Intel apresenta novos processadores Core i5, i7 e i9 de 8ª geração para laptops

A Intel anunciou nesta terça-feira (03) uma nova leva de processadores de 8ª geração (Coffee Lake), desta vez mirando nos laptops: os novos chips Core i5, Core i7 e principalmente o Core i9-8950HK prometem alta perfomance principalmente para notebooks gamers e corporativos de alto nível, diminuindo ainda mais a diferença de performance entre computadores móveis e desktops.

O destaque fica obviamente por conta do primeiro processador Core i9 lançado para laptops: o i9-8950HK pertence à família de chips de nomenclatura mais poderosa da Intel voltada a usuários finais (a linha Xeon foi desenvolvida tendo em vista workstations e servidores) e é um pequeno monstro com seis núcleos, 12 threads, clock base de 2,9 GHz com TurboBoost de até 4,8 GHz (e ainda com suporte total a overclock, desbloqueado de fábrica), TDP de 45 W (haja energia) e 12 MB de cache, suporta RAM DDR4 a 2.666 MHz em Dual-Channel e segundo a fabricante, chega a ser até 29% mais rápido que o i7-7820HK, processador de sétima geração (Kaby Lake) presente em alguns dos notebooks mais poderosos do mercado, como o Omen X da HP.

Em algumas tarefas profissionais, como edição de vídeos em 4K no Adobe Premiere Pro o i9-8950HK chega a ser 59% mais rápido do que o i7-7820HK; em games, a taxa de framerate chega a ser 41% maior (o game utilizado nos testes foi Total War: Warhammer II).

O preço sugerido do Core i9-8950HK é de US$ 599 e ele deverá ser encontrado em notebooks gamers de ponta, de marcas como ASUS ROG, MSI Titan, Acer Predator, Avell e Alienware, entre outros pelo alto custo. Os modelos mais “em conta”, direcionados a laptops gamers intermediários (Samsung Odyssey, Dell Inspiron Gaming, Acer Aspire Nitro 5, etc.) ou modelos corporativos de alta performance (Dell Latitude, entre outros) são os Core i7-8850H e Core-i7-8750H, ambos também com seis núcleos e 12 threads, mas com “apenas” 9 MB de cache.

O primeiro possui clock base de 2,6 GHz e TurboBoost de até 4,3 GHz, enquanto o segundo atinge respectivamente 2,2 GHz e 4,2 GHz, ambos com TDP também de 45 W mas o i7-8850W possui suporte à tecnologia Intel vPro (algo que nem o novo i9 possui) e é parcialmente desbloqueado de fábrica para overclock, enquanto que o i7-8750H não conta com nenhum dos dois recursos.

Por fim, a Intel introduziu os processadores Core i5-8400H e i5-8300H, ambos quad-core com oito threads, 8 MB de cache e clocks/TurboBoost de respectivamente 2,5 GHz e 4.2 GHz e 2,3 GHz e 4 GHz, para dispositivos mais modestos como modelos gamer de entrada e corporativos medianos. Os preços desses começam em US$ 249.

Para encerrar há as soluções para clientes de grande porte: o processador Intel Xeon E-2186M é basicamente o i9-8950HK para servidores, sem overclock mas com suporte ao Intel vPro, com as mesmas demais características; já o E-2176M possui clock e TurboBoost mais comedidos (2,7 GHz e 4,4 GHz respectivamente), de resto tudo igual.

A Intel faz questão de lembrar que todos os novos processadores, produzidos no padrão de litografia 14 nm++ são compatíveis com a tecnologia de memórias Optane.


Intel Newsroom — The Intel Core i9 Processor Arrives for Mobile

A Intel também apresentou quatro novos processadores Coffee Lake da família Ultra-Low Power, o i3-8109U, os i5-8259U e 8269U e o i7-8559U, com valores menores de clock, TurboBoost e menos cache disponível, para ultrabooks e notebooks mais modestos. Os computadores móveis equipados com todos esses novos processadores devem chegar ao mercado nos próximos meses.

Fonte: Intel.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples