Kodu chega aos PCs

Eu até cheguei a comentar sobre isso no Twitter ontem, mas como acho que a notícia deva ser amplamente divulgada, gostaria de dizer que o Kodu, linguagem de programação que só havia sido lançada para o Xbox 360 também está chegando aos PCs, dessa forma os games poderão ser jogados tanto nos computadores quanto no console, além disso, o software teve sua interface adaptada para funcionar melhor com o teclado e o mouse.

Por enquanto apenas uma versão de teste está disponível e não foi dito quanto será cobrado pela programa completo, mas acredito que não será muito diferente da versão do 360, US$ 5.

O Kodu é uma linguagem de programação voltada para crianças e que permite que pequenos jogos sejam feitos sem a necessidade de que seja digitada uma linha de código sequer, usando apenas ícones e lógica de programação.

Como bem disse Matthew MacLaurin, diretor do FUSE (Future Social Experiences), o Kodu pode ajudar as crianças a aperfeiçoarem suas habilidades em resolver problemas e ter uma melhor noção de design. Quem sabe agora algumas escolas brasileiras não adotem o programa, algo que já acontece na Austrália e em algumas cidades dos EUA.

Para fazer o download, basta visitar esta página.

[via Microsoft News Center]

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • To baixando pra ver se é bacana, depois digo aqui  8)

  • é tipo Logos? rola de explicar melhor como funciona? [mac num roda 😐 ]

    • Dê uma olhada neste vídeo, acho que dá pra entender legal como funciona:

  • William_T3l3s

    Complementando o artigo achei esse link que da uma explicaçao um pouco mais detalhada sobre o KODU que é um game do tipo ‘faça voce mesmo’. Achei bem interessante e seria otimo se essa ideia fosse adaptada às crianças, para que nas escolas elas pudessem desenvolver um raciocinio logico mais apurado.

    http://www.dihitt.com.br/noticia/crie-games-para-xbox-360-com-o-kodu-da-microsoft-sem-saber-programar

     

  • O pouco que testei ja posso falar que a proposta é muito boa mas não é nada que me atraia. Nenhum desses mini-games me atraiu, e cria-los não é tão bacana assim.. Enfim, acho que a proposta é boa e com um tempo o serviço deve ser aperfeiçoado com gráficos melhores e mais opções na hora de criar um jogo.

    • Nenhum desses mini-games me atraiu, e cria-los não é tão bacana assim..

      Talvez se você tivesse uns 10 anos fosse interessante… Também nem achei tão legal assim, mas tem que tirar o chapéu. A ferramenta é excelente para que se propõe a fazer. Vou instalar lá em casa e usar meu sobrinho de 7 anos de cobaia, para ver se o negócio é fácil mesmo para crianças. :p Mas pelo visto é.

      • Boa idéia, vou testar com minha irmã 😛

  • [quote]O Kodu é uma linguagem de programação voltada para crianças e que permite que pequenos jogos sejam feitos sem a necessidade de que seja digitada uma linha de código sequer, usando apenas ícones e lógica de programação.[/quote]

    Gostei. Vou brincar com meu filho.  😀

  • Jason Manchest

    Sei lá ta com cara de RPG maker simplificado, certo que foi feito para crianças, entretanto, creio que se uma mostrar a um criança de 8 a 10 anos como usar o rpg maker concerteza começará a fazer uns jogos interessantes, depois mostrando o blender ai a coisa toma um rumo absurdo, mas de qualquer forma creio que muitas crianças nem possam aprecisar realmente tal ferramenta, quem fizer o teste veja o que a criança vi e fez para ver se gostou tal criança ou não.

  • thE Masterkey Blaster

    Tinha um software desse tipo acho que chamava “Click & Play”, “Click N Play”, algo assim. Não tinha gráficos tão sofisticados. Mas a idéia era a mesma, fazer joguinhos sem programar…

    ________________________

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis