas aí é sonhar demais. Se for chutar preço, a gente pode pegar o preço do Iphone no Brasil (R$ 2000), dividir pelo preço nos EUA ($200 ou R$374) e multiplicar por 940, o que dá:

    –> 5030 reais <–

    Isso é Brasil meu povo…

  • http://www.dundes.com/wiki/Alex/BlogDoAlex alecao

    Lendo todos os comentários, é incrível como vemos as pessoas fechadas em grupos específicos e querendo que tudo que se produza atenda o seu grupo. É claro que o iPad vem para suprir uma demanda crescente dos que não são “iniciados” em informática. Existe um potencial muito grande dele ter sucesso por conta disso, é só ver o caso do Wii.

    • http://megalopolis-blog.com Fabiane Lima

      Absolutamente concordo.

    • http://ceticismo.net Pryderi

      O que eu vejo é uma babação de ovo, só pq é da Apple. Se um treco desses fosse xing-ling, mas com as MESMÍSSIMAS características, estariam baixando o pau. Claro que vai ter gente comprando, como tem gente que compra notebook com Satux Linux. Ué, afinal estariam agrupados no mesmo juízo de valor, mas duvido que alguém daria maior valor ao Satux, que não funciona com pendrive.

      Se bem que o iAbsorvente tb não funciona. ;)

      Sucesso por sucesso, qualquer coisa pode fazer. Para isso existe o departamento de marketing. E, é claro, ninguém vai dizer “sou um mané por ter dado 500 doletas nisso”. É Apple, valhamedeus!

      Mas, claro, depende de quem o quer e pra que o quer. O amigo lá de cima quer ficar deitado no chão do banheiro acessando deus-sabe-o-quê. Como diz minha mãe: “Há gosto e mau gosto pra tudoi e devemos respeitar, para depois lamentar.”

      Só quero ver quantos defensores aqui efetivamente comprarão o treco.

      • maiconfaria


        “é, afinal estariam agrupados no mesmo juízo de valor, mas duvido que alguém daria maior valor ao Satux, que não funciona com pendrive. Se bem que o iAbsorvente tb não funciona “

        Hehehe, hoje tu só está trollando ! Mas, essa foi muito engraçada !  :D

        • http://ceticismo.net Pryderi

          Os Macfags estão pulando que nem pipoca. Mas, vai. Em termos de juízo de valor, o que falei está ou não correto?

    • http://julionerd.spaces.live.com jneto

      Muito estranho seu comentário, quer dizer que nós que entendemos de informática não podemos informar nossos amigos, familiares e afins sobre um produto desvantajoso? Sim por que o iPad É desvantajoso a partir do momento que existem alternativas como essa, voltadas ao mesmo público, com bem mais funcionalidades e muito mais barato.

      • http://lyzflux.deviantart.com/ kellbonassoli

        Eu gostei muito desse Archos 7

        • http://julionerd.spaces.live.com jneto

          lol

          Não conhecia esse, mas também achei legal. :D

        • http://0fx66.com VonNatur

          Ele parece ser legal :D

      • http://www.dundes.com/wiki/Alex/BlogDoAlex alecao

        Eu não disse isso. Você pode recomendar o que quiser para seus familiares. Eu particularmente diria para os meus, não compre. O que estou falando é de uma necessidade de mercado. Veja um não iniciado usando um computador… saberá que estou falando. As pessoas querem e VÃO ter um dispositivo mais próximo de um eletrodoméstico. Eu percebo que o IPad é o início disso. Algo que a Apple tentou fazer com o Newton a muito tempo atrás, mas a tecnologia na época não ajudava.

        Veja, não sou um Mactard. Não tenho nada da Apple. Sou escravo da Microsoft, pois em ambiente corporativo, dificilmente temos outra opção.

        Mas enchergo neste lançamento, mais do que um simples netbook sem teclado, é uma necessidade de mercado.

        • http://julionerd.spaces.live.com jneto

          Essa é a questão, cara, o iPad não é o início de nada. Você fala como se ele fosse o primeiro tablet, mas não é, existem outros e com mais recursos. É como disseram embaixo, o pessoal que comprar isso será mais por status, porque vantagem real não existe nenhuma.

    • Roniuj

      Por 500 dólares o modelo de acesso em 16gb? Realmente tem que ser pra verdadeiros iniciantes em informática.  Seu argumento é mais que válido!

      • http://www.dundes.com/wiki/Alex/BlogDoAlex alecao

        A Apple não vende hardware, ela vende status. Nos EUA a realidade é outra. Não tente comparar um preço de um Apple com um xing-ling, não é assim que funciona.

        Eu particularmente acho que este produto vai vender. Mas não significa que eu iria comprar e nem indicar.

        Para o meu nicho, ele não serve. Eu preciso de um notebook com Windows para poder trabalhar.

        • Roniuj

          Mas eu não comparei com xing-ling.

           

          Pegue a linha Archos, ou o futuro JooJoo, tablets com capacidade e opções bem melhores por preços muito mais em conta.

          • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

            Err… O JooJoo custa U$$499, o mesmo que o iPad básico e tem 4GB comparado com 16GB do iPad.

            E roda um navegador e só. O iPad, por mais limitado que seja, roda mais Apps. 

            Já o Archos, é um bom tablet, mas não é voltado ao mesmo público do iPad. Ele é bom pra geeks, que vão saber lidar com o Win7 numa tela touch.

  • Gui Del Frate

    O que mais me impressiona é ver pessoas que entendem de tecnologia falando um monte de besteira.

    Eu entendo e concordo sobre as limitações do iPad. Mas isso limita o aparelho a MIM. Cada um sabe das suas necessidades, e não dá pra fazer um gadget que supra todas elas.

    Vejam, é um iPod Touch grande. Mas o fato de ser grande, de ter a interface remodelada e focar na LEITURA já é o suficiente para um novo produto. Se isso fosse problema o iPod Touch não venderia, já que é um iPhone sem telefone!

    [quote=Pryderi]Filho lamentando horrivelmente por ter dado o iAbsorvente ao invés de um porta-retrato digital: Não, mãe. Quer dizer, pode. Mas ou a senhora vê as fotos ou escuta música.[/quote]

    Errado. Atualmente o iPhone/iPod Touch suportam sim multitasking. Com algumas limitações, mas você pode escrever um email/Sair acessar um site e copiar algum conteudo/Voltar ao email e colar na mensagem a ser enviada. Também dá pra ouvir música ao mesmo tempo de ver fotos ou acessar a internet, etc.

    Convenhamos, se o OS do iPad é o mesmo, então ele TAMBÉM tem essas funcionalidades. E se querem saber, é o suficiente como foi para os milhões que compraram o iPhone.

    Como pensantes, antes de criticar, temos que PENSAR no que falar. Todos os produtos no mundo não foram feito para mim. Minha previsão: um computador mais completo em breve, no formato do iPad, que vai iniciar uma nova tendência, feito para todos os que esperavam mais do gadget. E muito, muito sucesso do iPad.

    • http://ceticismo.net Pryderi

      [quote]Errado. Atualmente o iPhone/iPod Touch suportam sim multitasking.[/quote]

      Er… desculpe, mas eu pensei que estávamos falando de iPad (ou iAbsorvente), e não iPod. Volte lá e leia de novo, por obséquio.

      [quote]Convenhamos, se o OS do iPad é o mesmo, então ele TAMBÉM tem essas funcionalidades.[/quote]

      Se tivesse, creio que falariam, pois não? Acho que a Apple sabe melhor das características do produto do que os comentaristas.

      [quote]E se querem saber, é o suficiente como foi para os milhões que compraram o iPhone.[/quote]

      O Marketing faz coisas maravilhosas, não? Que o diga os 500 trecos que as pessoas compram sem precisar. Ah, não… isso é invenção minha. Tal coisa não existe.

      [quote]Minha previsão: um computador mais completo em breve, no formato do iPad, que vai iniciar uma nova tendência, feito para todos os que esperavam mais do gadget. E muito, muito sucesso do iPad.[/quote]

      Fiquei emocionado. Até escorreu uma lágrima. Vamos, iPad! Vc vai conseguir, menino. Não dê ouvido a estes chatos. Go! Go! Go!

      Já posso até ver um monte de cheerleaders de sainha gritando: Gimme an I, Gimme a P. iPad! iPad! iPad!

      Oh Mickey, you’re so fine
      You’re so fine, you blow my mind, hey Mickey, hey Mickey
      Oh Mickey, you’re so fine
      You’re so fine, you blow my mind, hey Mickey, hey Mickey
      Oh Mickey, you’re so fine
      You’re so fine, you blow my mind, hey Mickey…

      Eu me divirto com as torcidas. :P

      • Gui Del Frate

        A quantidade de comentários xingando ou falando mal do iPad é já é gigante aqui no MB, portanto fica claro o lado que você está.

        Não vim pra criticar ninguém, só acho que a crítica pela crítica, sem fundamento, não vale de nada. Nunca disseram que você poderia ouvir música e navegar na internet para vender iPod Touch ou iPhone, mas é um recurso que existe.

        E da mesma forma que eu não tenho como ter absoluta certeza se isso acompanha o iPad ou não, ninguém mais pode ter também, até que se tenha o produtos em mãos para aparecer reviews.

        O iPad também toca músicas, e duvido que você não consiga ouvir algo e navegar na internet ao mesmo tempo. Principalmente se levarmos em consideração a diferença de processamento: Não faz sentido.

        Portanto, não critico seu ódio pelo iPad, mas não acho que vai lhe levar a lugar nenhum, nem ser construtivo pra ninguém. Expus a minha opinião de um ponto de vista neutro, sem preconceitos e imparcial, e acho realmente que HÁ um grande público pro iAbsorvente, como você gosta de falar. Eu, particularmente, não compraria um iPad. Mas nem por isso ignoro ou critico o resto do mundo que me diz o contrário.

        • http://ceticismo.net Pryderi

          Eu fico pensando no porque das pessoas transformarem coisas em religiões…

          [quote]A quantidade de comentários xingando ou falando mal do iPad é já é gigante aqui no MB, portanto fica claro o lado que você está.[/quote]

          Desculpe, senhorito, por expressar minha opinião. Depois, me envie uma MP com a sua, para eu passar a concordar contigo.

          [quote]Não vim pra criticar ninguém, só acho que a crítica pela crítica, sem fundamento, não vale de nada. Nunca disseram que você poderia ouvir música e navegar na internet para vender iPod Touch ou iPhone, mas é um recurso que existe.[/quote]

          Er… desculpe, mas eu pensei que estávamos falando de iPad (ou iAbsorvente), e não iPod. Volte lá e leia de novo, por obséquio. [2]

          [quote]E da mesma forma que eu não tenho como ter absoluta certeza se isso acompanha o iPad ou não.q/uote]

          Então, seja um bom menino e pare de defender algo que vc não sabe se existe ou não.

          [quote]O iPad também toca músicas, e duvido que você não consiga ouvir algo e navegar na internet ao mesmo tempo. Principalmente se levarmos em consideração a diferença de processamento: Não faz sentido.[/quote]

          Defesa Chewbacca? HAHAHAHAHAHAH Só faltava essa.

          [quote]Portanto, não critico seu ódio pelo iPad, mas não acho que vai lhe levar a lugar nenhum[/quote]

          Appletards sempre levam pro lado pessoal. tsc tsc. Cara, tudo bem que vou desmoronar o seu mundinho, mas simplesmente estou pouco me importando com o aparelho. O problema é a babação de ovo por algo cujas as funcionalidades parecem mais de um xing ling. Qual foi o argumento contraposta ao meu que vc propôs? Nenhum. Por que? Pq vc não tem nenhum. Só ficam no “pode isso, pode aquilo, eu não acredito que tal coisa…” No mundo dos adultos, isso se chama “falácia”.

          [quote]Expus a minha opinião de um ponto de vista neutro, sem preconceitos e imparcial[/quote]

          Ao ponto que vc critica a MINHA opinião, vc foi parcial. Sua parcialidade se interpôs à minha.

          [quote]e acho realmente que HÁ um grande público pro iAbsorvente, como você gosta de falar.[/quote]

          Vc pode ter a opinião que quiser. Mas não defendeu-a com argumentos. O iAbsorvente tem público? Claro! Qq produto tem. Como eu disse e insisto: Departamento de Marketing existe pra isso. Bons vendedores fazem vc comprar algo que não necessita ou algo de qualidade inferior. Todos conhecemos exemplos disso. Um monte de pessoas comprarão? Não duvido. Isso fará dele um aparelho excelente? Não, não fará.

          [quote]Eu, particularmente, não compraria um iPad. Mas nem por isso ignoro ou critico o resto do mundo que me diz o contrário.[/quote]

          Liberdade de expressão é isso. Vc nãoi critica porque não quer criticar. Eu quero e acho que eu tenho uma opinião, que fundamentei mediante argumentos, basta ver os posts relacinados ao tema. A tarfea do interlocutor é demonstrar a não validade do argumento do co-debatedor. E isso, nenhum defensor do iAbsorvente conseguiu. Só ficam no “!deve ter alguém que vai usar”. Isso não é argumento, é choramingo.

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

          • http://ceticismo.net Pryderi

            Voltaire às avessas: Eu defenderei quaçquer coisa que você diga, desade que concorde comigo (ainda que eu não tenha argumentos).

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            desculpa, não entendi, juro que tentei.

          • Geovani

            [quote=Pryderi]O problema é a babação de ovo por algo cujas as funcionalidades parecem mais de um xing ling. Qual foi o argumento contraposta ao meu que vc propôs? Nenhum. Por que? Pq vc não tem nenhum. [/quote]

            Ninguém é capaz de contra-argumentar “direito” com você pois você quer ouvir uma resposta específica que não existe – tudo o que é dito que não se encaixa é descartado ou rebatido com os mesmos argumentos. Você está preso na ideia de que “o iPad é ruim pois tem menos recursos do que eu gostaria”, porém esse é o ângulo errado para abordar o aparelho. Para compreendê-lo, você precisa abraçar outro ponto de vista, o ponto de vista pelo qual a Apple já é conhecida: do minimalismo, Princípio de Pareto, “menos é mais”.

            Por exemplo:

            Princípio de Pareto: 20% dos recursos são usados 80% do tempo / 80% das pessoas usam 20% dos recursos / 20% dos clientes trazem 80% dos lucros. (O valor 80/20 é apenas um exemplo, pode ser maior ou menor). Detalhe que o objetivo não é se chegar ao melhor resultado possível em absoluto, e sim ao mais satisfatório dentro do que se pretende atingir.

            Minimalismo: remove-se todo recurso extra até se chegar às características mais essenciais. O Princípio de Pareto pode ser usado para se ter uma ideia do que pode ser removido ou não.

            De qualquer forma, as discussões sobre o produto só servem para passar o tempo; ninguém vai se convencer de nada, ainda menos sem usar o produto de fato, ver qual será o impacto no mercado e o que os concorrentes lançarão depois dele, baseando-se no mesmo conceito (não apenas no de “tablets já existem e são melhores” [e, por melhores, leia-se "possuem mais funcionalidades"]).

          • http://www.dundes.com/wiki/Alex/BlogDoAlex alecao

            Adorei sua resposta!

          • http://www.edivaldobrito.com.br edivaldo_ma

            Adorei sua resposta!  [2]

  • http://www.flickr.com/photos/eduardoaguiar Eduardo Aguiar

    Não gostei do iPad mas entendi a jogada do Jobs/Apple: é a forma como eles visualizam o que deveria ser uso ideal de um netbook. Eles ousaram lançar algo que atinge vários nichos sem fazer muito bem quase nada, vide o texto do Scott Adam. O netbook hoje é capaz de fazer quase tudo que um computador de mesa mas muita gente se foca em entretenimento e um tablet faz isso melhor que as outras soluções. Tem portabilidade para se ver na cama, viagens, bwc, etc. E a grande vantagem dos produtos da linha iP* é ter o iTunes e o novo iBook, integrando e concentrando serviços e produtos; pelo menos para quem pode e conseguepagar.

    O produto tem um custo benefício muito ruim, mesmo depois de cair os normais $99 depois que o hype passa mas quem vai determinar isso realmente é a demanda.

    O iPad não veio para salvar o mundo, ele veio para ser uma forma diferente de se acessar multimídia. Espero que ele tenha sucesso em consolidar um nicho e que venham outras alternativas melhores e mais baratas. O que eu espero? Um Sony Surfaacestation. 8)

  • http://kierenrhys.tumblr.com/ kierenrhys

    Pela maioria dos comentários e alguns artigos por aí dá para entender o seguinte. Achou uma porcaria? Você é burro e deve ir para o Microsoft Live Inferno For Satanic People. Achou bom? Você é sensato e merece um lugar no iCeu.

    Eu não achei bom, não pagaria por 1, pois existe coisas(lançadas a 1-2 anos atrás) muito melhores. Eu não chamaria o iPad de inovação. Falar que não tem multi-tasking porque não precisamos e sua vó nem precisa, é a mesma coisa que falar que as TVs novas de 50 polegadas não devem vir com suporte a Full HD porque a maioria do povo brasileiro vai assistir novela nelas. E querendo ou não, S.O. multi-tarefa é o básico do básico até em celulares a um bom tempo. Meu Sony Ericsson pré-pago que paguei R$470 ano passado tem isso. Consigo escutar música, usar o Opera Mini ao mesmo tempo e ainda deixar um processo de um jogo qualquer em standby.

    E um aparelho para internet não ter suporte a flash? É a mesma coisa que falar que um carro não funciona em rodovia e você deve ser ir por dentro da cidade.

    Só mesmo a Apple para conseguir transformar retrocesso em evolução.

    • Geovani

      Reclamar da falta de multi-tasking não tem nada a ver pois, segundo especialistas, o ser humano é absurdamente ineficiente em multi-tasking, além de tal atividade fazer mal para o cérebro, deixar as pessoas burras, bravas, estressadas, e aumentar o risco de doenças cardiovasculares:

      The constant effort this requires means that doing even just two or three things at once puts far more demand on our brains compared with if we did them one after another. [...]

      [Glenn Wilson] found that just being in a situation where you are able to text and email – perhaps sitting at your desk – can knock a whole ten points from your IQ. This is similar to the head-fog caused by losing a night’s sleep.

      This is why Professor Miller, for one, is highly wary of the multitasking lifestyle. ‘People can’t do it very well, and when they say they can, they’re deluding themselves,’ he says. ‘The brain is very good at deluding itself.’ [...]

      Multi-tasking is a significant reason why we are witnessing epidemics of rage, believes Dr Alan Keen, a behavioural scientist at Australia’s Central Queensland University.

      [...] Such changes – including chronically raised levels of the stress hormone cortisol – can make us more disposed to being aggressive and impulsive, as well as raising our risk of cardiovascular disease.

      Daí o Steve Jobs ficou sabendo de tudo isso e , adaptou para seu produto!

      • Diavolul

        quanto voce ganha por mes pra defender tanto o Estevão Trabalho?

        abcs

        • Geovani

          O contrato não me permite informar o valor… Sarcasm

          • Diavolul

            de qq forma, ele deve estar orgulhoso de ti  :D

            abcs

      • http://ceticismo.net Pryderi

        [quote]Reclamar da falta de multi-tasking não tem nada a ver pois, segundo especialistas, o ser humano é absurdamente ineficiente em multi-tasking[/quote]

        Deve ser por isso que não conseguimos comer e assistir televisão ou conversar. Olhar um quadro e reconhecer a voz de uma pessoa conhecida que nos chama. Sentir cheiro de um perfume e cantar uma melodia.

        Dizer que o ser humano não é capaz de processar multiplas informações é a maior IDIOTICE que eu já ouvi. O cérebro trabalha, identifica, classifica e ordena milhões de informações por segundo. Então, sem essa de “o ser humano é ineficiente com multi tarefa”, pois estamos usando micros com isso há muito, muito tempo. Se não, por que reclamam dos Windows Starters da vida? Melhor! Vamos falar pro tio Estevão abolir a multi tarefa do OSX e veremos o que acontecerá.

        Como toda pesquisa, esta foi mais uma tendenciosa. Claro que ao ler o que estou escrevendo, seu cérebro não está processando integralmente as regras de sintaxe, cruzamento de informações, memória etc. Afinal, vc é ineficiente em multi tarefa.

        • Geovani

          Os estudos relacionados a isso não se referem ao que você está falando; eles não dizem que o ser humano não é capaz de multi-tasking (mais sobre isso abaixo), e sim de que é extremamente ineficiente nisso. E a ineficiência aumenta de forma exponencial de acordo com a quantidade de coisas sendo feitas ao mesmo tempo, o nível de atenção dedicado à cada atividade, a complexidade de cada atividade e o resultado desejado.

          Por exemplo, eles dizem é que o ser humano é capaz de fazer muito melhor / mais rápido uma coisa só de cada vez do que mais de uma. É capaz de dirigir melhor só fazendo isso do que dirigir e falar no celular. É capaz de escrever melhor um e-mail só do que escrever um e-mail, assistir TV e ouvir um audiobook. É capaz de ler melhor focando na leitura do que ler, comer e andar de bicicleta “ao mesmo tempo”. É capaz de entender melhor a história de um filme só assistindo um do que assistindo três ao mesmo tempo, ou assistindo e conversando sobre assuntos não-triviais. A questão é que a maioria das pessoas não espera grandes resultados de nenhuma das atividades que executa (pode ser tudo “mais ou menos” e está bom, podem perder parte da história do filme que tanto faz, podem escrever um e-mail cheio de erros que ninguém vai se importar), mas isso não quer dizer que elas são boas em multi-tasking.

          Também, outros estudos relacionados demonstram que o ser humano não é capaz de fazer multi-tasking real (segundo o conceito que é utilizado pelos neurocientistas da área – depende da acepção); o que ele faz de fato é dividir seu tempo e atenção, indo e voltando entre cada atividade. Uma pessoa não assiste TV e conversa ao mesmo tempo: ela faz uma ou outra, e seu cérebro fica em um vai-e-vem entre cada atividade; com isso, dependendo do assunto sobre o qual conversa (tema, complexidade, importância, etc.), do filme e da quantidade de “espaço livre” na execução de cada atividade, a execução de cada uma é prejudicado de acordo.

        • Geovani

          Um complemento ao que eu disse na resposta anterior: esses estudos relacionados ao multitasking em seres humanos a que me refiro referem-se principalmente a coisas feitas de maneira ativa (“atividades”), não coisas feitas de maneira passiva. Bater o coração, respirar, ouvir sem pretensão de entender e cheirar sem objetivo algum, por exemplo, não se encaixam nesse conceito. Mesmo assim elas podem influenciar negativamente: por exemplo, ouvir uma música que não se gosta bem alto influencia negativamente na compreensão durante a leitura de um livro, na resolução de problemas matemáticos, etc. Dizem que parte disso é porque o cérebro fica constantemente tentando “livrar-se” da distração e “lembrando-se” de o quanto está incomodado. Escrever com o nariz entupido e escorrendo também, mesmo que sejam “lidados” com mãos diferentes (com um lenço de papel, um lenço por favor!).

          Uma grande parcela dos estudos relacionados a multitasking em humanos é voltado ao ambiente de trabalho, com o objetivo de indicar o quanto de tempo é perdido por causa disso, o quanto de stress causa aos empregados, o quanto o resultado do trabalho é prejudicado, etc., mas pode ser aplicado a muitas outras coisas. Mesmo porque não é completamente correto tratar trabalho como se fosse uma coisa que não interfere com a vida da pessoa, ou vice-versa.

          O problema no caso é o ser humano, que é louco ao ponto de se sobrecarregar de coisas para fazer (escrever um relatório, conversar no MSN, postar no Twitter e no Meio Bit, responder e-mail, ouvir um podcast, navegar na Internet e assistir um vídeo no Youtube, tudo “ao mesmo tempo”), daí justifica que está sendo mais produtivo e que isso não lhe traz nenhum problema – nada de stress, nada de prejudicar o resultado do trabalho nem desperdiçar tempo. Tais estudos demonstram que isso não é verdade. Extenda isso a não ter multi-tarefa no sistema operacional e pronto, eis o primeiro passo rumo a um mundo melhor! Parte sarcasmo, parte verdade.

          • http://www.edivaldobrito.com.br edivaldo_ma

            Depois dessa, eu ficaria calado por um ano. :jawdrop:

          • juniors

            Perfeito, seu comentário merece primeira página…

            Tentei dizer isso em poucas palavras em um outro post sobre o iPad, e fui questionado se eu conseguia mascar chiclete e andar de bicicleta ao mesmo tempo. :P

             

  • Donnie Darko

  • http://www.alineabreu.com aline.abreu

    }:)  Fiquei imaginando minha mãe que é costureira, usando um Ipad para mostrar modelos de roupas para as clientes no ateliê dela. Imagina o status.

    Esse Ipad poderá ter muitas utilidades. Estamos tendo repercussões já, antes mesmo do produto estar a venda. Vamos ver o que vai acontecer quando chegar realmente ao mercado.

    Aline Abreu

  • Gezuz

    O produto certo, pela empresa errada.

    Monotask, sem câmera, sem usb e vários adaptadores que combinam perfeitamente com a proposta ‘portátil’. Claro que foi feito pra vender versão melhorada.

  • Roniuj

    Ai ai, deja vú.

    Mac Book Air também era uma idéia incrível, uma coisa nova. UAU, NOOOOSSAAAA!!! 

    pfff…

    O produto é ruim, independente de qualquer conceito metido a “ignorantes, estou criando algo que nunca existiu”, o produto é uma bela porcaria.

    Mas foi o que estava comentando com o Alex Popst, não adianta argumentar com fans em geral, sempre há um ponto de fuga, ao invés que simplesmente admitir que um novo produto da marca de devoção não ficou bom.

    • http://oxenti.com GuZ

      Macboook o-quê?

       

       

       

    • http://www.bizness.com.br sricanesh

      O Air também sofreu o monte de críticas que o iOb está sofrendo e no fim as críticas se confirmaram. 

      Pessoal fala muito que “ah o iphone tb foi criticado”. Bom, primeiramente não lmebro que foram tantas crítifcas assim, mas de qq jeito, o fator “wow” foi muito grande, até para quem não era fã boy (como eu)

      • Roniuj

        Exato!

        Eu não queria comentar isso pra não criar flame. Mas a única crítica forte que lembro no lançamento do iPhone foi o fato de não ter 3G. De resto ele era objeto de desejo de todo mundo.

         

        Mas vai argumentar isso com Apple-tard…

        • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

          Errado. Logo no anúncio do iPhone, tinha muita gente que o criticava duramente. (Especialmente o povo que usava Windows Mobile.)

          Afinal, o primeiro iPhone não tinha 3G, GPS, MMS, não rodava Apps de terceiros… Depois, criticavam porque o único jeito de “programar” pra ele era usando aplicaitovs web.

          Hoje o iPhone é beem diferente do que foi anunciado em 2007…

          • http://oxenti.com GuZ

            Mas mesmo assim o iPhone teve muito mais atrativos que o ipod touch 9″.

             

            Hoje o iPhone é bem diferente, mas continua com algumas críticas dos não-appletards. Claro que do iphone original só continuou a cara de sabonete gigante e hoje é um ótimo aparelho, mas venhamos e convenhamos o Droid é um aparelho BEM MAIS completo e não tem o efeito wow do iphone.

          • http://felipecn.com/wp/ FelipeCN

            Porque o que o Droid tem de melhor em relação ao iPhone só tem apelo ao público Geek.

             

            [Não que isso o desmereça, mas o efeito WOW do iPhone é porque ele foi destinado as massas]

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            não tão ‘massas’ assim.

          • juniors

            À massa dos E.U.A … }:)

          • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

            não tão ‘massas’ assim

          • http://oxenti.com GuZ

            E qual a lógica de lançar um telefone para Gnochi, Lasagna e Espaguete?

            =P

             

            O Negócio é que a Motorola não é  uma Apple. Acho que o Droid poderia fazer o mesmo sucesso que o V3, mas o nome da Motorola tá meio zuado e ela não tinha grana pra fazer um marketing gigante como a Apple faz .

      • maiconfaria

        Eu diria que o iPad sofreu bem mais. Bom, normal, o Air é só um laptop fino.

  • sampaoz

    acho que ja deve ter algum programa no AppStore que faz ligar a cafeteira remotamente.

  • http://kierenrhys.tumblr.com/ kierenrhys

    Comparação realmente coerente: http://tcrn.ch/dtkRxv (via Rocky/@tplayer)

  • JayShaman

    Deixa ver se eu entendi… Fazendo uma analogia, o iPad está para notebooks assim como o Wii está para os videogames? :?
    Tipo, levando os notebooks/netbooks pra quem nunca precisou de um? :?

  • Sebastiao coelho

    seria o ipad para os netbooks o equivalente ao wii para os games?

    • JayShaman

      Hei, essa analogia é minha!  :D

    • omine

      rss faz sentido… kkk

  • mano_lima

    Um título o iPad já ganhou: Campeão dos comentários do Meio Bit.

    Sugiro que o Gilson lance imediatamente um post “Fotografias do iPad” e que o Dori venha com o “Jogando no IPad”.

    Passarão dos duzentos comentários cada um fácil, fácil… ;)

    • http://ceticismo.net Pryderi

      Cara, o único post que eu me lembro que bateu os 300 comentários foi aquele do Satux.

      • ovtbqr

        Acho que teve uns cinco, mas o do Dennis MVP deve ter tido uns 450.

        • mano_lima

          Sou um Meiobitista Fraldinha e ate’agora só vi um post ‘sensacional’ desse tipo.

          O Meio Bit anunciou que estava em busca de ampliar o número de colaboradores. Só aí já deu para imaginar a inundação de artigos de Os Escritores que deve ter jorrado para análise. A maior parte foi recusada, claro, e isso armou o espírito por aqui. Era uma questão de tempo para vir a tempestade.

          Não passou uma semana e surgiu o Ghedin. Tudo bem, aprovado porque, mais liso que quiabo, soube se esquivar da polêmica. Só que apareceu então um post escrito por um facão-sem-cabo, acho que falar mal do Windows 7, usando Harry Potter e escrevendo em algum idioma parecido com klingon… Minha mente registrou aquele post como o Samba do Meiobitista Doido.

          Foi o primeiro clássico memorável que eu vi por aqui. Primeiro, veio toda uma onda de comentários ‘WTF?’, depois vieram os insultos e, por fim, chegaram os Do Contra que não resistem: é só ver que a maioria tem um tipo de opinião que eles logo aderem ao outro lado. Sabe, jogar no time mais fraco e ‘virar o jogo’ é uma tentação irrestível para adolescentes.

          Esqueci o nome do Getúlio Vargas que conseguiu em um único post-suicídio comparar W7 com Harry Potter, mas ele também saiu do Meio Bit para entrar para a História.

          • http://www.contraditorium.com Carlos Cardoso

            Na boa, nem lembra daquilo. Foi momento vergonha alheia master.

          • ovtbqr

            Olha pra falar a verdade eu não achei aquele post tão ruim. Já vi piores do Dennes.

  • ramonrfa

    Público Diferente. Acho melhor um vasto público, ou a maioria.

    Já lecionei informática básica por muitos anos. As pessoas mais velhas ou as já idosas tinham enormes dificuldades em aprender, motivo principal: Mouse (ou até o touch pad).

    Sabem o que elas me perguntavam?

    “Ramon, posso colocar o dedo na tela para clicar?” ou “Não seria mais fácil fazer assim?? (2 dedos na tela esticando uma figura no Word)”. 

    Isso ocorreu em 2002/2003. Não havia iPhone ou iPod Touch e nem multi touch.

    Sabem o que acontecia? Muitos alunos desistiam. Mesmo que eu pegasse a mão da pessoa, e fosse no mouse (igual ensinando uma criança a escrever), e tal… 

    E quando o computador travava? Era um caos para a pessoa. 

    Sim, eu li o livro “A Cabeça de Steve Jobs”. Criar dispositivos simples, para qualquer um utilizar.

    Apesar do preço azedo, isso remete à verdadeira inclusão digital, que o Jobs iniciou em 1977 (computador pessoal, fácil).

    Meu sonho é que minha mãe e até estes antigos alunos possam ser “devolvidos ao mundo”, afinal, não ser digitalmente incluso hoje é praticamente o mesmo que estar fora do mundo. 

    Pois, qual o porquê dos caixas eletrônicos terem telas touch?

    E aquelas pessoas sem movimentos nos braços (ou sem os braços) que têm de utilizar um PC com os pés? O iPad facilita prá elas também, acreditem. 

    E não são só os deficientes ou os mais novos: até alguns executivos de 30 e poucos anos não escapam deste hall. Sério.

    Complicar não inclui, exclui. 

    O iPad não é prá mim. Pelo menos por enquanto. Mas é para 90% das pessoas que conheço (os outros 10% também são geeks).

    Sei que estou a ser um pouco contraditório, mas a Fabiane abriu minha mente.

    Acho que deveria até me desculpar pelos meus comentários nos Posts anteriores. Fui egoísta, pensei só em mim.

    • Geovani

      Concordo com você, minha opinião é bem similar.

      • juniors

        Concordo [2].

        E digo mais, tenho acompanhado blogs americanos, e a maioria já entendeu o que o iPad pretende.

         

    • http://www.dundes.com/wiki/Alex/BlogDoAlex alecao

      concordo [3]

  • http://www.bugigangadigital.net Hawpino

    Pelos comentários acabo dizendo: A intenção do iPad seria boa para aqueles que não participaram da inclusão digital (segundo o comentário do ramonrfa) mas, no final das contas essas pessoas leigas usam um iMac? iPhone ou qualquer outra bagaça que venha com i primeiro da Apple?

     

    Se veio pra mudar o mundo eu não sei, mas sei que a maioria das vendas serão de versões xing-ling com todas as funcionalidades que nós achamos que faltam no aparelho, porém de pior qualidade.

  • ovtbqr

    Ok acho que já linkei o post do scott adams sobre a ipad. Ele era a melhor opiniõa sobre o ipad do dia 28.

    Essa é a melhor de hoje http://diveintomark.org/archives/2010/01/29/tinkerers-sunset

  • PauloBotelho

    ipad da apple = ipod touch para míopes.

     

    idiotas comprarão.

    • juniors

      Ou seja, um grande percentual da população que não quer nem saber o que é multi-tarefas, gerenciamento de arquivos, anti-vírus, desfragmentação de disco, formatação…

      O iPad é para quem está caga&*$ e andando para tudo isso.

       

  • predador00
  • brunogdealmeida

    Meu voto seria para um ipad com Entrada para cartão SD , porta USB e só.

     

    Mas às vezes nos apegamos tanto ao que temos que não enxergamos o futuro pontencial que o produto tem.

     

    Vai saber.

     

    No aguardo do desenrolar da história.

  • http://e-polo.blogspot.com lucaspolo

    Lembram do iPhone e o Chuchu??? Bom… o Chuchu não foi comprado por milhares de usuários nem tem uma App Store… hahahaha

  • http://www.ssdgeek.blogspot.com Pedro Jr

    poderiam ter caprichado mais no hardware e especialmente no tempo de bateria….

  • Pingback: Apple anuncia iPad 4 com 128 GB « Meio Bit

  • Pingback: Apple anuncia iPad 4 com 128 GB